O banho dourado também é chamado de banho de lua e é um procedimento bem comum e clínicas de estética e em salões de beleza até mesmo nos mais simples. Ele  valoriza a pele bronzeada, pois é um tratamento indicado para clarear os pelos das pernas, barriga, bumbum e braços, proporcionando um dourado uniforme. Mas é possível fazer em casa, sem riscos e tendo a mesma eficiência do serviço profissional. Vamos aprender?

Os pelos claros ainda ressaltam a feminilidade e promovem cuidados especiais para o corpo. Quando começa a temporada de praias e piscinas nada melhor do que estar segura dentro do seu biquíni e os pelos descoloridos certamente ajudam nesse sentido. Há quem ache super sexy principalmente na barriga e nas coxas. Eu já usei muito quando era adolescente e hoje em dia uso apenas nos braços devido a essa genética lusitana que me deixou com muito mais pelos do que eu preciso, mas isso é uma longa história.

banho-de-lua

Qual o efeito do banho dourado?

O nome do procedimento é bacana não acham? Eu curto!  E quanto tempo dura? É bom que dure bastante porque para ficar perfeito é necessário seguir todas as etapas e não é fácil ( mas é simples ! ) . Seu efeito dourado dura cerca de um mês, dependendo do quanto o seus pelos crescem mensalmente e fica mais bonito na pele bronzeada. Como eu disse, o  banho é realizado em cinco etapas que englobam a esfoliação , preparação, descoloração dos pelos, nutrição e hidratação.

Para começar o procedimento verifique se você ( ou em quem você pretende fazer ) não tem nenhuma alergia ao que será usado em todas as etapas. São produtos químicos que serão passados na pele nua, então antes que ir em frente faça uma prova de toque e pense no estrago que pode acontecer caso estejamos usando em alguém alérgico. Não vale a pena esse risco. Se não tem nada que te impeça, vamos em frente!

banho-de-lua-2

Como fazer o banho dourado em casa?

O passo a passo a seguir é o que é oferecido em alguns SPAs, ou seja, é um tratamento completo. O ideal é seguir todas as etapas a risca, caso queira substituir alguma das receitas ou produtos, faça com algum de qualidade equivalente, combinado? Não é a hora de dar uma de Bela Gil e trocar o descolorante por linhaça, porque não fará nenhum efeito.

Algumas postagens sobre o assunto colocam a esfoliação após a descoloração. Acho que um conhecimento mínimo de atrito, Física e Biologia fazem com que a gente tenha noção de que essa não é uma boa ideia. Confiem em mim e tenham certeza que a ordem dos procedimentos abaixo é a mais indicada.

Prepare todas as receitas antes de iniciar o tratamento

Banho-de-lua (1)

1º passo: esfoliação

Misture três colheres de sopa de mel com duas colheres de sopa de aveia em flocos. Adicione a essa mistura 3/4 de leite de soja. Mexa e faça um creme com os ingredientes naturais.

Com o corpo molhado aplique a mistura onde será feita a descoloração dos fios: Coxas, pernas, barriga, bumbum e braços. Faça movimentos ascendentes ( de baixo para cima ) vigorosos. Deixe agir por cinco minutos e enxágue bem.

Esse estímulo, associado às vitaminas do mel, da aveia e do leite, renova as células, nutre a pele e ativa a circulação. É excelente para começarmos o processo do banho dourado.

Sim, pode ser substituído por algum produto esfoliante que você já use e goste.

kit banho delua1

2º passo: loção calmante

Quando for fazer a esfoliação já deixe esfriando a seguinte solução :

Faça uma infusão bem forte com seis saches de chá verde em duas xícaras de água. Deixe esfriar um pouco e borrife em todo o corpo. Aguarde alguns minutos para que a pele seque naturalmente.

Acalma a pele mas mantém o corpo desperto e ativo. É excelente!

tic_0_296

3º passo: hidratante

Vamos continuar usando o mel nessa etapa, para isso mistur cinco colheres de sopa dele puro com 6 gotas de óleo de gergelim. Aplique em todo o corpo usando um pincel e massageando suavemente. Deixe agir por 10 minutos. Remova o excesso com uma ducha morna. Se preferir que fique mais duluído e fácil de aplicar ( e de tirar ) , dissolva o mel com o óleo de gergelim em 1 xícara de chá de chá verde para que o hidratante fique mais fluido e fácil de aplicar.

banho-de-lua-170608[1]

4º passo: aplicação do clareador

Aplique o creme parafinado ou óleo de amêndoas nas regiões onde irá descolorir os pelos. O creme parafinado ou o óleo de amêndoas servem como uma proteção para isolar a pele da mistura da água oxigenada com o pó descolorante evitando a sensação de coceira e “pinicação” que essa mistura causa na pele sem essa proteção.

Preparar a mistura de água oxigenada com pó descolorante até formar uma pasta espumosa, a medida recomendada geralmente é de 2 para 1, ou seja 2 medidas de água oxigenada para 1 medida de pó descolorante. Aplicar essa mistura nas regiões onde aplicou a parafina ou o óleo de amêndoas.

maxresdefault

Quanto mais consistente for essa mistura mais difícil de aplicar sobre a pele e se for mole/líquida a mistura, correrá o risco de ficar escorrendo e não terá o efeito esperado. Forme uma pasta espumosa que seja de fácil aplicação. A quantidade dessa mistura irá depender das regiões do corpo que irá descolorir.

O tempo de ação do descolorante pode variar entre 10 à 20 minutos dependendo da grossura dos pelos, por esse motivo, sempre comece aplicando a mistura nas regiões onde os pelos são mais grossos e depois as regiões com os pelos mais finos.

Dica: De 5 em 5 minutos com uma espátula, retire de uma pequena área do corpo a mistura do descolorante e verifique se clareou a região, caso tenha clareado, com a espátula retire o excesso do produto e depois lave com água abundante retirando qualquer resíduo.

5º passo: hidratação final

Bata no liquidificador dois copos de água mineral com seis gotas de óleo de gergelim e um maço de hortelã e coe. Aplique em todo o corpo massageando suavemente. Retire com água morna. “O hortelã refresca a pele e ajuda a inibir possíveis irritações, já o gergelim é um poderoso hidratante e antioxidante natural, ótimo para deixar a pele extremamente macia e iluminada.

image14

Esse procedimento é muito oferecido no dia da noiva nos pacotes oferecidos pelos salões e SPAs. Nas clínicas ele demora em torno de uma hora e meia a duas horas. As etapas são essas aqui de cima e você pode reproduzir em casa. Para que dê tudo certinho leia as dicas aqui abaixo.

– a mistura clareadora funciona melhor se você a fizer e esperar 4 minutos para usá-la
– nunca faça o banho de lua no sol. Ele pode até agir mais rápido, mas vai dar coceira e deixar a pele irritada. Os minutinhos a mais que você ganha não valem à pena
– se tiver rinite ou outra alergia respiratória, use uma máscara que protege o nariz

SDC12701
– se seus pelos forem muito escuros, use oxigenada a 30 volumes, mas fuja da de 40 volumes
– se você for alérgica a amônia, compre pó descolorante sem amônia, o resultado é quase o mesmo;
– Evite a exposição ao sol após descolorir os pelos; o ideal é aguardar 24 horas e sempre aplicar boas camadas de protetor solar ao sair de casa

– Jamais utilize produtos fora do prazo de validade

– Faça a mistura em um ambiente seguro e lave as mãos após a manipulação do descolorante

– Nunca utilize o produto em áreas escoriadas, com machucados ou com irritações prévias; a água oxigenada pode piorar ainda mais o quadro

– Tome cuidado para não passar do tempo indicado na embalagem; se a mistura ficar no corpo por um período longo, pode piorar o eritema causado pelo produto químico e levar a sérias irritações na pele

– Lave-se bem após a sessão e não se esqueça de hidratar a pele, que fica ressecada devido ao pós descolorante e à água oxigenada

images

– Coma bem; uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda a melhorar a qualidade dos pelos.