Hoje o assunto é sobre alimentação infantil e dicas para fazer seu filho mudar os hábitos, muito se fala sobre educar a criança para que ela coma bem mas esquecemos que a alimentação errada para a criança é a mesma errada para nós, por isso é importante que os pais comem de maneira correta dar o exemplo para os filhos. Isso vale em qualquer idade! No post de hoje muitas dicas preciosas sobre alimentação balanceada, saudável e formadora de bons hábitos para crianças. Se você conhece alguma mãe que tem problemas com a alimentação do seu filho, mande esse link pra ela e mostre que você realmente se importa.

alimentação infantilAlimentação infantil

Dica pra começar: Você pode usar um quadro e post its para decidir, junto com a família, o cardápio do mês e da semana. É uma ótima oportunidade de saber as preferências de cada um em casa e construir um cardápio saudável em conjunto.

alimentação infantilO que comprar para alimentar bem uma criança?

A primeira dica, antes de começar as compras, é passar usar pratos e tigelas menores em casa. Aprenda a não forçar as crianças a limparem o prato de comida, mas sim, a comerem menores porções. A partir daí, você poderá seguir um modelo de cardápio semanal infantil apropriado para suas crianças.

alimentação infantil

Então, você deverá ir a um nutricionista com a família para criar um cardápio conjunto. Lógico, você pode achar que é só comprar frutas, legumes e verduras que está tudo bem, mas não é só isso. São necessários muitos nutrientes para uma dieta realmente saudável e tem de ser levado em consideração o metabolismo de cada um na família. Nossas dicas aqui são uma orientação inicial para você levar a sua família a um cardápio mais saudável e também controlar como está a qualidade da merenda escolar de seus filhos. Mas o nutricionista ou um médico especialista são os profissionais que você deve procurar para fazer sua lista de compras baseado no cardápio semana da família.

Dicas para uma alimentação infantil saudável – FUNCIONAM!

alimentação infantil

Essas dicas funcionam mas precisam sair da tela do blog e ir pra sua realidade e mudar a sua vida e do seu filho.

Eduque o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

alimentação infantil

Ofereça mais verduras e legumes. O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação. Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação, como cremes, sopas ou suflês.

alimentação infantil

Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo. A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimentos. Brincadeiras ligadas ao computador e ao videogame são mais um fator contribuinte para a questão da obesidade infantil.

alimentação infantil

Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de “porcarias” e insistir para que a criança coma saladas. A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer merendas saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas. Opte sempre por biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais na hora da merenda

Alimentos que devemos evitar com as crianças

Guloseimas, salgadinhos, bolachas e doces são ainda considerados o carro chefe da alimentação infantil. As quantidades exageradas de calorias somadas a poucos nutrientes e substâncias químicas prejudiciais geram uma combinação extremamente nociva.

alimentação infantil

Tenha um café da manhã saudável

Certifique-se que sua família e as crianças comem um café da manhã saudável todos os dias. Além de ser uma boa maneira de começar o dia, um café da manhã nutritivo pode ajudar a evitar excessos e lanches no final do dia. Ofereça às crianças opções como cereais integrais com baixo teor de gordura ou leite desnatado, aveia ou frutas para começar o dia com o pé direito.

Ideias para o café da manhã das crianças saudável

  • Mexa granola em um pote de iogurte desnatado ou sem gordura. Cubra com maçãs ou frutas fatiadas
  • Adicione morangos, mirtilos ou bananas para waffles de grãos integrais, panquecas, cereais, aveia ou torradas
  • Pão integral torrado com uma fina camada de manteiga de amendoim, requeijão light e bananas fatiadas
  • Adicione vegetais como pimentão, brócolis, espinafre, cogumelos ou tomate em um ovo ou omelete
  • Incorpore frutas e legumes em conserva, secos e congelados em seu menu de café da manhã
  • Procure frutas ou xaropes sem adição de açúcar, além de legumes sem adição de sal, manteiga ou molho de creme

Como balancear o cardápio infantil

As proteínas fornecem aminoácidos para as células do organismo, que tem como função o crescimento, regeneração de ossos, músculos, órgãos, cicatrização, fornece calor e energia ao organismo. Existem as de fonte animal (carnes, aves, peixes, ovos e laticínios) e as de fonte vegetal (feijão, castanhas, cereais, pão, soja, ervilha, batata, lentilha…).

Os carboidratos têm como função dar energia ao organismo para desempenhar suas atividades. Dividem-se em simples (de fácil digestão e absorção, encontrados nas frutas e nos açúcares) e os complexos (são digeridos e absorvidos mais lentamente e são encontrados em massas, pães, cereais, leguminosas, batata, aipim, milho, etc).

Os lipídeos são fontes concentradas de energia para que o organismo desempenhe suas atividades. Suas funções são isolar contra alterações de temperatura, proteger fisicamente os vasos, nervos e órgãos, transportar as vitaminas A, D, E e K, despertar o apetite, gerar saciedade, etc. São encontrados no leite e derivados, gema do ovo, carne e subprodutos, peixe, frango, nozes, óleos…existem vários tipos de lipídeos, uns são muito importantes para o organismo, outros fazem mal à saúde.

Substituições na alimentação infantil

alimentação infantil

Corte as bebidas açucaradas para as crianças

Reduzir a ingestão de açúcar da sua família é tão fácil quanto fazer escolhas diferentes sobre quais serão as bebidas familiares. Bebidas adoçadas são fontes de açúcar líquido que não trazem nutrição alguma. MUITO cuidado com os sucos de caixinha porque podem ser uma péssima substituição! Com água potável em vez de bebidas com adição de açúcar, sua família estará um gole mais perto de uma saúde melhor, além de ajudar a cuidar da melhor nutrição das crianças com uma alimentação infantil melhor.

Refrigerantes por sucos naturais

Além de não terem valor nutricional, refrigerantes possuem sódio e açúcares em excesso em sua composição. O consumo de sucos naturais, com pouco ou sem açúcar, é uma forma de garantir que as crianças recebam os nutrientes das frutas e se acostumem com seu sabor.

Bolachas recheadas por frutas

As bolachas são práticas, mas também são ricas em gorduras, açúcares e sódio e não possuem quantidade acentuada de vitaminas e minerais, portanto, sem valor nutricional. Frutas como as uvas são fáceis de comer e contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

alimentação infantil

Salgadinhos por frutas cortadas

Tirar os salgadinhos industrializados da dieta das crianças é também outra oportunidade para inserir as frutas no dia a dia. Além de nutritivas, melão, melancia, banana, maçã cortadas em pequenos pedaços, elas ainda podem ser divertidas.

Outra dica super importante é sobre os alimentos indicados no período de amamentação, veja os cuidados que você precisa ter nesse momento que seu filho necessita de nutrientes.

Espero ter ajudado com as dicas do post de hoje e que seu filho comece a se interessar por uma alimentação saudável mesmo que seja aos poucos. Os ganhos são para a vida inteira!

Recomendados para você: