Descubra algumas maneiras fáceis de matar piolho de uma vez por todas! Preciso dizer uma coisa, só de escrever esse post minha cabeça já ficou coçando, imagine a aflição de quem realmente está com piolho na cabeça? Terrível, né? Você sabia que isso tem até um nome? A pediculose, para quem não sabe, é uma doença de pele, ela é provocada pelos piolhos, que são pequenos parasitas que usam o sangue do hospedeiro para se alimentar, e desta forma provoca comichão e irritação no couro cabeludo. Esta é uma doença muito comum, que atinge muitas pessoas, mas sua maior incidência é em crianças com idade escolar. Ao contrário do que se pensa, a pediculose não está relacionada com falta de higiene. Nos últimos 5 a 10 anos, a infestação por piolhos têm aumentado em muitas regiões do mundo, porque os piolhos têm desenvolvido resistência genética aos pesticidas encontrados nos produtos tradicionais e aos medicamentos com ou sem prescrição.

O que é o piolho?

O piolho pode medir aproximadamente 4 mm de comprimento, e nada mais é do que um parasita que se alimenta de sangue. Ele vive exclusivamente nos cabelos, fora do couro cabeludo ele não consegue viver e acaba morrendo 48 horas depois. O piolho fêmea pode viver até 30 ou 40 dias, e pode produzir até 10 ovos por dia, ou seja, durante toda sua vida, ela pode depositar nos cabelos cerca de 200 ovos. Esses ovinhos são as lêndeas. Elas são esbranquiçadas e ficam fortemente fixas no fio de cabelo a mais ou menos meio centímetro de sua raiz. Não se pode confundir com a caspa, pois estas se soltam facilmente.

 

Como saber se estou com piolho?

Como os piolhos e as lêndeas são muito pequenos e difíceis de ver, uma infestação também é difícil de detectar e diagnosticar, até mesmo para muitos profissionais de saúde. No momento da detecção, uma infestação média inclui muitas vezes 10 a 15 piolhos incubados e 20 a 30 lêndeas eclodidos.

Os piolhos e as suas lêndeas encontram-se quase exclusivamente no cabelo e couro cabeludo. Muitas vezes estes estão ao redor e atrás das orelhas e perto do pescoço, na parte de trás da cabeça. O uso de um pente de dentes finos ajuda a um diagnóstico mais preciso dos piolhos. As lêndeas encontram-se geralmente a cerca de 6 mm da raiz do cabelo. Se não vir piolhos vivos e as lêndeas estiverem a mais de 6 mm do couro cabeludo, provavelmente a infestação é antiga e não está ativa.

Receitas caseiras para matar piolhos

Se achou piolhos em lêndeas é a hora de agir. Se não quiser tomar ou passar remédios de farmácia existem muitas receitas caseiras que podem auxiliar nessa hora. Fizemos uma pesquisa entre as melhores receitas, confere abaixo o que fazer e como fazer para matar os piolhos de uma vez!

Vinagre para matar piolhos

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre
  • 1 copo de água morna

Modo de fazer

  • Misture em um recipiente grande um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, com o auxílio de um pedacinho de algodão, espalhe a mistura no couro cabeludo da pessoa infectada e cubra o cabelo com uma touca ou toalha, e deixe agir por aproximadamente 30 minutos.
  • Depois desse tempo, passe um pente fino por todo cabelo e lave a cabeça com um shampoo neutro ou anti-resíduos. Depois passe novamente o pente fino pelo cabelo.
  • Esta solução caseira para piolhos deve ser repetida 14 dias após a primeira aplicação, pois algumas lêndeas, que podem ter ficado no cabelo, já se tornaram piolhos, sendo mais fácil eliminá-los.

Chá de arruda para matar piolhos

Ingredientes

  • 40 g de folhas de arruda
  •  1 litro de água fervente

Modo de fazer

Coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Tampe e, deixe amornar para depois coar. Depois que o chá estiver pronto você deve aplicar esta infusão nos cabelos, com auxílio de um pedaço de algodão ou gaze ou simplesmente jogando esse mistura, garantindo que todo o cabelo fica molhado.

A seguir você deve enrolar uma toalha na cabeça e deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos. Depois lavar os cabelos com shampoo, aplicar condicionador e não enxaguar, passando m pente fino em cada mecha de cabelo para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Como matar piolhos com Citronela

Ingredientes

  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Modo de fazer

Misturar todos os ingredientes e colocar num recipiente bem fechado. Aplicar diariamente nos cabelos e na raíz, deixando atuar por alguns minutos.

Como matar piolhos com Álcool canforado

O álcool canforado pode ser encontrado nas farmácias, mas você também pode comprar somente a cânfora em pequenos pedacinhos e depois adicionar ao frasco de álcool e deixar o produto lá dentro. Basta borrifar um pouco desse álcool em todo cabelo para evitar a infestação de piolhos.

Vídeo com receita caseira para matar piolhos

Cuidados para eliminar os piolhos

Outra dica importante para acabar com os piolhos é lavar a roupa do indivíduo, o lençol, a fronha e a sua toalha de banho separadamente e depois colocar numa panela com água, deixando ferver por alguns minutos.

Estes cuidados devem ser seguidos diariamente até que todos os piolho e lêndeas sejam eliminados.

Tratamento novo para piolho

Em Portugal já existe um tratamento sem químicos dedicado a pôr fim a praga, que são os piolhos. O AirAllé® permite a eliminação dos piolhos e lêndeas num único tratamento composto por 3 passos, sem recorrer a produtos químicos.

O dispositivo AirAllé® aplica cuidadosamente ar aquecido diretamente no cabelo seco, que deve estar desembaraçado e livre de produtos para tratamento de cabelo.

O tratamento não queima o couro cabeludo, pois o ar tem uma temperatura mais baixa do que a maioria dos secadores de cabelo, sendo o fluxo de ar muito maior. O dispositivo também tem uma ponta especial de aplicação, descartável, que permite levantar o cabelo ligeiramente para que o fluxo de ar atinja diretamente os piolhos e as lêndeas, cobrindo de uma forma eficaz todas as áreas da cabeça.

Com a duração total aproximada de 2h00, o tratamento divide-se em três fases:

01. Desidratação
Após ser efetuado o diagnóstico, é aplicado ar quente a grande velocidade, com uma temperatura inferior à dos secadores de cabelo normais. Esta combinação de ar quente e fluxo de ar vai permitir desidratar os piolhos e lêndeas de uma forma eficaz, sem recorrer a produtos químicos.

02. Aspiração
Depois da desidratação, os piolhos e lêndeas serão retirados do couro cabeludo através de um eficaz sistema de aspiração.

03. Verificação
Com a ajuda de uma lupa de alta precisão e um pente profissional, é realizada uma minuciosa verificação ao cabelo, para garantir que o problema ficou resolvido.

Espero ter ajudado a resolver esse problema que atinge muitas crianças e adultos também.