shutterstock_242984920

As mulheres não vivem sem cuidar dos cabelos, afinal eles são a moldura do rosto ( a cultura cigana leva isso super a sério sabiam? Um dia farei um post sobre isso ) e dizem muito sobre a personalidade de cada mulher. Muitas mulheres que não gostam de usar os fios volumosos e crespos estão apostando nas famosas escovas progressivas que, entra ano e sai ano, continuam fazendo muito sucesso. São tantas opções que fica difícil escolher a melhor opção para alisar e domar os cabelos. Dessa vez uma escova inusitada apareceu no nosso caminho: A escova de quiabo!

Quando a gente pensa em quiabo logo vem na ideia uma comida bem pouco convidativa com uns furinhos e uma gosma transparente  a que chamam de " baba de quiabo  ". Acredito que tenha sido pensando nessa baba, com aparência translúcida e brilhosa que tenham criado a tal " Escova de quiabo " que, segundo uma amiga bem próxima, era a sensação das meninas do Projac  quando foi criada a alguns anos.  Todas de cabelo bem liso e brilhoso por conta da novidade inspirada no quiabo.

linha-extrato-de-quiabo-vitacharm

Mas do que é feita? Tem quiabo mesmo? Desde quando quiabo é bom pro cabelo? Aliás, quiabo é bom? Essas e outras perguntas sobre esse tratamento capilar, que é no mínimo curioso,  bem explicadinhas aqui nesse post.  Será que iremos nos render a ele? Vamos juntas descobrir!

Quando o assunto é alisamento de cabelo – e ninguém gosta de usar esse termo " alisamento ", mas é alisamento sim – o que não faltam são escovas progressivas com diversos ingredientes que prometem fios disciplinados , lisos e hidratados. Ouvi uma piadinha dizendo que a escova de quiabo foi inventada porque acabaram as frutas para as escovas. Era escova de morango, de açaí, de tudo quanto era fruta até chegar no quiabo. A verdade é que ainda tem fruta sobrando sim mas a diferença da escova de quiabo é que ela não possui formol em sua composição e sim carbocisteína.

escova-de-quiabo

Antes de falarmos especificamente desse tratamento temos que levar em conta que  após ser aplicada nos fios os cachos não vão voltar caso você mude de idéia após o seu uso, tudo porque a química, seja ela qual for, vai modificar a estrutura do cabelo. Então antes de sair por ai fazendo qualquer uma dessas escovas saiba se o produto tem o selo da ANVISA e veja sempre a sua composição. Peça ao profissional para fazer o teste da mecha e veja também como o cabelo vai reagir a química.


O que é a escova de quiabo?

A escova de quiabo é uma escova progressiva como as demais que são oferecidas nos salões a diferença é que ao contrário das demais que  mudam a estrutura dos fios com a ajuda do produto químico formol, altamente tóxico e prejudicial, a de quiabo é mais natureba e usa a carbocisteína para alisar os fios.

Vantagens da escova de quiabo

Ou seja, esse procedimento não é tão agressivo para os fios como os outros tipos de alisamentos que levam o formol em sua fórmula. Muitas vezes, infelizmente, quando perguntamos no salão se tem formol o cabeleireiro diz que não, no produto não, mas é adicionado a mistura após sair do pote. Acontece e muito. Só o cheiro tóxico que fica no ar quando o cabelo é secado já denuncia o formol em ação.

escova-de-quiabo-1

Além  de reduzir o volume dos cabelos, alisar e  deixar os cabelos muito mais hidratados e bonitos, os produtos usados nessa nova técnica também possuem extratos das principais substâncias do quiabo, que são naturais.


Vantagens da escova de quiabo

O sucesso do tratamento se deve também tempo de ação do produto que é muito mais rápido. Segundo os fabricantes ela tem  que ser deixada nos cabelos por apenas 25 minutos, um tempo menor do que as escovas normais. Praticidade também para os cabeleireiros que podem atender um maior número de clientes usando a escova de quiabo do que com os produtos com formol.

antes-e-depois-escova-de-quiabo

Quanto custa um tratamento de escova de quiabo?

Depende muito do salão. Um salão de bairro cobra de R$ 89,00 a R$ 140,00 dependendo do tamanho do cabelo. Um salão de shopping ou de zonas nobres das capitais podem cobrar até o dobro. faça uma pesquisa.


É feito exclusivamente nos salões? Como fazer em casa?

Aqui abaixo está o passo a passo do tratamento que vimos nesse post. São várias marcas de produtos que disponibilizam a escova de quiabo atualmente mas isso não quer dizer que todas ficarão perfeitas no seu cabelo. Quem está apto para aplicar o produto certo é o cabeleireiro que estudou pra isso, tem experiência. Sempre friso aqui que o passo a passo é importante para você se sentir segura  e saber o que a espera na cadeira do salão e não para sair fazendo loucamente em casa. Quando a gente entende o processo químico fica sabendo o que acontece durante e o que podemos fazer depois para o tratamento durar e principalmente para não combiná-lo com outras químicas que podem danificar o cabelo de forma irreversível.

cabelos-lisos-com-escova-de-quiabo

Converse no seu cabeleireiro. Ligue para o salão de sua confiança e papeie sobre o tratamento. Se não sentir firmeza no profissional parta para outro. tem muita gente boa no ramo que vai tirar suas dúvidas e realizar um bom trabalho de alisamento.

Como é a aplicação da escova de quiabo

Aplicação passo a passo :

Shampoo anti-resíduos remoção de resíduos e abertura de cutículas
Com os cabelos úmidos, aplicar o shampoo anti-resíduos e massagear suavemente o couro cabeludo, comprimento e pontas. Repetir a aplicação quantas vezes necessária de modo à deixar as cutículas abertas.

Aplicação da Escova
Não desembaraçar o cabelo. Secar totalmente o cabelo utilizando ar quente. Dividir o cabelo em quatro partes ( orelha-orelha, testa-nuca) e iniciar a aplicação por uma das partes com a utilização de um pincel e penteando a mecha com um pente fino.

Alinhamento do fio
Escove os cabelos, caprichando bem a raiz, e não encoste o secador nos cabelos.

Selamento de Cutícula
Após ter alinhado toda parte aplicada, em mechas finas (1 centímetro) aplicar a piastra / chapinha com movimentos lentos por no mínimo 8 vezes até a mecha ficar totalmente seca e leve. Prosseguir por toda a parte aplicada.

Aplicação da Chapinha
Com o produto ainda no cabelo é feito chapinha mecha por mecha, até a finalização no cabelo todo.


Vídeo da escova de quiabo

Vídeo falando da escova de quiabo para homens:


Elementos químicos da composição de um produto de escova de quiabo

Aqui estão os elemento de composição de produtos de escova de quiabo:
Cetyl Alcohol, Kaolin Dimethicone, Lanolin, Glicerin, Sunquart DHE, Paraffynum, Protein Seda, Liquidum, Keratin, Hydrolyzed, Extrato de Quiabo, Extrato de Bambu, Fragrance, Aqua.

escova-de-quiabo-funciona


Shampoo de quiabo, como faz?

Como o assunto do dia aqui no blog é quiabo, achei na internet uma receita de shampoo turbinado de quiabo. Não experimentei mas se é isso que você veio procurar aqui vou repassar. A pessoa que criou a receita afirma que o cabelo não fica com cheiro de quiabo. Que bom, né?

Jul200507_010b


Vamos a receita:

Ingredientes par ao shampoo de baba de quiabo caseiro:

  • 10 quiabos cortados
  • 300 ml de shampoo (de sua preferência)

Modo de preparo do shampoo de baba de quiabo caseiro:

  • Retire 50 ml do shampoo e coloque no liquidificador junto com o quiabo já cortado.
  • Bata por cerca de 5 minutos e coloque junto com o restante do shampoo.
  • Deixe o shampoo descansar por 24 horass e está pronto.
    DICAS DE USO: Sempre que for usar o shampoo dê uma chacolhada nele para misturar totalmente o produto.

**Detalhe: Espere a espuma abaixar totalmente para adicionar com o restante do shampoo.


Espero que tenham gostado das dicas e até o próximo post de cuidado com os cabelos. Antes de terminar gostaria de dizer que cabelos crespos são lindos e quem os têm precisa ter orgulho deles. As escovas são para quem não curte ou quem não tem tempo de cuidar dos cachos do jeito que eles merecem. Um beijão para todas as lisas e cacheadas que lêem o Muito chique!