Já ouviu falar em mechas contour? As mechas que fazem o contorno do rosto e iluminam? Hoje nesse post vamos ver tudo sobre essa técnica e, claro, muitas fotos de celebridades que já aderiram.

Quando a gente fala ” fazer o contorno ” toda mulher entendida no mundo da beleza sabe que a gente está falando de uma estratégia manjadíssima ( e super eficiente ) de usar a make para dar uma afinadinha nas bochechas, no nariz e iluminar o olhar. Essa moda virou febre graças a sua principal adepta, Kim Kardashian, que não economiza no iluminador nas têmporas e no bronzer para diminuir as bochechas. Mas e se a mesma ideia também pudesse ser aplicada aos cabelos? Pois foi essa a sacada de Marc Trinder, diretor artístico do salão londrino Charles Worthington, que fez o hair contour despontar na Europa no ano passado. É uma técnica que usa o jogo de claros e escuros para criar profundidade e luz em pontos-chave do rosto, dando a ilusão de um formato oval, considerado o ideal.

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour


Mechas contour

O nome original mesmo é Countouring porque vem de contorno em inglês. Esse tipo de mechas  se tornou a solução para mulheres que buscam iluminar o visual de maneira sutil e já conquistou famosas como Bruna Marquezine, Fernanda Lima e Marina Ruy Barbosa. Sutil a gente pode dizer porque é indicado para mulheres que não desejam mudanças radicais, a tendência é fácil de se adaptar ao cabelo natural ou colorido.

mechas-countour

mechas-countour
mechas-countour


Precisa ser loira para fazer as mechas contour ?

A grande vantagem das mechas contour é que é uma  técnica democrática e busca iluminar o visual, podendo ser adotada não só por loiras, mas também por morenas e ruivas. Se antes a tendência era de cabelos supermarcados,agora a aposta é em fios mais naturais e sem marcação de raiz. Veja outros tipos de mechas e luzes em cabelos escuros.

mechas-countour

mechas-countour


Mechas countour e outros tipos de mechas

O contorno do rosto mais claro pode ser acompanhado não somente por mechas tradicionais, mas também em um ombré hair, sombré, tartaruga e californianas. O importante é o ponto de iluminação que irá valorizar a pele e até mesmo a maquiagem. Veja um vídeo explicando a técnica das mechas contour:


Vantagens de usar as mechas contour

O  contouring conta com a praticidade como vantagem para quem não possui tempo para retocar o visual. MARAVILHA, não é? Eu não tenho a me-nor paciência para horas e horas com papel alumínio no cabelo. Parece que eu estou perdendo horas preciosíssimas de vida ali. Se você é como eu que não aguenta uma  manutenção constante essa é a técnica ideal, pois é possível conquistar um efeito bonito e moderno com o crescimento do fio e raízes mais evidentes.

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour


Mechas Contour X franjas curtas

Pois é, nesse caso não combina mesmo e os cabeleireiros  aconselham evitar as franjinhas curtas para que o contouring possa ficar em evidência. Nesse caso pra ficar legal é  essencial ter mais do que dois dedos de raiz para fazer a mecha frontal. Além disso, é indicado que os fios estejam na altura do nariz ou da boca. No caso das franjas laterais, os cabelos com a técnica devem estar posicionados exatamente na divisão das madeixas. Entenderam? Nada de arriscar!

mechas-countour

mechas-countour


Como decidir o tipo de mechas contour ?

Você precisa ter um cabelo saudável o bastante para colori-lo e o mais importante na hora de colocar o contorno em prática é saber qual o seu formato de rosto, informação determinante para definir onde as mechas ficarão. Para descobrir se você é dona de um tipo oval, longo, redondo,quadrado ou coração, aqui vai   um truque infalível: Prenda o cabelo num rabo e depois desenhe no espelho o contorno de seu rosto com uma caneta tipo marcador. Pronto! agora vai poder saber como escolher o tipo de mechas contour que vão valorizar o seu rosto de forma bem mais eficiente. Clique aqui para dar uma espiadinha nas mechas californianas que também fazem o maior sucesso!

mechas-countour

mechas-countour


Formato de rosto e mechas contour

Sim, faz muita diferença o formato do rosto e  a forma como as mechas são aplicadas. As celebridades que tem os formatos de rosto semelhantes ao seu podem te dar uma ideia do efeito final das mechas contour.

Mechas Contour em rosto coração

Raiz mais escura com mechas fininhas misturadas, que descem pelo rosto e são ressaltadas na região das orelhas e ao redor da linha do maxilar para suavizar a parte inferior do rosto. Famosas: Olivia Palermo, KateMoss e Juliana Paes.mechas-countour


Mechas Contour em rosto quadrado

Camadas com diversas nuances de claro e escuro são aplicadas nos ângulos do rosto (ao redor do maxilar e das têmporas). A ideia é suavizar as linhas duras e criar profundidade e textura. Famosas: Lily Aldridge, Angelina Jolie e Grazi Massaferamechas-countour


Mechas Contour em rosto longo

Nuances mais escuras são aplicadas na raiz, seguindo o repartido, e vão se fundindo delicadamente a microluzes costuradas logo acima das orelhas até as pontas. O resultado é um corte da face que cria a ilusão de um rosto menor. Famosas: Sarah Jessica Parker, Gisele Bündchen e Liv Tyler.mechas-countour


Mechas Contour em rosto redondo

Mechas claras são aplicadas ao longo da raiz por toda a cabeça para prolongar o rosto e adicionar luz. Os fios são escurecidos logo abaixo das orelhas até as extremidades ao redor do rosto para afinar a parte inferior. Famosas: Drew Barrymore, Kirsten Dunst e Isis Valverdemechas-countour


Você também vai amar:


Cuidados pós- mechas contour

Investir nos produtos certos faz toda a diferença para que as madeixas se mantenham saudáveis mesmo depois do processo. Nas primeiras semanas  use a linha Thérapiste ( maravilhosa! ) , principalmente o shampoo, máscara e finalizador, que vão até o nível mais profundo da fibra capilar, reconstruindo a estrutura e devolvendo sua força  , após esse período o ideal é  realizar uma avaliação capilar e decidir pela coleção de manutenção que melhor atenda às suas necessidades.

Dicas para lavar os cabelos com mechas contour

Algumas dicas de lavagem de cabelo que vão te ajudar a manter suas mechas contour super lindas e iluminando demais o seu rosto.

  • Não lavar o cabelo com água super quente, isso danifica, enfraquece e faz com que o seu cabelo fique com frizz. O melhor é utilizar água fria ou morna.
  • O truque é lavar o cabelo bem devagar. Coloque pouca quantidade de xampu na palma da mão e passe no cabelo massageando com os dedos, em seguida enxague e repita a operação.
  • Para limpar bem o cabelo use xampu antí-resíduos, pois ele limpa completamente a raiz, mas cuidado, pessoas que têm químicas no cabelo como: tinturas e progressivas, deve evitar este tipo de produto, pois a química sai mais rápido.
  • Não se deve passa o condicionador na Raiz, somente 4 dedos abaixo dela até as pontas, pois o condicionador produz mais oleosidade, e como consequencia surge caspas.
  • Lave o cabelo antes de passar o sabonete no corpo, pois assim o condicionador fica mais tempo agindo e hidratando o fio.
  • Retire  bem o condicionador do cabelo durante a lavagem, pois lembre-se condicionador não é leave-in.

Fotos de mechas contour

Claro que o post não poderia terminar sem uma galeria caprichada de celebridades que amamos e já aderiram as mechas contour! Gostei de vários efeitos e fica super lindo!

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

mechas-countour

 

Recomendados para você: