large_Fustany-Beauty-Hair-super-easy-hairstyles-for-dirty-hair-half_up_top_knot_1

Já sabe como fazer o famoso penteado "coque samurai"?Eis que nos últimos tempos uma tendência acabou chamando a atenção no quesito “penteados”. Se você está acostumada a ver sites de moda e beleza ou simplesmente notícias sobre famosos já deve ter notado que os rapazes adotaram com entusiasmo o chamado “coque samurai”. Desde celebridades – como Jared Leto, Tom Brady, Jake Gyllenhal e David Beckham – até mesmo os não-famosos, que você pode conferir no seu dia-a-dia. Super prático para quem tem o cabelo comprido, o coque samurai virou febre entre o público masculino, que aos poucos está deixando o receio de lado e assumindo a preocupação com a aparência. A ideia do penteado é bem simples: trata-se de um coque estilizado no alto da cabeça ou na altura da nuca, sendo que a lateral pode estar arrumada ou com os fios desalinhados. Uma ideia bem simples, mas quem vem conquistando adeptos ilustres.

Coque-samurai-001

E aliás, a tendência não é só masculina não, viu? A mulherada também está aproveitando a onda. Se você for antenada já deve ter visto famosas como Julianne Hough, Ashley Tidale, Kim Kardashian usando coques desse tipo. Portanto, se você gosta de novidades, vale a pena conferir e descobrir se esse coque faz o seu estilo.

coque-tendencia-moda-2015


Coque samurai

Não existe muito segredo: o top knot, half bun ou coque samurai é inspirado nos próprios guerreiros samurais, cuja imagem mais comum – seja em filmes ou representações de arte – mostram um pequeno coque, as vezes no topo da cabeça ou bem baixinho, pouco acima da nuca e que facilitava na hora de usar o capacete. Também é algo que os vikings usavam e que nunca foi realmente deixado de lado. Mas se a tendência está com tudo agora, a culpa é dos hipsters: desde 2012 o penteado voltou a ser visto e até os dias de hoje nos quais foram adotados por várias celebridades.

COQUE-SAMURAI-MODA-2015

Prático e suficiente para tirar os fios da frente dos olhos sem tomar muito tempo, boa opção de penteado tanto para homens quanto para mulheres já que se adequa bem aos mais diferentes looks, estilos e ambientes, assim como combina com todos os tipos de fios, desde os mais lisos até os mais crespos, bastando apenas encontrar os melhores produtos para finalizar o penteado.

Coque samurai masculino

Para os rapazes, o coque se sai melhor para quem tem o cabelo comprido. Não existe dificuldade nenhuma para ficar por dentro da tendência além do conforto, já que nem todos gostam de deixar o cabelo preso. Se o coque samurai for parte do estilo dele, sem problemas, afinal nada mais chato do que usar algo apenas por ser tendência, sem contar que soa como forçado ou se algo estivesse fora do lugar. Não existe nenhuma exigência adicional para o coque: a lateral pode ser tanto arrumada, quanto desalinhada ou até mesmo raspada ou com degradê de pentes (undercut), sendo que essa última alternativa é a preferida entre eles pois é um visual bem marcante devido ao contraste. Muito interessante para homens com personalidade forte.

Quem gosta bastante desse tipo de visual são os caras de barba, o que fica realmente bem legal se o rapaz deixá-la bem cuidada e acompanhando o formato do rosto. Em geral é um penteado que interessa muito a quem segue uma linha mais alternativa, porém nada impede o uso por adeptos de outros estilos. Basta sentir-se confortável. Para criar um visual mais legal vale a pena lançar mão de uma pomada, gel ou até mesmo de spray para criar textura ou para manter os fios no lugar, caso houver necessidade. Vai depender do seu gosto!

coque samurai 1

coque samurai 2 COQUES-MASCULINOS coques-masculinos

Coque-samurai-002


Coque samurai feminino

Assim como o caso dos rapazes, o penteado também não é nada que tenha muita dificuldade. Trata-se de um coque relativamente versátil, usado tanto em ocasiões despojadas quanto em eventos formais (festas ou eventos no trabalho) em suas diferentes versões – embora se saia definitivamente melhor em ocasiões informais. O coque samurai é excelente para quem estiver no “bad hair day” – aquele dia que, não importa o que você faça, ele simplesmente não está a fim – ou para quem não está com muita disposição de passar o tempo na frente do espelho ocupada com babyliss, penteados ou  chapinha. Mesmo porque, com esse coque basta o elástico de cabelo e tudo pronto! Seja qual for a sua escolha para usar o coque samurai, lembre-se que suas chances de criar um look mais legal aumentam se você usar pomada, mousse ou spray, seja na versão arrumadinha – para eliminar o frizz e deixar os fios no lugar – ou na despojada – para criar uma bagunça domada. Tudo depende do seu estilo e da ocasião.

coque-samurai-mulherescoque-samurai-para-mulheres Coque-samurai-003COQUE-SAMURAI-MULHER coque-samurai-feminino


Como fazer o coque samurai?

Definitivamente fazer o penteado não é nenhum mistério. O coque samurai ou top knot é feito em três passos básicos:

  • Usando os dedos, puxe o cabelo como se pretendesse fazer um rabo de cavalo. Você pode o cabelo todo ou apenas a metade de cima. Deixe na altura ao qual pretende fazer o penteado, seja alto, ou pouco acima da nuca.
  • Pegue um elástico e dê duas voltas nas mechas para prender os fios. Prepare-se para uma terceira volta.
  • Quanto for a hora de dar a terceira e última volta com o elástico, não passe todo o comprimento das madeixas por ele. Faça com que ele fique preso somente pela metade. Isso dará aquele visual de dobra que é super estiloso.

Observação: Se o cabelo estiver muito comprido, será necessário utilizar dois elásticos, sendo que um deles deve ser usado para fortalecer a base e o outro para amarrar a ponta. Ambos usados com três voltas. Dúvidas? Então dá uma olhada nos tutoriais em vídeo:

Esses são os passos básicos, sendo que você pode escolher se pretende deixá-lo mais bagunçado ou mais arrumadinho. Vai depender do seu gosto e também da ocasião, sendo que para ambos é interessante escolher um bom finalizador.


Dicas para fazer o coque samurai

Embora esse tipo de penteado seja muito prático e rápido de fazer, é preciso ter alguns cuidados, veja abaixo uma lista com dicas importantes!

Coque-samurai-004

Não prenda o cabelo com os fios úmidos: Se você prender o cabelo enquanto ele estiver molhado ou úmido, pode aumentar a oleosidade ou as chances de queda do fio. Então, a menos que você use o secador de cabelo, tenha um pouco de paciência e espere secar naturalmente antes fazer o penteado.

Não deixe o cabelo preso o dia todo: Por mais tentadora que seja a ideia de deixar os fios presos o dia inteiro, isso também não é nada indicado. Isso porque a tensão do elástico pode puxar os fios da raiz, então não é recomendável nem que ele esteja muito apertado, nem que fique preso por tempo prolongado. Dê uma folga para as madeixas por pelo menos um tempinho, nem que seja apenas a noite. Se você puder soltá-los a noite e dormir sem prendê-los, melhor ainda.

Não tente fazer o coque se o cabelo estiver muito curto: Essa dica é especial para os rapazes. Tentar reproduzir o penteado enquanto o cabelo estiver muito curto significará correr o risco de puxar o cabelo para trás e forçar a tensão em relação ao couro cabeludo, com grande provabilidade de provocar a queda dos fios. Deixe-o crescer em paz, de preferência até pelo menos a altura do maxilar, ou algo entre 15 e 18 cm apenas para começar. Sabemos que é difícil ter paciência, mas melhor esperar crescer do que aumentar a possibilidade de influenciar uma futura calvície.

Escolha um corte adequado: Outra dica também especial para eles. Não adianta muito deixar o cabelo crescer de qualquer jeito. A melhor alternativa é ir ao barbeiro e verificar com ele qual o melhor corte para o seu objetivo. Em boa parte dos casos o melhor é continuar cortando as laterais e a parte de trás normalmente enquanto a parte de cima cresce. Contar com a opinião de um profissional sempre facilita a vida.

Hidratação é preciso: As garotas já estão acostumadas, mas nem sempre os rapazes dão atenção a aparência dos cabelos mais longos. A verdade é que a hidratação é um cuidado básico para quem tem cabelos médios ou longos, portanto a hidratação quinzenal é uma boa alternativa para garantir a saúde dos fios. Se você tem barba, vale cuidar dela também, em especial se for grande. Afinal visual despojado não significa andar por aí de qualquer jeito.

Escolha um bom finalizador: O uso de finalizadores é fundamental para grande parte dos penteados, e por mais que o coque samurai possa ser bagunçadinho, é bom garantir que os fios fiquem conforme o desejado. Além de manter as madeixas no lugar – seja no estilo casual ou arrumadinho – ele também ajuda a definir a textura dos fios. Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito: escolha o mais adequado de acordo com suas necessidades e as características do seu cabelo e aproveite a tendência!


Leia: Penteados para casamento, festas e formatura


Fotos de coque samurai

Quer ver as possibilidades que o penteado oferece? Veja só algumas imagens das mais diferentes versões do coque samurai e descubra se ele faz o seu estilo:

coque-samurai

Coque-samurai-006 Coque-samurai-007

Coque-samurai-005

Coque-samurai-009 Coque-samurai-010 Coque-samurai-011 Coque-samurai-012 Coque-samurai-013 Coque-samurai-014