Aprenda os truques para fazer Fotos de bebê em casa, o tempo passa muito rápido e as crianças mudam do dia pra noite, nada mais natural do que registrar pra toda vida esses primeiros meses da criança. Se possível registrar de um jeito criativo e divertido esse crescimento e olhar sempre que sentir saudades dos seus bebês. Vale lembrar que você precisa ter uma câmera fotográfica ou um celular com uma boa resolução para obter um resultado satisfatório como alguns exemplos de fotos que separamos nesse post.

Fotos de bebê em casa

Fotos de bebê em casa

Quando fazer as fotos do bebê.

Já pode começar fazendo na maternidade mesmo e algumas dicas variam de idade para idade pois como eu disse os bebês mudam do dia pra noite e o jeito de fotografar também. Vamos separar algumas dicas por idade para facilitar e você já vê onde seu bebê se encaixa para ter as dicas personalizadas. Combinado?

Fotos na maternidade

Ainda na maternidade, uma dica é fotografar o bebê bem embrulhadinho, apertadinho, como eles gostam, para que fiquem tranquilos e serenos nas fotos. O bonito de fotografar um recém-nascido é mostrar a paz e a tranquilidade desses primeiros dias de vida, quando dormem e parecem sonhar.

Fotos de bebê em casa

Bebês recém- nascidos

Se possível, o ideal é fazer as fotos em casa mesmo. Assim, o bebê não é retirado de seu ambiente familiar.Os principais cuidados que devem ser tomados pelos pais são em relação à temperatura e à higienização do ambiente. No hospital, a temperatura ambiente é de 25 °C. Essa é considerada uma temperatura confortável para o bebê.

O local não deve ser muito quente, pois o bebê pode ficar desidratado por causa do suor, já que eles perdem líquidos muito rápido. Também não pode estar frio, pois, caso contrário, eles ficam incomodados e não dormem, sem falar do risco de doenças causadas pela baixa temperatura.

Os recém-nascidos devem ser fotografados dormindo, pois eles ainda não focam o olhar e podem ficar com um ar perdido. Nessa fase da vida, eles enxergam apenas até 30 cm de distância e desviam os olhos o tempo todo.

Fotos de bebê em casa

Dicas importantes

Tudo deve ser limpo com álcool 70% e, para evitar alergias e irritações. O uso de tapetes felpudos e outros acessórios para compor as fotos deve sempre levar em consideração o conforto do bebê. Ao escolher os acessórios que serão utilizados na sessão, como coroas, mantas, cestos e baús, vale o bom senso. Peças ou posições que possam gerar qualquer tipo de desconforto ao bebê devem ser descartadas

Outra grande preocupação dos pediatras com os ensaios gira em torno do tempo de duração. Eles não podem demorar muito, pois o bebê vai querer mamar, dormir, necessita ser trocado. Sendo assim, ele pode ficar choroso. Deve-se respeitar a criança

Fotos de bebê em casa

Bebês com três meses

Nessa idade  o bebê já começa a interagir e muitas novidades passam a ser descobertas.. Para as menininhas, que adoram acessórios, as saias de frufru deixam-na mais delicada e a foto fica incrível. Aposte também em acessórios que a criança possa interagir espontaneamente (nada de objetos muito pequenos que possam ser engolidos).

Fotos de bebê em casa

Bebês de cinco ou seis meses

Se o bebê tiver acima de 5 ou 6 meses, você já pode pensar em fazer a seção de fotos fora de casa, como em um parque, que deixa o visual bem natural. Opte pela luz do finalzinho da tarde ou das primeiras horas da manhã. Se isso não for possível, procure as sombras, pois a luz direta no rosto fará com que seu bebê feche os olhinhos e se irrite.

Fotos de bebê em casa

Dicas para todas as idades

Para o baixinho que adora o momento do banho, aproveite para fazer algumas fotos
Fotografias tiradas de cima ficam lindas. O cenário para este tipo de foto pode ser uma cama bem confortável.

Se o seu filhote  já está tendo as primeiras tentativas de engatinhar, uma boa dica de foto para o book de bebê é colocá-lo no chão e registrar suas reações.

Fotografar o bebê só de fralda resulta em fotos lindas, lindas. Se quiser, coloque uma calcinha por cima da fralda ou um short.

Intercale fotos bem coloridas e outras com efeito preto e branco. No primeiro caso, o grande contraste de cores representa bem a explosão de alegria que é a infância. Mas não deixe de fora a poesia e o impacto de opções preto e branco

Iluminação de fotos com bebês

fotografia, por sua definição do grego, é desenhar com a luz. Sendo assim, o mais importante para obter uma boa imagem, em primeiro lugar, é a luz. “Gosto de como a luz natural envolve o bebê e da suavidade que ela nos transmite. Flashes tendem a deixar a luz dura. Em casa, basta ter uma boa janela e posicionar o bebê próximo a ela. Mas evite o sol direto”, aconselha Laura.

Monte cenários com o que você tem em casa

Olhe ao redor e procure cantinhos da sua casa que possam render boas fotos. Um jardim, uma janela, uma árvore ou até o próprio bercinho… Vale tudo! Posicione o bebê no lugar escolhido e “limpe” tudo ao redor dele. Tire almofadas em excesso, enfeites, carrinhos etc. Evidencie o astro da foto. Lembre-se: o foco é sempre o pequeno e muitos elementos podem roubar a cena dele e deixar a foto poluída.

Como tirar fotos naturais de bebês

Não fique pedindo para a criança ficar sorrindo o tempo todo, pois assim o sorriso fica artificial. Crie condições para que ele apareça naturalmente. Faça graça, brinque, cante. Além disso, ela nem sempre precisa estar sorrindo e olhando para a câmera. Você pode tirar fotos dela dormindo, despertando, interagindo e até mesmo chorando.

Cuidados para a seção de fotos com bebês

Esse é um momento delicado em que o bebê não pode ficar estressado, nem agitado demais. Por isso, recomendo que só os pais estejam junto no momento.

Como fazer o bebê interagir com a foto

Peça para alguém fazer algum barulho com um brinquedo atrás de você – assim o bebê olha em direção à lente.

Melhores cores para fotografias com bebês

A estrela da seção é o bebê. Nada de querer montar o ambiente com vários elementos coloridos. Segundo Laura, se for fotografar em cima da cama, por exemplo, coloque uma colcha lisa e clara, de preferência branca, bege ou off-white. Isso vai ajudar a realçar a beleza do bebê.

Fotos com os irmãos

Se o bebê tiver um irmãozinho ou um bichinho de estimação, como um cachorro, inclua-o na foto também.

Além dessas, que tal incluir os pais na imagem? A tendência geral é segurar o bebê com o rosto dele virado para as lentes. Uma outra solução é colocá-lo deitado na cama do casal, com os pais ao lado. Uma ideia é a mamãe clicar o pai brincando com ele na cama e fechar bem o ângulo, deixando apenas os rostos juntos. Na vez da mãe, a sugestão é colocar o bebê em cima da barriga dela e o pai fazer a foto por trás da cabeça da mãe.

Dicas rápidas:

1. Procure usar luz natural indireta. Faça testes, veja em que horário o ambiente da foto tem uma melhor iluminação;

2. Sempre que for fotografar o bebê de frente, fotografe na altura dos olhos dele;

3. Se organize e defina a periodicidade que irá fotografar, mensal, bimestral etc.. Coloque na agenda, pois com as tarefas intensas do dia a dia fica muito fácil esquecer e como o bebê muda muito rápido nos primeiros meses quanto mais precisa você for nas datas, mais legal o resultado!

4. Além de ter as fotos no computador, tenha um backup e imprima algumas, pensou que triste depois de tudo isso perder as fotos?

Veja alguns modelos de Fotos de bebê em casa

Fotos de bebê em casa em preto e branco

Fotos de bebê em casa (crie diversas situações)

Fotos de bebê em casa (nos primeiros 12 meses)

Depois de conferir as dicas de Fotos de bebê em casa, siga o passo a passo e comece a fotografar seu filhote e registrar os momentos mais especias, pois essa fase passa muito rápido então não deixe de guardar essas lembranças.

Você vai gostar de ver outra super dica sobre decoração de quarto de bebê, tudo que precisa para deixar um ambiente agradável para seu baby.

Recomendados para você: