Fitagem-nos-cabelos3

Quem tem cabelos crespos ou cacheados vive procurando maneiras de fazer com que os cachos fiquem definidos e costuma não medir esforços para controlar o volume da juba. E uma das técnicas que ajudam bastante a mulherada nessa missão é a fitagem.

Fitagem nos Cabelos

Fitagem é uma das várias técnicas existentes para ajudar na definição dos cachinhos e leva esse nome porque é trabalhado com o cabelo repartido em várias mechas, sendo que cada mecha menor recebe o nome de fita.

Só quem tem o cabelo cacheado pode fazer fitagem?

Definitivamente não. O método também é indicado para quem tem cabelos ondulados já que ajuda a definir o formato dos fios, embora seja mais usada por quem possui cabelos crespos ou por quem está tentando controlar o volume da cabeleira sem ter de apelar para alisamentos, escova e chapinha.

Fitagem-nos-cabelos

Como fazer a fitagem nos cabelos passo a passo

A técnica é fácil de ser aplicada se você tiver em mente todas as outras loucuras e procedimentos que costumamos fazer. Também não utiliza nenhum produto adicional: apenas aqueles dos quais já estamos acostumadas a usar no dia-a-dia.

Ela começa logo com a lavagem do cabelo, sendo preciso condicionador, máscara e leave-in. Quando eles estiverem recém-lavados e desembaraçados, separe as mechas e prenda-as para que não se misturem.

Pegue a primeira mecha, passe o creme desejado dois centímetros acima da raiz e penteie, seja com os dedos ou com um pente de dentes largos no sentido do crescimento do cabelo – mechas do topo da cabeça, pentear para cima, da nuca, para baixo e das laterais para o lado.

Fitagem-nos-cabelos4

Cada mecha menor de cabelo separada no processo é o que chamamos de fita. Quando a mecha estiver penteada, “amasse” as fitas da ponta para a raiz. O movimento ajudará a retirar a água em excesso e ajudará na formação dos cachos. Depois, basta deixar secar naturalmente ou, usar secador com difusor. Confira um passo a passo em vídeo:


Quanto tempo dura a fitagem nos cabelos?

Depende da frequência com a qual você lava o cabelo e também do quanto você passa a mão pelos fios. Ele tende a durar até a próxima lavagem. Vale lembrar que não é preciso dar pausas já que os produtos usados não são agressivos.

Fitagem-nos-cabelos2

Que produtos escolher para a fitagem?

A técnica não requer a utilização de produtos caros, mas é bom ficar atenta ao tipo de cosmético que mais se adequa ao seu tipo de cabelo. Tomando esses cuidados com os cabelos cacheados, não tem erro!

Recomendados para você: