Aprenda a fazer um poderoso banho de brilho nos cabelos, a fim de tornar os fios mais saudáveis, macios e brilhantes. O procedimento pode ser realizado em casa, basta seguir o passo-a-passo e escolher produtos apropriados para a aplicação.

O banho de brilho é um método capaz de realçar a cor do cabelo, seja o tom natural ou colorido. Ele promete resolver o problema das mulheres que sofrem diariamente com madeixas fracas, quebradiças e danificadas pelo uso excessivo de química.

Chegou a hora de deixar o seu cabelo mais bonito com um banho de brilho. (Foto: Divulgação)
Chegou a hora de deixar o seu cabelo mais bonito com um banho de brilho. (Foto: Divulgação)

As mulheres que optam pelo banho de brilho não precisam ter receio do tratamento, afinal, não há contraindicações. O procedimento pode ser realizado tranquilamente a cada 15 dias e os resultados são preservados por até oito lavagens.

Banho de brilho

O banho de brilho normalmente combina algum produto de coloração (como é o caso do tonalizante) com ampolas de vitaminas e creme de hidratação. Também é possível encontrar tratamentos caseiros que utilizam apenas ingredientes naturais e hidratantes para intensificar o brilho dos fios.

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 1

O banho de brilho, também conhecido como "hair glazing", tem feito a cabeça das brasileiras com a promessa de reviver a cor e dar luminosidade aos fios. Confira a seguir 6 formas de fazer esse tratamento em casa:

Banho de brilho com tonalizante

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 2

Para fazer esse banho, você vai precisar de um creme de hidratação, uma ampola de vitamina, um tonalizante da cor do seu cabelo e um produto fixador (que acompanha o tonalizante). Misture todos esses ingredientes, até obter uma pasta homogênea.

Lave o cabelo normalmente com shampoo. Em seguida, aplique a mistura do banho de brilho por todo o cabelo, começando pelas pontas. Aguarde o tempo de ação de 30 minutos e enxague bem.

Banho de brilho para cabelos loiros

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 6

O cabelo loiro pede um banho de brilho especial. Para realizá-lo, você vai precisar de meia embalagem de tintura, creme de hidratação branco e água oxigenada 10 volumes. O passo-a-passo da aplicação não tem segredo, afinal, você só precisa misturar todos os itens citados no parágrafo anterior, aplicar essa “pasta” no cabelo úmido e aguardar 10 minutos.

Banho de brilho para cabelo preto

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 7

Dias após realizar a coloração, o cabelo preto começa a ficar opaco, desbotado e sem vida. Para resolver esse problema, não é preciso recorrer a uma nova tintura completa, basta fazer um banho de brilho adequado.

Para fazer a receita, providencie pó de café, chocolate em pó, creme de hidratação e água. Ferva a água, dissolva o pó de café e depois faça o mesmo com o chocolate. Quando esfriar, misture tudo com o creme de hidratação, até obter uma pasta homogênea. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e espere agir por meia hora.

Banho de brilho para cabelo vermelho

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 5

Quem é ruiva “de farmácia” sabe o quanto é complicado manter a cor do cabelo sempre viva, ou seja, sem desbotar para o laranja ou rosa. Uma forma de aumentar a durabilidade da coloração é através do banho de brilho.

Em um recipiente, misture um pouco da sua tintura com creme de hidratação, água oxigenada de 20 volumes e uma ampola de vitamina. Aplique a pasta por toda a extensão do cabelo e espere 30 minutos para enxaguar.

Banho de brilho de Bepantol

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 8

Você não precisa necessariamente usar tonalizante ou tinta para dar banho de brilho no seu cabelo. É possível combinar ingredientes caseiros que realçam a cor das madeixas e deixam os fios mais macios do que nunca. Uma receita que realmente funciona combina mel, Bepantol líquido e creme de hidratação. (Conheça os benefícios do Bepantol)

Para fazer o banho de brilho caseiro, lave os cabelos com shampoo. Em seguida, aplique a pasta preparada com creme, Bepantol e mel, espalhando bem por todo o comprimento. Deixe agir por 40 minutos. Após esse período, é só enxaguar com água fria.

Banho de brilho de babosa

Banho de Brilho nos cabelos passo a passo 11

Providencie 100 ml de água gelada e 2 folhas de babosa. Você deve extrair apenas a gosma transparente da planta para adicionar à receita. Bata os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura no cabelo, desde as pontas até o couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e enxague normalmente, lavando com shampoo e condicionador.


Mais sobre cabelos:


Vantagens do banho de brilho

  • Recupera o brilho do cabelo;
  • Previne o desbotamento da cor;
  • Deixa os fios com uma aparência mais saudável;
  • Restaura o cabelo danificado por química;
  • Intensifica o movimento e a maciez;
  • É um tratamento barato;

Potencialize o banho de brilho com 5 dicas

Existem algumas dicas que podem melhorar muito os resultados do seu banho de brilho. Confira:

Escolha a coloração apropriada

A escolha da coloração ou do tonalizante é fundamental para deixar os fios com o tom esperado. Os especialistas recomendam sempre optar por um tom acima da cor atual das madeixas. Se você não sabe ao certo qual produto escolher, então opte pelo tonalizante incolor, que pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo.

Proteja a pele das manchas

Assim como acontece na tintura, o banho de brilho também pode causar manchas na pele, principalmente nas orelhas, na nuca e na testa. Para prevenir esse problema, basta aplicar um creme à base de vaselina.

Combine máscara de hidratação e óleo

Uma forma amadora de fazer banho de brilho em casa é combinando a máscara de hidratação ao óleo capilar. Esses dois produtos contribuem com o processo de nutrição e também conseguem hidratar os fios de forma completa.

Use touca térmica

Enquanto o banho de brilho estiver agindo, você pode colocar uma touca térmica para potencializar o resultado. O calor é responsável por abrir as escamas do cabelo, portanto, facilita a penetração dos nutrientes.

Antes de dar brilho, corrija a raiz

Não adianta você fazer um banho de brilho perfeito se a sua raiz está pedindo retoque. O ideal é retocá-la antes de realizar o tratamento, com a coloração apropriada para não dar diferença na cor final do cabelo. Em geral, o banho de brilho nos cabelos precisa cumprir o papel de formar uma película protetora sobre os fios, que, por sua vez, é capaz de corrigir as imperfeições. Cada “receita” contém nutrientes que recuperam a fibra capilar e também pigmentos que restauram a cor. Escolha a técnica mais adequada ao seu perfil e faça o tratamento em casa.

Recomendados para você: