Luzes no Cabelo Cuidados essenciais para a saúde dos fios

As luzes no cabelo representam uma ótima técnica para iluminar as madeixas e realçar as expressões delicadas do rosto. As mechas mais claras, quando tomam conta de um cabelo todo escuro, não deixam o look carregado, envelhecido ou monótono.

As luzes deixam o visual com um toque de frescor e são perfeitas para o verão. Elas representam o primeiro passo para as mulheres que desejam ficar loiras ou fazer uma mudança radical na coloração do cabelo.

O cabelo com luzes passa por um processo agressivo de descolorização. (Foto: Divulgação)
O cabelo com luzes passa por um processo agressivo de descolorização. (Foto: Divulgação)

O procedimento das luzes no cabelo é bem simples, podendo ser realizado em casa ou no salão de beleza. O cabelo deve ser deparado em mechas para que depois receba a mistura descolorante através de folhas de alumínio ou touca. Os feixes iluminados vão da raiz até às pontas.

Além das luzes, é possível iluminar o cabelo através de outras técnicas, como é o caso do ombré hair, que deixa as pontas mais claras de forma natural e sutil.

As mulheres que já possuem o cabelo claro e desejam fazer luzes podem ficar a vontade para escolher as nuances de loiro, como é o caso do tom perolado ou amanteigado. Se o cabelo for escuro, então as mechas devem ser mais largas e puxadas para o dourado. O tom da pele feminina também exerce muita influência na hora de tonalizar os fios descoloridos.

Como cuidar do cabelo com luzes?

O cabelo com luzes passa por um procedimento agressivo, no qual todas as cutículas são abertas e as moléculas de melanina sofrem uma hiperoxigenação. Com isso, os fios ficam quebradiços, opacos e ressecados.

As mulheres com luzes no cabelo precisam tomar uma série de cuidados especiais. Confira:

Use reforçador de clareamento

Para minimizar o desgaste excessivo do cabelo, é recomendado usar um reforçador de clareamento na hora de descolorir os fios. Este produto diminui a quantidade de descolorante durante o procedimento.

O cabelo com luzes precisa ser hidratado frequentemente. (Foto: Divulgação)
O cabelo com luzes precisa ser hidratado frequentemente. (Foto: Divulgação)

Hidratações frequentes

Para repor a água e os nutrientes que o cabelo perdeu durante o clareamento, é necessário realizar uma hidratação a cada 10 dias. O procedimento requer a aplicação de uma máscara altamente hidratante.

Aposte no shampoo tonalizante

O cabelo descolorido acaba sempre puxando para o tom amarelado. Para evitar este tipo de situação, é recomendado aplicar um shampoo tonalizante a cada 15 dias.

Aplique condicionador ácido

Outro produto que promete ajudar na manutenção do cabelo com luzes é o condicionador ácido. Ele fecha as cutículas do cabelo e deixa os fios menos porosos.

Não entre na piscina

As luzes vão ficar com uma coloração esverdeada se a mulher usar a piscina com frequência. A substância responsável por este efeito é o magnésio.

Algumas químicas não são compatíveis com luzes. (Foto: Divulgação)
Algumas químicas não são compatíveis com luzes. (Foto: Divulgação)

Cuidado com outras químicas luzes no cabelo

É importante se certificar de que as luzes são compatíveis com o outro tipo de química que será aplicado no cabelo, como a escova progressiva ou relaxamento. Uma incompatibilidade pode quebrar os fios.