Dormir com o cabelo molhado - Mitos e Verdades 3

Quando eu lavo o cabelo à noite, sou constantemente tomada pela preguiça de secá-lo. Dá vontade de cair na cama e resolver a situação das madeixas só no dia seguinte. Porém, esta atitude pode ser perigosa para a saúde dos fios. Dormir com as madeixas úmidas não é tão terrível como muitas pessoas dizem. Você não vai amanhecer Carolina Dickmann. Mas, é sempre bom secar os fios antes de adormecer para e nutri-los com algum produto sem enxague, como o óleo reparador.

Dormir com cabelo molhado afeta a saúde dos fios. (Foto: Divulgação)
Dormir com cabelo molhado afeta a saúde dos fios. (Foto: Divulgação)

Mitos e verdades sobre dormir com cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado é um hábito que compromete a saúde capilar. Elaborei uma lista com alguns mitos e verdades sobre este tema que gera dúvidas entre as mulheres. Confira:

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz.

É mito. Dormir com cabelo molhado pode prejudicar a saúde dos fios, mas não causa necessariamente o apodrecimento da raiz. O couro cabeludo se torna quente e úmido, o que aumenta as chances de micoses e fungos.

Dormir com cabelo molhado é mais perigoso para quem tem tendência a caspas.

É verdade. Mulheres que possuem facilidade para desenvolver caspas devem sempre secar o cabelo antes de dormir.

As chances de sofrer com caspa aumentam. (Foto: Divulgação)
As chances de sofrer com caspa aumentam. (Foto: Divulgação)

Cabelo molhado quebra com mais facilidade ao dormir.

É verdade. O cabelo molhado fica mais fragilizado, por isso ao entrar em atrito com o travesseiro ele acaba “quebrando” com mais facilidade.

Dormir com cabelo molhado causa queda de cabelo.

Meio mito e meio verdade. Não é necessariamente o hábito de dormir com cabelo molhado que causa a queda dos fios. A umidade, na verdade, contribui com o aparecimento de fungos que, por sua vez, podem desencadear a queda das madeixas.

Fios molhados ao dormir se tornam opacos e quebradiços no dia seguinte.

É verdade. Se a secagem não for realizada adequadamente com toalha ou secador, os cabelos amanhecem com um aspecto opaco e quebradiço. Isso acontece porque os fios não conseguiram respirar direito durante a noite.

Secar o cabelo antes de dormir é muito importante. (Foto: Divulgação)
Secar o cabelo antes de dormir é muito importante. (Foto: Divulgação)

Os produtos de tratamento noturno deixam o cabelo molhado. 

É mito. O produto de tratamento noturno é aplicado nos fios após a lavagem, sem a necessidade de ser removido após um tempo. Ele age na estrutura capilar durante a noite, recuperando a força e disciplinando as madeixas.

Dormir com cabelo molhado causa seborreia.

É verdade. Dormir com o cabelo molhado é uma das principais causas da seborreia, um problema capilar conhecido popularmente como caspa. Estresse, fadiga, má alimentação e lavagem inadequada dos cabelos também são responsáveis pela seborreia.

A Thais Velloso já falou no Muito Chique sobre um tratamento caseiro para caspa. Clique no link para rever a matéria.