Óleo de rícino

O poderoso Óleo de Rícino junto com o Shampoo bomba, shampoo de café e as pílulas de Pantogar e Imecap, vem sendo um dos produtos mais divulgados na internet para ativar o crescimento dos cabelos. Vários depoimentos de sucesso estão por todos os blogs e aliados ao baixo custo do óleo ele vem se tornando a alternativa mais popular. Como será que ele funciona? O cabelo cresce mesmo? Quanto que custa? Essas e outras perguntas vou tentar responder nesse post completíssimo sobre o óleo de rícino e seus efeitos para o cabelo.

Óleo de rícino


Óleo de Rícino

Faço parte de um grupo fechado do Facebook sobre crescimento de cabelos, sabe quantas pessoas têm nesse grupo? Cem mil, e claro, a maioria são mulheres que fazem de tudo pra ter um cabelão. Por lá rolam fotos do crescimento, depoimentos e dicas de produtos. Não dá pra levar tudo o que dizem a sério mas algumas novidades eu pesco por lá, pesquiso e trago para as leitoras do Muito chique que amam cabelos grandes. Uma das novidades desse grupo são os resultados do uso do óleo de rícino e não poderia deixar de contar tudo sobre ele aqui.

oleo-de-ricino


De onde vem o Óleo de Rícino?

O produto é realmente barato e isso acontece porque a mamona, de onde ele é extraído é uma planta bem popular no Brasil. O  nome rícino vem de Ricinus Communis, que é a espécie da mamona de onde ele vem. O óleo é usado como laxante e também para promover o crescimento capilar fazendo parte de muitas fórmulas comerciais. Os estudos sobre o óleo dessa espécie de mamona são recentes mas já foram descobertos muitos benefícios para ele, segundo pesquisas, ele pode ser usado no tratamento de doenças como mal de Parkinson, artrite e reumatismos, paralisia cerebral e esclerose múltipla.

IMG_7136

Além disso também pode ser usado para trazer benefícios contra constipação intestinal, infecções por fungos, distúrbios menstruais, enxaqueca, inflamações. Que maravilha ter uma planta tão comum no nosso país que pode ajudar tantos sintomas de doenças e até no tratamento da doença em si. O assunto hoje é cabelo mas é sempre bom falarmos sobre as novidades da ciência quando as encontramos tão perto de nós, não é verdade?

6be5f7cd9f438178f7fd130866efc7dd


 Porque o óleo de rícino é bom para os cabelos?

Ele realmente é bom para os cabelos, não é folclore nem truque comercial das marcas para vender mais. Ele tem efeito emoliente, penetra na pele oferecendo hidratação e estimulando a produção de colágeno e elastina, atuando, assim, na prevenção e tratamento da queda porque cuida da pele do couro cabeludo.

E a gente sabe que as vitaminas fazem parte do universo de quem quer ter cabelos fortes, cheios e bem tratados. Não é à toa que todos os produtos de hidratação estão cheios delas. O nosso óleo, assunto de hoje, contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento dos fios, ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo, hidratam os fios e selam a cutícula da fibra capilar, dando brilho.

óleo-de-rícino-csbelos

Ele tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, mantendo o couro cabeludo limpo e hidratado. Quem lava o cabelo com pressa, quem tem o infeliz hábito de deixar produtos nos fios para umectá-los, que usa vários produtos após lavar os cabelos acaba deixando  resíduos não apenas nas pontas e fios mas também no couro e ele claramente entope a raiz. Isso é um erro clássico de quem resolve cuidar muitos dos cabelos fazendo todo tipo de tratamento que aparece pela frente. É tanto produto que o cabelo não consegue nem fazer força pra nascer. Nesse sentido o óleo de rícino atua deixando a raiz do cabelo pronta para os fios que irão nascer.


Complementos do Óleo de Rícino

Já falamos das vitaminas, das propriedades anti- bacterianas e fúngicas mas o produto é ainda mais completo. Ele tem um ácido muito importante para o tratamento capilar e os resultados que queremos, é o  ácido ricinoleico que  ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, além de repor os óleos naturais do couro cabeludo e desfazer alguns dos danos de produtos químicos agressivos usados no cabelo. Os antioxidantes no óleo de rícino também suportam a queratina no cabelo e ajudam a tornar o cabelo mais forte e mais suave. É praticamente um óleo bomba, multiação do jeito que a gente gosta!

20-long-brown-hairstyle-with-golden-blonde-highlights


Benefícios do Óleo de Rícino

  • Fortalece os fios, ajudando a evitar a quebra
  • Auxilia no combate a queda dos cabelos
  • Contém vitaminas e minerais que auxiliam no crescimento
  • Contém propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas
  • Hidrata e recupera os fios profundamente
  • Ajuda no tratamento da caspa e de coceiras no couro cabeludo
  • Sela as cutículas dos fios, ajudando a dar brilho e a manter a hidratação

remedios-com-oleo-de-ricino1


Todos podem usar o Óleo de Rícino?

Segundo os fabricantes o uso do óleo é desaconselhado às gestantes, pois pode induzir ao parto ou ao aborto, lactantes e pessoas com doenças intestinais graves ou com qualquer doença interna, crianças até 12 anos também não devem fazer uso. Sempre é aconselhável consultar um médico antes.

dsc01401


Onde comprar o Óleo de Rícino?

Como falei ali no começo do post, essa é realmente uma parte positiva do uso do óleo de rícino para os cabelos aqui no Brasil. Diferente da moda do óleo de argan ( lembram do Morrocan oil que foi a moda mais forte em matéria de óleos para os cabelos dos últimos tempos ?) que era retirado lá do outro lado do mundo de árvores com frutos do tamanho de azeitonas e chegava aqui caríssimo e a preço de dólar, o óleo de rícino é baratíssimo e fácil de achar.

Em qualquer farmácia pode pedir o vidrinho que é possível que encontre sem problemas.  O preço vai variar de cidade para cidade mas não deve passar de cinco reais sendo que algumas farmácias comercializam por menos de dois reais.

Óleo de rícino

Quanto ao preço ele deve ir aumentando conforme o óleo de mamona vá ficando popular, muitas pessoas lêem a respeito dos benefícios e procuram pra comprar. A oferta tende a aumentar e infelizmente o preço também. Se antes era mais difícil de achar mas o preço era dois reais, agora tem em toda farmácia mas o valor fica em torno de quatro reais. Coisas do comércio! Ainda assim é uma excelente opção de tratamento, provando que nem só produtos caros, importados e de marcas famosas surtem efeito.


Como usar o óleo de rícino para o cabelo crescer?

download

Massagem com Óleo de Rícino

Aplicar o óleo de rícino na raiz dos cabelos e massagear por alguns minutos. Deixe agir por mais umas 2 horas. A massagem aquece levemente o óleo e o espalha mais uniformemente sobre a superfície da cabeça. Isso ativará a circulação e consequentemente contribuindo para o crescimento dos cabelos. Retire lavando com o shampoo de sua preferência. Faça isso duas vezes na semana.

oleo-de-ricino-3


Como usar o Óleo de Rícino para hidratação capilar?

Já para a hidratação capilar turbinada com o óleo de rícino faça conforme descrito abaixo:

Escolha uma boa máscara de hidratação que você já tenha em casa e goste dos efeitos dela. Adicione uma colher de chá de óleo de rícino em duas colheres de sopa da máscara escolhida. Misture bem e aplique nos cabelos lavados, antes do condicionador, e deixe agir de 20 a 30 minutos. O efeito é poderoso, use e abuse desse produto.

Se você curte cabelos coloridos, confira essa matéria com muitas dicas e fotos.

17-long-blonde-sideswept-downdo

É realmente maravilhoso para quem escreve sobre produtos de beleza encontrar algo tão barato e bom para poder divulgar no blog. Os efeitos são bons e vão ajudar a quem gosta de cabelos compridos e quer cuidar mas não tem uma fortuna para gastar em produtos caros. Espero que tenham gostado da dica e que usem o óleo de rícino!