Há alguns anos uma amiga que tem um salão de beleza aqui em Porto Alegre – a Casa de Maria  –  me convidou para  ir conhecer o tratamento de Selagem térmica da marca Cadiveu. O tratamento era novo e ainda não tinha muita divulgação e por causa do meu blog ela achou que seria uma boa me chamar para esse teste. Como eu gosto de tudo que diz respeito a cabelos e adoro os produtos da Cadiveu, fui sem medo e foi o primeiro tratamento de alisamento que fiz na vida. O resultado foi maravilhoso, o cabelo ficou um holofote de tanto brilho e a partir dele perdi o medo das progressivas.

Selagem térmica

Selagem térmica é um tratamento intensivo exatamente como as progressivas. Serve para eliminar o frizz, reduzir o volume e proporcionar aos fios um efeito final bem natural. Também serve para nutrir o cabelo, hidratando e proporcionando mais brilho, maciez e um efeito liso gradativo de longa duração. A duração nesse caso vai variar de cabelo para cabelo exatamente como todos os outros tratamentos de alisar.

cauterizacao-blindagem-e-selagem-termica-7

A selagem térmica que corresponde à técnica mais usada ultimamente, adotando a chapinha como principal aliada para alisar os fios. Essa da Cadiveu foi que me fez experimentar esse processo de passar produto e usar a chapinha para ” selar ” as cutículas com o produto dentro.

O que tem de diferente na aplicação da selagem térmica?

A selagem térmica usa a alta temperatura da prancha para alisar o cabelo, sendo combinada aos produtos de hidratação. Esta técnica é uma das principais formas de alisar o cabelo sem afetar a fibra capilar, agindo mais como hidratante e pouca química. Por conta disso existe essa vantagem sobre os demais alisamentos e é sempre esse o foco quando o serviço da selagem é oferecido nos salões.

Quais as etapas da selagem térmica?

O processo de selagem é formado por etapas e pede cuidado na hora de fazer, mas não é complicado. Tudo começa com a lavagem com um xampu de limpeza profunda, para abrir as cutículas dos fios. Depois vem a aplicação do produto selante e o processo de fechar as cutículas, com o auxílio do calor de um secador e/ou prancha.

Qual o segredo para uma selagem térmica bem feita?

O segredo para acertar no resultado é ter o cuidado de distribuir bem o produto na hora da aplicação e não esquecer nenhuma mecha quando for pranchar o cabelo.

Quanto tempo demora a selagem térmica?

Por conta do número de etapas, a selagem pode ser um pouco demorada. O tempo total  do procedimento depende muito do tamanho e quantidade de cabelo que a cliente possui. Em média, a sessão leva uma hora e meia. O meu levou em torno de duas horas porque é bem grande.


Etapas da selagem térmica

Você quer saber as etapas na ordem certinha? Eu te conto agora o que acontece quando você senta na cadeira do seu cabeleireiro preferido para fazer uma selagem térmica. Acompanhe:

Esse o passo a passo mais comum de como a técnica é feita geralmente nos salões:

1.    Lave o cabelo com xampu antirresíduos;

2.    Tire o excesso de água com uma toalha;

3.    Aplique o selante em todo o cabelo;

4.    Termine de secar o cabelo, com a ajuda de um secador;

5.    Passe a prancha em todo o cabelo;

6.    Lave o cabelo, retirando o produto;

7.    Aplique um protetor térmico e finalize secando e passando prancha.


Quanto custa uma selagem térmica no salão?

Vai variar bastante de cidade para cidade e de salão para salão. Até dento de um mesmo salão os profissionais podem cobrar preços diferentes. Opte por escolher uma marca de produto e fazer a pesquisa de quem usa aquele que deu o resultado que você gostou. por exemplo, veja no seu bairro quem usa Selagem térmica da marca Cadiveu e pergunte os preços para vários estabelecimentos. Assim vai encontrar o que você quer e economizar. Sabendo que você entende do produto e do assunto dificilmente irão usar outra marca ( ou serviço ) em você.

A média que encontrei aqui em Porto alegre foi de R$ 100,00 a R$ 200,00.  Passe na sua rua anotando os números dos salões que você acha que são de confiança, ligue e pergunte o preço. Vai valer a pena, o tratamento é muito bom e achando um lugar bacana e em conta você poderá contar sempre com um bom lugar para fazer esse serviço.

selagem-termica-caseira-610x300

Qual a diferença entre Selagem térmica e escova progressiva?

A diferença é a composição química que é diferente. A  selagem térmica tem em sua composição proteínas e aminoácidos, a escova progressiva usa formol, acido fórmico, formaldeído, glutarol, entre outros  que podem causar danos aos fios e a saúde tanto de quem está realizando o tratamento como do profissional. Fora aquele fedor que fica no salão e a ardência nos olhos. O resultado da selagem proporciona nutrição ao cabelo. Já a progressiva faz uma maquiagem no fio, criando uma película impermeabilizante fazendo com que o cabelo perca o brilho. Isso pode gerar disfunções do couro cabeludo, como caspa ou excesso de oleosidades.

Tenho cabelo liso, posso fazer selagem térmica?

Para quem possui cabelos lisos, não há necessidade de fazer a selagem. Use apenas um bom shampoo e máscara semanalmente para ter o mesmo resultado

Como fazer selagem térmica em casa?

Embora os cabelos cacheados e crespos estejam em alta, o sonho de muitas mulheres ainda é eliminar o volume das madeixas e deixá-las bem lisinhas. Sabemos que todos os tratamentos capilares devem ser feitos depois do diagnóstico de um profissional que entende do assunto, não é? Mas mesmo assim vou passar o passo a passo de como fazer a Selagem térmica em casa caso você tenha interesse em comprar os produtos e fazer você mesma ou com ajuda de uma amiga.

selagem-termica-em-cabelo-cacheado

Selagem térmica caseira

MODO DE PREPARO:

1.    Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos;

2.    Retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha;

3.    Misture a queratina líquida, a máscara reconstrutora e a ampola de semi de lino;

4.    Como Aplicar: Divida o cabelo em várias mechas e vá aplicando a mistura em uma de cada vez, cubra muito bem todos os fios;

5.    Ponha uma touca plástica e deixe agir por 20 minutos;

6.    Não enxágue e seque os fios com um secador, mas sem escova porque ela irá retirar o creme dos cabelos;

7.    Passe a chapinha 8 vezes em cada mecha;

8.    Deixe os cabelos esfriarem por mais ou menos 15 minutos;

9.    Quando o cabelo estiver frio, lave-o com bastante água;

10. Enxugue os cabelos com uma toalha;

11. Aplique o selador de cutícula. Enxágue normalmente;

12. Faça uma escova e finalize passando a prancha nos cabelos;

13. A sua selagem térmica caseira está pronta, agora é preciso ficar três dias sem lavar os cabelos;

14. Lembrando que esse procedimento só pode ser feito uma vez por mês;

15. A selagem térmica deixa os cabelos leves, macios, brilhantes, naturais e super saudáveis.

Assista o vídeo e aprenda como fazer cada uma das etapas:

Espero que tenha curtido e aprendido mais sobre esse procedimento. caso váfazer em casa tenha bastante cuidado!

Se for de Porto Alegre super indico fazer  na Casa de Maria – esse é o nome do salão, o nome da amiga é Carla e não Maria – porque foi onde eu fiz e tive um resultado excelente e duradouro.

Desejo sucesso e fios lindos para todas!