Saiba tudo sobre a escova progressiva, um procedimento que ganhou popularidade nos salões de beleza de todo o Brasil. Muitas mulheres, com cabelos crespos e volumosos, encontram nesse método a solução perfeita para disciplinar os fios e reduzir o volume progressivamente. A escova progressiva é um procedimento que alisa o cabelo, através da combinação de produtos químicos, secador e chapinha. O cabeleireiro precisa usar os cosméticos na quantidade certa e seguir as etapas corretamente para que os resultados saiam como o esperado.

Com a escova progressiva, você conquista o tão sonhado cabelo liso. (Foto: Divulgação)
Com a escova progressiva, você conquista o tão sonhado cabelo liso. (Foto: Divulgação)

Desde os anos 2000, ter cabelo liso era uma tendência entre as mulheres. Elas costumavam alisar as madeixas com muita escova e chapinha. No entanto, hoje em dia já existem técnicas que alisam as madeixas e garantem um resultado duradouro, como é o caso da escova progressiva.


Escova progressiva

A escova progressiva é um método que se encarrega de alisar, diminuir o volume e ao mesmo tempo tratar as madeixas. Ela recebe esse nome porque a cada aplicação os seus resultados são melhores, ou seja, os cabelos vão ficando mais finos e menos volumosos.

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 10

Quando a escova progressiva começou a se popularizar na área de beleza, ela costumava ter formol na sua composição, uma substância que pode causar tosse, queimadura, dor de cabeça, enjoo, falta de ar, ardência nos olhos e até mesmo queda dos fios. Para minimizar os riscos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu uma norma determinando que os produtos químicos, usados nesse procedimento, poderiam ter no máximo 0,2% de formol.

A maior parte das escovas progressivas é realizada com carbocisteína, um tipo de aminoácido que se encarrega de abrir a estrutura dos fios e permite o alisamento. O formol costumava entrar em ação nesse momento, mas se tornou insuficiente depois das restrições estabelecidas pela Anvisa. O elemento químico foi, então, substituído pelo tioglicolato de amônio e etalonamina.

Beautiful girls playing with their hair

Há vários tipos de escova progressiva, que se distinguem com relação aos componentes da fórmula e cheiro. Os salões de beleza já foram invadidos pela escova inteligente, marroquina, americana, de chocolate, de mel, de flores, entre tantas outras. Fique atenta: quanto mais forte for o cheiro, maior a concentração de alisante.


Cuidados antes da progressiva

Antes de se submeter à escova progressiva, é muito importante que a mulher realize o teste de sensibilidade. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade do produto químico atrás da orelha e esperar 15 minutos. Se não houver sintomas de irritação, significa que o procedimento está liberado para uso.

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 4


Cuidados depois da progressiva

Depois de realizar a escova progressiva, a mulher deve tomar alguns cuidados para prolongar os resultados do procedimento. A primeira dica é evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou com sal na fórmula. Também é fundamental realizar hidratações com mais frequência, pois o alisamento deixa as pontinhas do cabelo ressecadas. Outra recomendação importante é não dormir com cabelo molhado, pois esse hábito altera a estrutura dos fios.

Como é feita a escova progressiva?

A escova progressiva leva, em média, uma hora e meia para ser realizada. O seu preço varia de R$180,00 a R$400,00, tudo depende do comprimento do cabelo e do salão de beleza. As etapas desse procedimento são:

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 9


Que tal dar uma repaginada nos fios? Veja estas ideias!


Escova progressiva passo a passo

1ª etapa: O cabelo é lavado com shampoo anti-resíduos, que faz uma limpeza profunda nos fios e se encarrega de abrir as cutículas. Após essa lavagem, NÃO adicione creme hidratante ou condicionador. As madeixas ficam com um aspecto ressecado e áspero, mas é assim mesmo.

2ª etapa: os fios são secados com uma toalha, apenas com a intenção de absorver o excesso de umidade. Depois, os fios devem ser penteados com um pente fino.

3ª etapa: o cabelo deve ser separado em mechas para que aconteça a aplicação do alisante. É importante aplicar o cosmético da nuca até o alto da cabeça, com o auxílio de um pente. Deixe o produto agir por 15 minutos.

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 3

4ª etapa:  após o período de ação, o cabelo deve ser dividido em quatro partes para iniciar o processo de secagem. Seque os fios com o auxílio de um secador. O ar quente do aparelho ajuda a fixar melhor o produto na cutícula capilar.

5ª etapa: Divida o cabelo novamente em quatro partes para fazer a aplicação da chapinha de porcelana especial. Lembre-se de regular o aparelho em 180 graus, caso contrário existe o risco de queimar as madeixas. Em cada mecha, a prancha deve ser aplicada de três a quatro vezes, sempre da nuca em direção ao alto da cabeça. O número de aplicações da chapinha pode ser maior, tudo depende das características do cabelo.

6ª etapa: depois de modelar o cabelo com a chapinha, é preciso enxaguar os fios e aplicar uma máscara de tratamento.


Antes e depois da escova progressiva

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 5

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 7

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 8


 

Você também poderá se interessar por:


 

Vantagens da escova progressiva

Por mais que algumas pessoas considerem a escova progressiva como algo que agride o cabelo, ela oferece uma série de benefícios. Confira:

  • Alisa os fios por até 3 meses;
  • Reduz o volume;
  • Os resultados são progressivos;
  • Hidrata as madeixas;
  • Diminui o frizz;
  • É possível reverter o processo de alisamento;
  • Cabelos macios e com brilho.

Escova Progressiva Como é feita, vantagens e desvantagens 2


Desvantagens da escova progressiva

O alisamento com escova progressiva também tem as suas desvantagens. Confira:

  • Não é recomendada para quem tem couro cabeludo sensível;
  • Não é possível alcançar um liso natural, com movimento e pontinhas modeladas.
  • Pessoas com cabelo virgem não devem realizar o procedimento;
  • No cabelo muito crespo, o liso fica com um aspecto artificial;
  • Sem hidratações periódicas, as pontas do cabelo ficam quebradas;
  • Grávidas e lactantes devem evitar o alisamento;
  • Se a chapinha atingir mais de 230 ºC, existe o risco de queimar o cabelo.
  • As ondas naturais são eliminadas e o cabelo adquire um aspecto chapado.

Agora você já sabe como é feita a escova progressiva e quais são os prós e contras do procedimento. Procure um salão de beleza de confiança e verifique se o cabeleireiro é capacitado para realizar a técnica de alisamento.

Recomendados para você: