Você sabia que o fogo pode ser benéfico para o cabelo? Essa prática é muito conhecida na Índia, mas já pode até mesmo ser encontrada aqui no Brasil em alguns salões de beleza. Quem já faz essa técnica há mais tempo garante que ela pode ajudar a acabar com as pontas duplas, além de remover todos os fios que estão fracos.

Essa técnica se tornou mais conhecida quando um vídeo de corte de cabelo viralizou na internet. Nele podemos ver o cabeleireiro fazendo o corte usando fogo. Desde então essa técnica vem chamando cada vez mais atenção, por isso veja a seguir do que ela se trata.

Por que o fogo é usado?

O fogo, segundo os cabeleireiros adeptos da técnica, ajuda a eliminar todos os fios fracos, assim como as pontas duplas que tendem a deixar o cabelo com uma aparência desagradável.

É afirmado ainda que, antes de colocar o fogo em si, é borrifado uma espécie de perfume no cabelo, para evitar o cheiro de queimado.

Leia aqui também:

Como hidratar os cabelos em casa

Corte de cabelo para gordinhas

Lavitan Hair – Faz o cabelo crescer

Conheça a Velaterapia

A velaterapia é o nome dado a técnica em que se usa o fogo para eliminar as pontas duplas do cabelo. Usando a velaterapia, as pontinhas do cabelo são queimadas, mas somente aqueles que estão ressecadas e que são duplas. Cada mecha é queimada de uma vez, usando somente a chama da vela.

A velaterapia pode ser feita a cada 3 meses, mas somente por profissionais que já estejam familiarizados com a técnica, pois como exige saber mexer com o fogo, é preciso alguém que já tenha trabalhado com isso.

Veja como é feita a velaterapia

A velaterapia é constituída de 4 passos. O primeiro deles consiste na separação das mechas, enrolando-as para que as pontas duplas fiquem para fora, se tornando mais visíveis para que possam ser queimadas. No segundo passo, cada mecha é esticada e é usada uma vela para queimar as pontas, fazendo alguns movimentos rápidos com a vela.

Depois de fazer esse passo com cada mecha do cabelo, o profissional deverá verificar usando os próprios dedos, se ainda há algumas pontas espigadas. Logo em seguida, todas as pontas queimadas são cortadas, pois assim haverá um melhor resultado. Por fim, o cabelo é desenrolado e o profissional pode aplicar alguma hidratação ou qualquer outro procedimento desejado pelo cliente.

Detalhes sobre a velaterapia

Os resultados da técnica geralmente surgem após o seu tratamento, mas saiba que isso pode variar de pessoa para pessoa. Também é comum surgirem algumas pontas duplas logo após a lavagem do fio, por isso mais de uma sessão pode ser feita.

A velaterapia é uma técnica que está ganhando reconhecimento agora, por isso nem todos os salões a oferecerem. Aqueles que fazem, cobram de R$300 a R$500. Sempre verifique o profissional e se ele já fez esse procedimento anteriormente, não arrisque colocar o seu cabelo na mão de um desconhecido que não tem nenhum conhecimento sobre o que está fazendo. Pesquise bem antes de fazer.