decapagem-nos-cabelos

Você sabe o que é Decapagem nos cabelos e como ela é feita? A decapagem elimina pigmentos artificiais do cabelo para que os fios recebam uma nova coloração. E mudar a cor do cabelo é algo corriqueiro na vida de todas nós mulheres, né?  E é fato, a mulherada está sempre buscando um novo tom para modernizar os fios.

O que realmente complica nesta história toda é que nem todas as tinturas saem com facilidade do cabelo e, por isso, necessitam de um tratamento especial.

Decapagem nos cabelos

A decapagem é um procedimento que tem como objetivo clarear as madeixas, ou seja, retirar toda a pigmentação artificial dos fios. A técnica promete facilitar a fixação de uma nova cor nas madeixas na próxima tintura.

A proposta da decapagem é parecida com a descoloração, afinal, ambas possuem a finalidade de retirar os pigmentos artificiais do cabelo. Contudo, descolorir significa buscar um tom mais claro para os fios, enquanto colocar a decapagem em prática é uma forma de remover a tintura da fibra capilar.

 Como-Clarear-o-Cabelo-com-Canela

Como funciona a Decapagam nos Cabelos

A técnica de decapagem nos cabelos costuma ser utilizada pelas mulheres com fios vermelhos ou pretos. No caso das madeixas negras, a meta consiste sempre em tirar os pigmentos escuros para outra coloração. Antes de iniciar a técnica de decapagem, o cabelo deve passar por uma minuciosa avaliação, considerando fatores como porosidade, textura e pontas. As madeixas danificadas devem ser hidratadas antes de encarar o procedimento.

Como se trata de um procedimento agressivo e que envolve o uso de química forte, a decapagem deve ser realizada por um cabeleireiro experiente. Também é fundamental fazer o teste da mecha, pois cabelos sensíveis não toleram as agressões da técnica.

antes-e-depois-decapagem

A técnica é dividida em etapas: primeiro se aplica um oxidante de 20 volumes para eliminar a coloração. Depois, os fios recebem um produto de 30 volumes, que faz a limpeza completa da cor. Se a tintura estiver muito impregnada no cabelo, pode ser necessário realizar mais sessões para remover toda a pigmentação.

Basicamente, a decapagem abre as escamas dos fios para que aconteça a perda dos pigmentos. O procedimento também acaba eliminando proteínas e água.

decapagem-nos-cabelos

Cuidados com os cabelos após a decapagem

  • O cabelo que passou por alisamento ou relaxamento não pode passar por decapagem. A técnica que elimina os pigmentos não é compatível com a maioria das outras químicas fortes.
  • Depois de perder os pigmentos artificiais, o cabelo fica fraco, quebradiço e sem vida. Para resolver este problema, é apropriado investir em um tratamento de restauração, ou seja, que devolverá aos fios os nutrientes perdidos.
  • Os produtos à base de óleos vegetais são ótimos para restaurar os cabelos, como do karité, da macadâmia e da uva.
  • A cauterização é recomendada a cada 15 dias.
  • Para que a recuperação do cabelo aconteça de forma mais ágil, é importante evitar o uso da prancha, pois ela deixa os fios expostos à temperatura elevada.