Cabelos platinados são aqueles de fios descoloridos e que assumem um tom claríssimo de loiro, cinza ou branco. Se antes o loiro dourado era o queridinho, agora os loiríssimos estão na área. Normalmente são a marca de quem tem disposição e ousadia para lidar com a própria aparência e costuma atrair olhares de admiração como o caso da icônica Marilyn Monroe.

Cabelos Loiros Platinados

Há muitas celebridades adeptas aos cabelos platinados ou apenas às mechas platinadas, como por exemplo, Gwen Stefani, Christina Aguilera, Paris Hilton e Miley Cyrus do time das estrangeiras. Já entre as brasileiras, Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes, Giovanna Ewbank e Letícia Spiller já ostentaram fios platinados. E se você também pretende dar um up no visual, neste post passamos algumas dicas de como platinar os cabelos, confira!

cabelos-loiros-platinados

(Fotos: Andre Giorgi – Igirl)

Dicas para platinar os cabelos

Procedimentos ousados e potencialmente agressivos envolvem alguns cuidados antes de tomar uma decisão. Vejam alguns itens importantes que precisam ser levados em conta antes de platinar os cabelos:

Cor da pele: Antes de pensar em descolorir o cabelo, especialistas recomendam chegar a uma conclusão a respeito do tom. De acordo com a hairstylist Raquel Letícia Cardoso, a cor é restrita a quem tem a pele clara e de preferência bochechas rosadas.

Já a colorista Branca Di Lorenzo, mulheres com o tom de pele mais escuro ficam melhor com o degradê, platinando somente as pontas dos cabelos.

Cabelos-platinados-007

Químicas anteriores: Não deve fazer platinado quem fez aplicação de henê ou henna nos cabelos. Os produtos não são compatíveis com a composição química do descolorante. Mas se o seu cabelo for virgem ou colorido com tinturas formuladas com oxidantes, não existe restrição.

platinar-os-cabelos

Estado do cabelo: A eficácia da descoloração depende do estado do cabelo. Se os fios estiverem ressecados e porosos, será preciso fazer hidratações antes do procedimento para amenizar os danos. Já quem costuma pintar o cabelo, precisará realizar uma decapagem, para remover os pigmentos artificiais e deixar a descoloração para depois de alguns dias, para que a fibra capilar possa se recuperar.

Cabelos-platinados-005

Alisamentos e escovas: Quem é adepta de relaxamentos e alisamentos precisa ter atenção. Entre os processos de alisamento e descoloração é necessário a pausa de pelo menos um mês. No caso de escovas inteligentes a recomendação é fazer a descoloração antes do alisamento, pois o pó descolorante pode atrapalhar e até anular o efeito.

Cabelos-platinados-008

Platinar os Cabelos Loiros

Esse é um assunto delicado. Os cabelos em tom platinado exigem diversos cuidados tanto no processo para alcançar a cor desejada quanto sua manutenção. A indicação é de que quaisquer tratamentos para alcançar essa cor devem ser feitos em um salão de beleza, já que a descoloração feita em casa pode trazer problemas.

O procedimento para descoloração dos fios é agressivo e é preciso ainda prática para evitar que o cabelo fique manchado ou mais frágil que o normal.

Cabelos-platinados-006

Basicamente há duas formas de alcançar a cor: usando pó descolorante ou tinta clareadora, sendo que o primeiro é mais usado por conseguir clarear até oito tons de uma vez embora seja uma técnica mais agressiva. Já as tintas clareadoras só funcionam em cabelos naturalmente de cor clara ou brancos já que não funcionam com pigmentos artificiais. Seu uso chega a clarear os fios em até cinco tons.

É preciso destacar também que nem sempre dá para conseguir a cor desejada em uma única sessão, já que vários fatores influem no processo até mesmo a estrutura capilar e a pigmentação natural.

Nós do Muito Chique continuamos indicando que você vá a um salão de beleza e conte com ajuda profissional, mas caso queira fazer em casa, é por sua conta e risco, ok?

Cuidados pós-cabelo platinado:

Como o cabelo platinado é resultado de um procedimento agressivo e requer manutenção constante, ele também requer mais cuidados e disciplina.

Cabelos-platinados-004

Alguns tratamentos capilares já muito indicados ganham importância ainda maior como é o caso da hidratação, a ser realizada pelo menos uma vez por semana. Isso preparará as fibras capilares para os retoques e próximas sessões de manutenção da cor, que deverão ocorrer a cada vinte ou trinta dias.

Também é necessário o uso de produtos específicos para cabelos descoloridos, como shampoo, condicionador e leave in. Outro cuidado fica por conta de evitar sol e cloro, que podem amarelar ou esverdear os fios. Há produtos que também potencializam a proteção nesses casos, portanto invista no cosmético certo! Devidamente informada? Boa sorte no seu novo visual!

Recomendados para você: