Cronograma Capilar O que é e como funciona 2

O cronograma capilar é um método que vem sendo adotado por muitas mulheres para deixar o cabelo bonito e saudável. Ele consegue melhorar a aparência e a saúde das madeixas através de três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução. Os cabelos costumam sofrer com agressões do dia-a-dia e são impactados pelos efeitos da exposição ao sol, da poluição e do uso excessivo de produtos químicos, como tintura e alisante. Antes de comprar todos os produtos para fazer o cronograma capilar, é muito importante conhecer as funções de cada etapa e as necessidades do seu tipo de cabelo.

O Seu cabelo está difícil de lidar? Então adote o cronograma capilar. (Foto: Divulgação)
O seu cabelo está difícil de lidar? Então adote o cronograma capilar. (Foto: Divulgação)

Através do cronograma capilar, é possível repor todos os nutrientes perdidos naturalmente.  Para reparar os danos, a agenda do cabelo propõe uma série de cuidados diários e semanais. O cronograma capilar é realizado durante um mês. Nesse período, as etapas de hidratação são mais frequentes, enquanto a nutrição acontece três vezes e a reconstrução apenas uma vez.

Cronograma Capilar

O cronograma capilar é composto por três etapas. Veja no quadro abaixo um exemplo de cronograma capilar e em seguida confira como funciona cada uma destas etapas mais detalhadamente.

Cronograma Capilar O que é e como funciona

1ª etapa: Hidratação

A hidratação é um procedimento que tem como objetivo repor a água dos fios. Ela melhora o aspecto dos cabelos ressecados e opacos, ou seja, a composição hidratante consegue recuperar o brilho e a maciez do cabelo.

A hidratação repõe a água do cabelo. (Foto: Divulgação)
A hidratação repõe a água do cabelo. (Foto: Divulgação)

Há várias máscaras de hidratação que podem ser usadas na primeira fase do cronograma. Os produtos mais recomendados são aqueles que contêm frutas, aloe vera, açúcar, colágeno, vegetais, pantenol e glicerina. Conheça as melhores opções de máscaras de hidratação para cabelos. Para entender melhor como fazer uma hidratação caseira, recomendamos que assista um vídeo explicativo clicando aqui.

2ª etapa: Nutrição

A nutrição é uma técnica que procura devolver os lipídios às madeixas, ou seja, restaura a oleosidade natural do cabelo. Para nutrir os fios, muitas mulheres optam pela umectação. Essa técnica consiste em um verdadeiro banho de óleo, que pode ser realizado com óleo de oliva ou óleo de coco.

Além dos óleos vegetais, outros produtos possuem poder nutritivo e são bem interessantes para o cabelo, como é o caso da manteiga de karité, abacate ou cacau. A reposição dos lipídios é indicada para quem tem madeixas ressecadas, com frizz e sem balanço. Assista um vídeo que explica direitinho como fazer a nutrição dos fios.

A etapa de nutrição pode ser feita com óleo de coco. (Foto: Divulgação)
A etapa de nutrição pode ser feita com óleo de coco. (Foto: Divulgação)

3ª etapa: Reconstrução

A reconstrução capilar utiliza máscaras capazes de repor a queratina do cabelo. A etapa se revela fundamental quando o cabelo se encontra poroso, ralo e quebradiço. O trabalho de reconstrução pode ser feito com produtos ricos em colágeno, aminoácidos e proteínas em geral. Assista um vídeo que explica como fazer a reconstrução dos fios em casa.

Opções de máscaras reconstrutoras. (Foto: Divulgação)
Opções de máscaras reconstrutoras. (Foto: Divulgação)

As máscaras reconstrutoras ou a própria queratina líquida não podem ser usadas em excesso. O ideal é fazer a reconstrução com um intervalo de 15 ou 30 dias para não sobrecarregar os fios com essa proteína.