quarto-montessoriano-1

Se você chegou até aqui procurando dicas de decoração para Quarto Montessoriano é bem provável que já saiba do que se trata. Se você está sempre aqui pelo Muito chique e resolveu clicar no link do texto justamente porque não sabia o que era e ficou curioso saiba que vou te explicar tudo e você vai adorar a ideia.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Quarto Montessoriano

Para começo de conversa esse nome " montessoriano " vem de uma senhora que viveu lá atrás e criou um método de ensino muito interessante. Essa metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori aconteceu lá por volta de 1907 e ainda faz muito sentido.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + FotosQuarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Autonomia no quarto

A relação está no conceito principal do método que é a autoeducação. Sendo assim, o quarto deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Decoração tradicional

Se você sempre sonhou em um quarto de princesa para seu bebê será que não está na hora de reconsiderar algumas coisas pensando única e exclusivamente no seu desenvolvimento? Imagine a quantidade de estímulos que um quarto todo decorado oferece em níveis de altura em que a criança nem consegue acessar. Deve ser ao mesmo tempo, do ponto de vista dos pequenos, irritante e desmotivador.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos Estilo montessoriano

Mas o que deve ter um quarto para ser considerado ao estilo do método montessoriano? Vamos começar pelo objetivo de montar um quarto assim com móveis e objetos na altura dos olhos da criança, que é  para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Aqui entra outra palavra chave quando falamos em quarto montessoriano: segurança! E tudo que uma mãe quer, seja ela novata ou experiente na maternidade, é que seu bebê tenha no quarto um ambiente seguro.

Cama no quarto montessoriano

Por exemplo,  um item que existe em todos os quartos de bebês praticamente, é o berço alto, que depois de alguns anos é substituído por uma cama também alta demais para as perninhas da criança.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

No quarto montessoriano os colchões são colocados no chão para que ofereçam maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Isso faz muita diferença na autonomia da criança que vai formando seus hábitos e personalidade muito cedo.

Brinquedos no quarto

E aquela parede lotada de brinquedos que só podem ser usados sob supervisão porque ou são caros demais, ou podem machucar, sujar a casa, ser perigosos? No quarto montessoriano nada disso tem vez e ainda bem. No método são  incentivadas as descobertas espontâneas. E os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Nada de brinquedos em caixas ou decorando os nichos dos armários. Brinquedos pertinho das mãos dos pequenos porque são deles e aos poucos irão descobrindo quais gostam mais de forma realmente espontânea. Criança não brinca com brinquedo que não gosta, não é verdade?

Rodízio de brinquedos

Seguidamente ouço alguma mãe ou pai postando uma foto de uma criança que não deu bola para a boneca e brincou só com a caixa. Já viram algo semelhante acontecer aí na casa de vocês? Isso acontece  porque o interesse da criança não foi despertado, a boneca gerou monotonia e segundo os especialistas esses brinquedos não devem ser oferecidos em grande quantidade e sim em sistema de rodízio e trocados a cada quinze dias.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Aquela caixa gigantesca que algumas mães ainda mantém no quarto não ajudam a desenvolver a criança. Um número BEM menor com rodízio quinzenal é efetivamente a forma mais saudável de fazer a criança experimentar cores, texturas, tamanhos e se desenvolver.

Idade para montar o quarto montessoriano

Se você ficou na dúvida sobre a partir de que idade os pequenos podem se beneficiar de um quarto montessoriano saiba que ele já pode ser o foco do seu planejamento já desde a gravidez porque os bebês já podem sentir os benefícios desde que nascem.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos

Segundo a Maria Montessori, durante os primeiros anos de vida – inconscientemente de 0 a 3 anos e conscientemente dos 3 aos 6 anos – a criança absorve os estímulos do ambiente porque ela tem uma mente absorvente. Algumas mães optam por montar o quarto no momento em que os filhos apresentaram alguma autonomia, como a partir da fase do engatinhar ou do rolar. Varia de mãe para mãe, mas pelo que vemos no método montessoriano, quanto antes, melhor.

Adaptação as fases e o quarto montessoriano

Outro ponto que é comum é vermos a criança ter o mesmo quarto até quase a adolescência. O meu foi assim, o de muitas crianças é assim também. Por uma questão de praticidade e de custos, visto que uma reforma demanda grana e tempo ( e paciência! ) .O quarto montessoriano cresce junto com a criança, adaptando-o para a necessidade dela em cada fase da infância. Novos recursos, experiências táteis e possibilidades de escolhas vão sendo inseridos. Isso faz muito mais sentido, não é mesmo?

Composição do ambiente montessoriano:

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos
Cama no chão ou somente uso do colchão

O colchão baixo vai trazer para seu filho uma liberdade completamente diferente vivida pelos bebês que ficam dentro do berço.E com a vantagem de diminuir o risco de queda dos berços tradicionais.

Quarto Montessoriano: Dicas como montar + Fotos Espelho

Para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Barra afixada na parede

O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete

quarto-montessoriano-16

Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores. O tapete pode começar por debaixo do colchão, impedindo a passagem da friagem. Estenda o tapete em boa parte do quarto, para que seu filho brinque em um ambiente confortável e desça do colchão com mais segurança, sem contato direto com o piso.Tapetes macios ou EVA ou PVC (Policloreto de polivinila) ou PE (polietileno) ou mesmo carpetes são opções para colocar no quarto montessoriano.

A diferença entre os tapetes de EVA, de PVC e de PE são poucas, mas existem alguns detalhes que vale a pena você conhecer:

Modelos

Tapete EVA: é o mais usado como proteção, sendo encontrado frequentemente em forma de placas de EVA. É a opção mais popular. Geralmente não são impermeáveis e absorvem muita sujeira, sendo difíceis de limpar.

Tapete PVC: Dos 3, é o mais resistente. Não deforma e é antiderrapante. Ideal para quem pretende guardar o tapete para o segundo filho. É também um material mais fácil de limpar. Outra vantagem é não ser em placas, o que facilita na hora de mudar de lugar. Em contra partida, dos três é o que possui maior custo.

mg_3163

Tapete PE: muito parecido com o PVC, porém mais frágil. Mas em comparação ao EVA, é superior, principalmente em relação à facilidade com a limpeza.

Independente da opção de tapete escolhido, o mais importante é deixar os pequenos seguros e confortáveis.

quarto-montessoriano-1

Armário baixo

Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

Quarto montessoriano e segurança

Como as crianças são estimuladas a pegra em tudo que está ao seu alcance as medidas de segurança são fundamentais para que a experiência do quarto montessoriano seja eficiente.

Algumas regrinhas de segurança precisam ser seguidas à risca e não é hora de economizar no orçamento, nem nos esforços.  Como o bebê fica livre, o quarto não pode ter tomadas visíveis, quinas, vidro, miudezas, objetos pontiagudos ou qualquer coisa que pode conferir risco.

quarto-montessoriano-2

A listinha de segurança está aqui:

Evite móveis ou outros elementos com quinas.

  • Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.
  • Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos.
  • Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar.
  • Esconda e proteja as tomadas.

Cores na decoração

Você pode investir em uma base neutra com madeira clara e escolher objetos e tecidos em dois tons bem clarinhos, como o rosa e o cinza. Para fugir das cores pastel e da monotonia, pode também  escolher um tecido amarelo forte. A cor pode também aparece nos adesivos na parede.

quarto-montessoriano-1 quarto-montessoriano-1 quarto-montessoriano-1 quarto-montessoriano-2 quarto-montessoriano-3 quarto-montessoriano-4 quarto-montessoriano-5 quarto-montessoriano-6 quarto-montessoriano-7 quarto-montessoriano-8 quarto-montessoriano-9 quarto-montessoriano-10 quarto-montessoriano-11 quarto-montessoriano-12

Processed with Rookie

quarto-montessoriano-14 quarto-montessoriano-15 quarto-montessoriano-16 quarto-montessoriano-17 quarto-montessoriano-18 quarto-montessoriano-19 quarto-montessoriano-20 quarto-montessoriano-21
quarto-montessoriano-23 quarto-montessoriano-24 quarto-montessoriano-25 quarto-montessoriano-26 quarto-montessoriano-27 quarto-montessoriano-28 quarto-montessoriano-29 quarto-montessoriano-30

?????????????????????????????????????????????????????????

quarto-montessoriano-32 quarto-montessoriano-33 quarto-montessoriano-34 quarto-montessoriano-35 quarto-montessoriano-36 quarto-montessoriano-37 quarto-montessoriano-38 quarto-montessoriano-39 quarto-montessoriano-40 quarto-montessoriano-41 quarto-montessoriano-42 quarto-montessoriano-43 quarto-montessoriano-45 quarto-montessoriano-47 quarto-montessoriano-48 quarto-montessoriano-49 quarto-montessoriano-50 quarto-montessoriano-51 quarto-montessoriano-52 quarto-montessoriano-53 quarto-montessoriano-54 quarto-montessoriano-55 quarto-montessoriano-56 quarto-montessoriano-57 quarto-montessoriano-58 quarto-montessoriano-59 quarto-montessoriano-60 quarto-montessoriano-61 quarto-montessoriano-62 quarto-montessoriano-63 quarto-montessoriano-64 quarto-montessoriano-65

Depois de ver todas essas dicas de decoração, veja as Brincadeiras como fazer brincadeiras em casa para as crianças.