franjas

As franjas podem mudar totalmente um visual. Se está cansada do seu corte de cabelo e quer fazer uma transformação com grandes efeitos mas sem mudar a cor ou mexer no comprimento saiba que a franja pode ser a sua maior aliada. Se ficou com muita vontade de mudar e não sabe por onde começar hoje você irá aprender como escolher a franja ideal pro seu tipo de rosto.

Mude seu cabelo com uma franja

Outro ponto que ressalta bastante com a franja é a expressão facial. Tem mulheres que por não terem tempo ou paciência vivem com o rosto escondido atrás do cabelo. Principalmente as adolescentes. Tenho certeza que quem convive com adolescentes já deve ter dito alguma vez: Tira o cabelo do rosto, menina! A expressão do olhar e a bela pele da juventude são maravilhosos e precisam fica à mostra. A franja pode ser a melhor sugestão nesses casos.

Uma ida ao cabeleireiro, ou à frente do espelho para quem arrisca ou tem mais habilidade pode te deixar uma nova mulher e surpreender todos a sua volta. Ideal mesmo para quem não quer mudar muito o comprimento porque ele muda o visual de qualquer jeito. Não há nenhuma restrição sobre o tamanho de cabelo para se fazer uma franja.

Franjas e cabelos crespos e afros

E quem tem cabelos muitos crespos ou afro? As franjas podem ser cortadas em qualquer tipo de cabelo e os cabelos afro, crespos e cacheados também têm vez na hora de cortar franja e nesses casos basta seguir o movimento natural dos fios, optando por franjas mais desconectadas e que exijam menos trabalho. O importante nesse caso é combinar bem com o seu feitio de rosto pensando no efeito final da franja crespa. As franjas retas, arredondadas e perfeitamente alinhadas não são as ideais porque exigem o alisamento dos fios.

cortes-com-franja-21

Conheça os tipos de franja

Tipos de franja: Franja reta

É a franja mais básica e comum, retinha acima das sobrancelhas. Essa é a famosa franjinha que muitas meninas usam na infância e depois de adultas voltam para o estilo.  Ela fica bem na maior parte dos rostos porém  fuja desse tipo de franja se você têm cabelos crespos e rebeldes porque elas ficam completamente diferentes se o cabelo não cair sobre a testa retinho. Também não se encaixa em quem tem a face mais arredondada porque a franja reta ‘corta’ o rosto no meio.

Como cuidar: Use uma escova pequena para secar a franja. Se o seu cabelo é rebelde e tende a ficar com frizz, você pode aplicar um sérum para domar os fios”. O  xampu seco também é um item essencial para quem tem a franja reta e pesada, pois ela fica oleosa com facilidade, ainda mais você tem o costume de passar as mãos. Como a franja cresce rápido, você pode cortar você mesma para manter o comprimento. Mas corte só um pouco no meio e deixe os lados para o seu cabeleireiro.

cortar-franja-em-casa

Tipos de franja: Franjão

Esse tipo é aquele maior, que geralmente vai até depois da metade do nariz, elas são as mais compridas e em sua maioria ficam lateralizada e repicadas, para ter um melhor caimento.

Tipos de franja: Franja curtinha

Esse  estilo de franja é mais alternativo e tenha certeza de que esse tipo de franja combina com o seu tipo de rosto e com o seu estilo pessoal. Certeza mesmo, ok? É quase que igual a franja reta, a diferença é que ao invés de ir onde termina a testa, seu comprimento é até o meio ou um pouco abaixo do meio dela.

Tipos de franja: Franja lateral

Esse tipo é  mais comprida, que não chega a ser um franjão, mas é lateral, ela pode ter o comprimento até a linha dos olhos, como até metade do nariz. A regra é que seja sempre na lateral.

Tipos de franja: Franja curta lateral
Essa franja combina com um rosto mais delicado, que não tenha características muito fortes. Ela chama bastante atenção para o rosto, então, você tem que se sentir confortável. Esse estilo funciona muito bem com o corte bob. Nem pense em cortá-la você mesma. Neste caso, as chances de dar errado são enormes.

como-cortar

Tipos de franja: Franja longa dos lados e curta na frente

Esse tipo é o meu preferido e volta e meia corto uma franja dessas. Aliás está me batendo uma vontade agora mesmo. É ma franja maravilhosa, que por si só pode fazer um penteado (só prender um rabo de cavalo e pronto). Ela é longa dos lados e curta na frente (fica na altura da testa e geralmente reta).

Tipos de franja:  Franja desfiada

As franjas repicadas ou desfiadas são uma mão na roda e muito versáteis pois permite que você use o franjão ou franja lateral e até a franja longa curta, se você gostar do efeito. Ela traz movimento para a franja. O movimento acontece porque o caimento desse tipo de franja fica muito bom na maioria dos rostos, pois dá movimento, leveza e em muitos casos um ar de bagunçadinho moderno. Outro ponto positivo é que se você não tiver tempo ou disposição pra arrumar a franja pode dar uma bagunçadinha nela e jogar para o lado que funciona bem.

27157

Qual o tipo de franja que fica melhor no seu rosto

Franja para rosto redondo

Os rostos arredondados combinam com franja curta, na altura da sobrancelha. O ideal é que o centro da franja seja levemente mais curto que as extremidades. Esse truque dá equilíbrio entre cabelo e rosto . Esse formato de rosto também combina com uma franja lateral mais longa, cortada na altura do nariz. Para afinar o rosto é  importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar o rosto redondo. Evite brincos arredondados e prefira estes acessórios mais compridos.

Franja para Rosto quadrado

Nesse caso, a franja mais indicada é a dividida ao meio ou na lateral, na altura dos olhos ou do nariz e repicada (para que fique jogada de lado, com efeito de movimento também). Ela não deve ser usada na altura da boca para baixo, pois isso faria com que a face ficasse ainda mais quadrada.

cortar_a_franja

Franja para Rosto oval

Conhecido como o queridinho dos rostos, é o considerado ideal para qualquer tipo de franja, corte ou penteado, por isso, nesse caso a franja que você mais gostar pode ser usada sem medos e receios. Então, aqui temos passe livre para usar e abusar dos repicados!

Franja para rosto comprido e alongado

Combina com uma franja um pouco abaixo da sobrancelha e desfiada. Outro estilo de franja que fica bem neste caso, é aquela cortada na altura do nariz e usada de lado.  Uma boa pedida é prender metade da franja com uma presilha e deixar a outra metade solta.

Dica: Combine penteado e look para disfarçar rosto comprido. Neste caso, o indicado é usar brincos arredondados e evitar roupas com decote V, que alongam ainda mais o queixo.

Franja para Rosto triangular

As franjas diagonais, que tenham volume no topo são uma ótima escolha, pois valorizam o rosto triangular. Além disso, as franjas repicadas que começam na altura do nariz e se fecham na região da mandíbula, são super recomendadas e deixam o rosto com uma aparência mais suave.

como-cortar-franja-em-casa4

Franja para Rosto triangular invertido

O rosto de formato triângulo invertido geralmente tem como objetivo da franja o afinamento da testa e disfarçar o queixo, por isso, as franjas retas, na altura da sobrancelha e as que vão até o fim da testa são as mais indicadas, pois valorizam o rosto. Contudo, se você quiser dar uma repicada, opte pelo repicado mais suave.

Veja aqui:

Corte de cabelo para senhoras 2018

Cabelos com luzes platinadas

Cortes de cabelos lisos e modernos

11933-a-franja-com-corte-reto-requer-uma-article_gallery_landscape-1

Franja para Para disfarçar testa grande

O ideal é usar uma franja longa, na altura da bochecha e usada de lado.

Cabelos repicados em camadas

O ideal é combinar penteado e look para disfarçar testa grande. Neste caso, use um batom de tonalidade bem forte para dar foco à boca. Também aposte em colares para destacar o pescoço e tirar a atenção da testa.

5-dicas-preciosas-antes-de-cortar-a-franja-12-1096

Para quem quer aprender a cortar franja tem aqui abaixo um vídeo tutorial para te ajudar, mas, claro, apenas corte em casa se está acostumada com as tesouras. A internet está cheia de vídeos de pessoas que cortaram a franja e se arrependeram muito, viu? Eu mesma já cortei demais e ficou ridíiiiculo! Não aprontem!

Como cortar a franja desfiada lateral em casa

Recomendados para você: