passo-a-passo-para-uma-hidratação-cabelos

Química, coloração, secador, chapinha e muitos outros costumes que temos com o nosso cabelo acabam a longo prazo deixando os fios bem danificados. Mesmo quem faz hidratação frequentemente uma hora ou outra acaba percebendo que precisa de um tratamento extra. Se você fica se perguntando porque isso acontece mesmo hidratando em casa ou no salão saiba um pouco mais sobre a estrutura do nosso cabelo, como as agressões diárias os atingem – poluição, poeira, sol, vento, umidade, sal do mar e cloro da piscina, produtos inapropriados, resíduos – e principalmente como reverter esse quadro.

Como saber se o cabelo precisa de cauterização?

Para começo de conversa saiba que um cabelo danificado apresenta alguns sinais visíveis e que podem estar acontecendo na sua cabeça nesse momento. Olhe para ao seu cabelo e toque nele, veja se ele apresenta : Ressecamento, desbotamento, porosidade, quebra química e queda excessiva. A análise e o diagnóstico final correto só um profissional consegue dar mas em casa, olhando bem, analisando você chega a ter uma ideia de como ele está. Para saber o nível de reparo que ele precisa faça esse teste: Estique-o e analise se há elasticidade. Se ele se partir facilmente, procure um profissional de confiança para realizar uma avaliação mais precisa e o tratamento adequado.

De que é feito o nosso cabelo?

cabelos-hidratados-oleo-de-argan-cachos-49189

Afinal você sabe do que é feito o nosso cabelo? Ele é composto de 90% de queratina. Essa proteína com nome interessante têm 21 aminoácidos na sua composição. Vou traduzir pra você o que isso significa: ela é grande e se ela é grande ela não se fixa com tanta facilidade quanto moléculas pequenas. A queratina solta, cai do cabelo quando usamos a água muito quente para lavar a cabeça mas também solta quando usamos um elástico apertado por exemplo. O cuidado deve ser constante por conta disso.

E se elas se soltam com facilidade a reposição deve ser feita sempre que você perceber os sinais que falamos ali acima. Eles são os sintomas de que a queratina não está em quantidade suficiente e que precisa de uma forcinha extra.

4138e6eb95fcac3e78f798fb29da6dba

Fora os 90% de queratina, 8% são de lipídios, glicogênio, água, pentoses e ácido glutâmico. Os outros 2% são de minerais como o enxofre, afinal a queratina precisa dele pra ficar grudadinha no cabelo senão solta tudo e não tem mais como formar o fio. Os cabelos são resistentes mas por outro lado são um somatório de elementos que precisam uns dos outros para estarem bonitos. Quando um deles não está ok os cabelos aparentam ressecamento e não brilham de jeito nenhum. Sabia que é por isso que temos a impressão de que se enchermos ele de óleo ele vai brilhar e nem sempre é isso que acontece?

Pense comigo se passarmos óleo em um pedaço de madeira ele ficará realmente brilhoso, acetinado e se passarmos em uma esponja ela ficará pesada, com um monte de óleo no seu interior e não vai brilhar de jeito nenhum, o óleo só vai piorar o quadro. Temos que blindar o cabelo para que ele não fique como uma esponja e é esse o ponto principal do post de hoje. Aprendermos o passo a passo da cauterização e colocarmos em prática esse tratamento eficiente que fará todo o resto se ajeitar.

Eu hidrato toda semana, preciso cauterizar? Porque?

243524-dicas-de-hidratação-1

Se você hidrata toda semana e faz reconstrução a cada quinze dias saiba que pode estar passando óleo na esponja. Hoje vamos mais fundo e aprender a transformar a esponja em um pedaço de madeira fazendo assim que todos os outros tratamentos sejam bem mais eficientes. Não é apenas a cauterização que vai funcionar a partir de agora, é todo o conjunto de tratamentos mas ele é o que recupera mais profundamente os fios ressecados porque utiliza queratina líquida e ela é a tal  proteína que faz parte da composição do cabelo. Lembram dela ali acima?

13-light-brown-hair-with-blonde-balayage

Qual a diferença da cauterização para os outros tratamentos no salão?

A reposição da proteína é a principal função da cauterização, que é recomendada para quem está com os fios muito ressecados, quebradiços e sem brilho.

Você pode ir ao salão e pedir com todas as letras um tratamento de cauterização. Converse sobre o que leu aqui com o cabeleireiro e tire as dúvidas que restarem. Isso é bem importante. Não fique jogando dinheiro fora com tratamento que não fará efeito ou, se fizer, é só ali na hora depois da escova do salão. Quem nuca passou por isso? A cauterização não é tão mais cara assim que os outros tratamentos e o diferencial é ter a queratina líquida nele.

Quanto custa a queratina líquida?

Sim você pode fazer em casa e vai precisar de produtos específicos para esse fim. Vá até uma loja de profissionais de salão de sua confiança ou procure online onde já costuma comprar. Faça suas buscas por: Cauterização capilar e queratina líquida. Existe queratina líquida de várias marcas e preços. Eu uso a da Natura e não acho muito cara, fica em torno de R$ 25,00. Não use loucamente como se fosse uma água á toa. O excesso deixará o seu cabelo duro e quebrando. Use apenas quando precisar de cauterização. Combinado?

Se já decidiu investir no procedimento em casa vamos ao  passo a passo!

tipos de hidratacao cabelo em casa 5

Passo a passa da cauterização

1° passo: Lave os fios duas vezes com um shampoo sem sal para deixá-los bem limpos e sem resíduos de oleosidade.

2° passo: Depois de lavagem e com ele ainda úmido, borrife a queratina líquida nas pontas e por todo o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por 10 minutos até o próximo passo.

3° passo: Para ficar com as madeixas ainda mais macias, deve se aplicar a máscara sem enxaguar a queratina, fazendo assim, uma rápida hidratação. Para reforçar o efeito e garantir mais brilho para os cabelos, recomendamos acrescentar algumas gotas do óleo de argan na mistura e massagear os fios com os dedos para garantir que as substâncias penetrem com eficácia. O tempo de pausa é de 3 a 5 minutos.

4° passo: Agora que suas madeixas já estão hidratadas, retire o excesso de água dos fios com uma toalha seca delicadamente, para não abrir as cutículas do cabelo que a hidratação acabou de selar.

5° passo: Por último, aplique um produto termoativado e escove as madeixas com o secador. Se preferir, passe a chapinha em seguida para deixar o cabelo alinhado e superbrilhoso.

15-dark-brown-hair-with-dark-caramel-highlights

Os cabelos são todos iguais?

Espero ter ajudado com as dicas e falando um pouco sobre a composição do cabelo. Um pouco de biologia e química são fundamentais para saber como agir diante dos problemas que os cabelos podem apresentar diante das agressões do dia a dia. Cada tipo de cabelo pode apresentar problemas diferentes pelo tipo de agressão que sofre  ( cloro, sal, água quente variam bastante, por exemplo ) mas a composição é sempre parecida.

Não abra mão de bons produtos e boas marcas. Pesquise as composições deles para saber se faz ou não sentido aquele preço e o que vem escrito na embalagem.

Cuide dos seus cabelos diariamente e tenha certeza de fios saudáveis e bonitos.