cabelos-cacheados-perfeitos

Já escutou aquela frase “em terra de chapinha quem tem cachos é rainha”? Então, se você já escutou e faz parte daquele clube que deixou a escova e a chapinha de lado, esse post é todo seu!

A longo prazo, o sulfato não limpa apenas a sujeira do cabelo, mas também danifica a fibra capilar.

Há uma diversidade de truques e receitas para manter os cachos, mas a verdade é que dá trabalho mantê-los bonitos e definidos. Muitas vezes eles ficam ressecados e sem formato. E para resolver isso foram criadas algumas técnicas chamadas de No-poo, low-poo e co-wash. Mas afinal o que são essas técnicas e como funcionam?

No-poo, Low-poo e Co-wash

As técnicas foram desenvolvidas e popularizadas pela cabelereira Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl”, com dicas para tratamentos de cabelos cacheados e crespos. Todas essas técnicas tem em comum o fato de abolir ou minimizar o uso do shampoo e usar o condicionador, com uma formulação especifica.

O No-poo dita que a lavagem do cabelo deve ser feita sem o uso de shampoo. Já o Low-poo é a redução de seu uso enquanto Co-wash significa a lavagem do cabelo com condicionador. Claro, quanto ao uso dos produtos, não estamos falando de qualquer um. A técnica é bem específica a respeito do que pode ser usado.

cabelos-crespos-bem-definidos

Como fazer o No-poo?

Para o No-poo, a indicação é que as donas de cabelos cacheados retirem o shampoo de sua rotina de cuidados e adotem somente o condicionador, sendo que este não deve conter silicone ou óleos minerais já que, de acordo com Lorraine, o maior problema é o sulfato e sulfactantes, presentes na formulação da maior parte dos produtos, que limpam, porém abrem a cutícula do fio capilar, deixando-o mais suscetível a danos.

Quem escolhe esse método pode usar receitas caseiras para fazer a limpeza capilar, ou comprar shampoos sem presença de sulfato, ou fazer o Co-wash, do qual falaremos mais abaixo.

Como fazer o Low-poo?

Low-poo admite uso do sulfato, porém em sua forma leve e de maneira esporádica. Por exemplo, a cada 15 dias, usar um produto com sulfato para fazer a limpeza de resíduos com substâncias insolúveis, como máscaras, coloração, kits reconstrutores. E claro, fazer também o co-wash durante esse tempo.

now-poo-low-poo-produtos-permitidos

Como fazer o Co-wash?

Para quem está pretendendo fazer o co-wash é normal ter algumas dúvidas a respeito de sua eficácia. A primeira delas é se o condicionador tem condições de cuidar da limpeza do cabelo. A resposta é sim, mas só se você for praticante de No-poo ou Low-poo, que terá eliminado de seus cuidados de beleza os produtos que contém o silicone. Caso contrário, o que pode acontecer é o cabelo ensebado, pesado e sem brilho.

low-poo,-no-poo-co-wash

Para o co-wash, ao molhar o cabelo deixe escorrer bastante água para eliminar os produtos solúveis o quanto antes. Em seguida, aplique condicionador e desembarace os fios com os dedos, e faça uma massagem no couro cabeludo, usando a ponta dos dedos, para ativar a circulação e, no fim, enxaguar bem os fios.

Quais produtos posso usar no cabelo?

Com as regras dessa técnica, as opções diminuem um pouco, então é preciso ter um pouco mais de cuidado. Confira o que usar e o que evitar:

Shampoo

Usar: EDTA dissódico, ácido cítrico, extrato de plantas, Cocamidopropil betaína e Dodecilpoliglicosídeo

Evitar: produtos contendo Lauril sulfato de sódio, Lauil éter sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de sódio

co-wash-yamasterol

co-wash-produtos

Condicionador:

Usar: produtos contendo manteiga de karité, óleo de oliva, óleo de castanhas, D-Pantenol ou Pró-vitamina B5, glicerina, sorbitol, aloe vera ou babosa, trigo, soja

Evitar: produtos contendo silicones insolúveis.

Interessada nas técnicas mas com dificuldades em encontrar o produto certo? Veja a LISTA COMPLETA com todos os produtos permitidos para estas técnicas. É só acessar é conferir.