quarto-de-bebe-azul-e-rosa- (2)

Buscando ideias de decoração para quarto de bebê? Quem está esperando um bebê sabe o quanto essa espera envolve diversos rituais e preparativos. Entre eles, um dos mais divertidos é montar o quarto do bebê. Afinal queremos que o baby possa desfrutar de um cantinho bonito e sossegado e muitas vezes não medimos esforços, pensando sempre em como embelezá-lo ainda mais. Precisa de dicas para decorar o quarto do bebê? Então saiba que isso não precisa ser uma complicação ou um bicho de sete cabeças. Muito menos que seja necessário gastar uma fortuna para que seu neném tenha um quarto bonito. Veja só algumas dicas que podem ajudar:

Decoração para quarto de bebê

Por mais tentadora que seja a ideia de comprar todos os enfeites e móveis bonitos que você vê pela frente, é preciso tomar a organização do cômodo como prioridade. O quarto do bebê deve ser funcional, de fácil limpeza e com o espaço de circulação privilegiado, o que já coloca a decoração em si para o segundo plano.

decoração-para-quarto-de-bebe

Para começar, tire as medidas do cômodo que pretende utilizar para esse fim. Em seguida é hora de colocar um truque em prática: fazer uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir qual o caminho da corrente de vento para que o berço seja colocado fora dessa rota. Uma vez que isso esteja feito, é possível pensar no restante dos móveis, seja no que diz respeito a quantidade como em sua disposição.

Para prezar a organização vale também pensar em cômodas com gavetas de tamanhos variados e prateleiras. Do mesmo modo, a cômoda deve ter seu espaço livre para servir de apoio para os itens que realmente interessa, em especial se estivermos falando em um quarto pequeno.

quarto-de-bebê-menina-cinza-verde


Apenas o essencial

Uma grande armadilha para quem está planejando o quarto do bebê é colocar coisas demais no cômodo. Lembre-se de que ele deve ser fácil de limpar, então não vale a pena dificultar a vida acrescentando muito mais que o necessário.

Entre os móveis essenciais do quarto do bebê temos o berço, cômodas, mesa de apoio e cadeira ou poltrona para amamentação – sendo que esta última pode ser dispensada em casos mais extremos com relação ao espaço. Aliás, se o quarto for pequeno, lembre-se de priorizar o espaço para circular no cômodo, então móveis planejados ou embutidos são uma boa ideia. Se o seu espaço for maior, vale a pena acrescentar outros além dos essenciais citados logo acima, mas não compensa ultrapassar demais o limite.

decoração-quarto-de-bebe


Pense no tema:

Muitas mamães desejam quartos temáticos para seus filhos. Isso não é ruim, mas é preciso ter em mente que a criança cresce depressa e que o cômodo precisará de diversas adaptações ao longo do tempo. Nesse caso, o mais indicado é que os temas não estejam nas paredes de uma forma fixa, mas sim em elementos que possam ser removidos com facilidade, como quadrinhos na parede, bichos de pelúcia, mobiles ou outras peças decorativas. No mais é interessante tomar as cores como referência para a decoração e para o tema, como veremos abaixo.

decoração-para-quarto-de-bebe


Cores na decoração para quarto de bebê

Pensar nas cores do quarto com antecedência significa tornar o próprio processo de decoração mais simples. E o mais indicado nesse caso é escolher tons que remetam a tranquilidade, em especial dentro de uma paleta de cores neutras e pastel.

Como a percepção visual do neném ainda está endo formada, a distinção entre os tons ainda é bem simples, especialmente entre as tonalidades mais vibrantes. De acordo com matéria do Dicas de Mulher, esses tons quentes não devem ser utilizados em excesso em locais que estejam dentro do campo de visão do baby, como é o caso da parede de frente ao berço ou o teto pois pode deixá-lo agitado.

De início, as melhores indicações ficam por conta do uso de cores lisas caso o quarto seja pequeno. Mas um bom truque é escolher uma parede e pintar com um tom mais escuro para dar a ilusão de profundidade. No mais, adesivos de parede ou o uso de móveis e objetos decorativos mais coloridos pode dar um toque mais interessante.

quarto-11


Preze pela qualidade e pela segurança

A aquisição dos móveis essenciais deve ser cuidadosamente pensada, mas não apenas pela beleza ou pela forma com a qual ela fica interessante na decoração. Quando pensamos especialmente no berço precisamos pensar na qualidade e na segurança que eles oferecem.

O berço deve ter sempre o selo do Inmetro para garantir que não haja acidentes, assim como móveis sem pontas, de quinas arredondadas – o que será útil quando o baby começar a dar os primeiros passos. Também pode ser indicado investir em berços que viram cama, afinal é um investimento que compensa já que o bebê cresce rápido e a troca de móveis pode ser dispendiosa para o orçamento. Vale a pena também investir em móveis que possam ser aproveitados de outra maneira depois que o neném crescer.

quarto-13

Veja também:


Temas para decoração para quarto de bebê

Está a fim de alguma sugestão a respeito de temas? Então podemos dar algumas sugestões bem legais. Veja algumas:

Borboletas

[Borboleta]-Decoração-de-quartos-de-bebê

As borboletas são um tema lindo e delicadíssimo na decoração para quarto de bebê. Na decoração, elas podem ser encontradas nas mais diversas variações de cores, especialmente nos tons pastel. Mamães que não são muito fãs do rosa podem utilizar outras cores também, o que deixa a criatividade bem livre seja para buscar elementos decorativos como para brincar com as cores. Aliás, o tema Fica lindo em um contexto que envolvam cores como o rosa, o lilás, o verde e o amarelo.


Oceano, fundo do mar ou marinheiro

[Marinheiro-Oceano-fundo do mar]-Decoração-de-quartos-de-bebê

Um quarto de bebê com essa temática costuma envolver muito as cores azul, cinza e, em uma escala menor, o laranja e o vermelho. Também é um tema bem simples de ser feito, seja no esquema das cores ou na procura por elementos decorativos que combinem com o ambiente.

É possível simular o fundo do mar em si ou utilizar os símbolos e ícones dos marinheiros como âncoras e navios. Isso pode ser feito até mesmo dentro de um contexto minimalista caso você não queira misturar muitas cores e gerar excesso de informação no quarto.


Floresta ou Zoológico

[Floresta-Safari-Zoo]-Decoração-de-quartos-de-bebê

O mundo animal é um tema bastante popular entre os quartos infantis. E não é a tôa, afinal ele é super fofo. Nesse caso, a paleta de cores costuma envolver tons de terra, bege, verde e laranja. A presença dos animais pode ser marcada por bichinhos de pelúcia, quadrinhos e adesivos de parede. Um tema simples e bem interessante.


Esportivo

[Esporte]-Decoração-de-quartos-de-bebê

Não precisamos nem dizer o quanto esses temas são queridos, não é mesmo? Especialmente se o assunto for futebol, mas outras modalidades também podem se destacar, seja individualmente ou com referências de várias delas dividindo o cômodo. Nesse caso, normalmente são os bichinhos de pelúcia e os quadros decorativos que ditam o tema, mas objetos maiores como almofadas e luminárias também podem ajudar a compor a decoração.


Balões

Decoração para quarto de bebê

Tal como nos chás de bebê, os balões fazem muito sucesso como tema para quartos. E a ideia é bem simples: uma paleta de cores pastel para a simulação do céu e os elementos decorativos na forma dos balões e também de nuvens. Claro, você também pode utilizar papel de parede, mas é bem interessante ter uma decoração mais simples e com elementos que podem ser movidos facilmente.


Nuvens

quarto-de-bebê-menino-nuvem

Nuvens também são temas bem simples e bonitos na decoração para quarto de bebê. A paleta de cores também é relativamente livre e os enfeites e elementos decorativos bem fáceis de arranjar. Assim como no caso dos balões, também é um tema que rendem lindos mobiles, o que conta vários pontos em uma decoração bonita. Tudo vai depender da criatividade dos futuros papais para decidir.


Ursinhos

quarto de bebê azul com listras

Um tema super popular e que sempre dá certo é o de ursinhos. Também é fácil de aplicar, afinal combina com quaisquer cores desejadas para o quarto. Podem marcar presença em ursinhos de pelúcia, adesivos e também em quadrinhos e brinquedos. Móveis com esse tema também fazem sucesso, mas isso fica a critério dos pais e dos planos que tiverem.


 

Provençal

decoração-para-quarto-de-bebe-provençal

O provençal se tornou uma tendência bem usual na decoração para quarto de bebe nos últimos tempos, com uma pegada antiga, seja no estilo clássico ou rústico, ele se destaca por ser algo com muita personalidade e também bastante versátil. Embora pareça ser um tema exclusivamente feminino, ele é unissex já que a paleta de cores é bastante variada em especial dentro do neutro e do pastel. Você também pode misturar elementos da decoração provençal em ambientes mais modernos, o que deixa a criatividade bem solta. O importante é que o resultado final transmita um ar de classe e aconchego.


Fotos de decoração para quarto de bebê

A lista de temas é grande, não é mesmo? Mas não pense que terminou por aqui. A verdade é que as possibilidades são inúmeras,  e se você precisa de mais inspiração, não se preocupe porque isso é o que temos de sobra para oferecer. Veja mais algumas fotos e sugestões de decoração para quarto de bebe! E se caso queira ir comprando algumas coisinhas pro quarto do seu pimpolho, não deixe de visitar a página do Elo7 pra ver o tanto de coisinhas legais de decoração que tem por lá!

Decoração-de-quartos-de-bebê-038

Decoração-de-quartos-de-bebê-037

Decoração-de-quartos-de-bebê-036

Decoração-de-quartos-de-bebê-035

Decoração-de-quartos-de-bebê-034

Decoração-de-quartos-de-bebê-033

Decoração-de-quartos-de-bebê-032

Decoração-de-quartos-de-bebê-031-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-031-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-031

Decoração-de-quartos-de-bebê-030

Decoração-de-quartos-de-bebê-029-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-027

Decoração-de-quartos-de-bebê-027-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-028

Decoração-de-quartos-de-bebê-028-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-029

Decoração-de-quartos-de-bebê-029-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-026-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-026

Decoração-de-quartos-de-bebê-025

Decoração-de-quartos-de-bebê-024-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-024-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-024

Decoração-de-quartos-de-bebê-022-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-022-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-023

Decoração-de-quartos-de-bebê-023-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-023-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-023-4

Decoração-de-quartos-de-bebê-022

Decoração-de-quartos-de-bebê-021-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-021

Decoração-de-quartos-de-bebê-020

Decoração-de-quartos-de-bebê-019-3 Decoração-de-quartos-de-bebê-019-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-019

Decoração-de-quartos-de-bebê-018-3

Decoração-de-quartos-de-bebê-018-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-018

Decoração-de-quartos-de-bebê-017

Decoração-de-quartos-de-bebê-016

Decoração-de-quartos-de-bebê-015

Decoração-de-quartos-de-bebê-013

Decoração-de-quartos-de-bebê-012

Decoração-de-quartos-de-bebê-011

Decoração-de-quartos-de-bebê-010

Decoração-de-quartos-de-bebê-009

Decoração-de-quartos-de-bebê-004

Decoração-de-quartos-de-bebê-005

Decoração-de-quartos-de-bebê-006

Decoração-de-quartos-de-bebê-007

Decoração-de-quartos-de-bebê-008

Decoração-de-quartos-de-bebê-008-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-003

Decoração-de-quartos-de-bebê-002

Decoração-de-quartos-de-bebê-01

Decoração-de-quartos-de-bebê-001

Decoração-de-quartos-de-bebê-027-2

Decoração-de-quartos-de-bebê-029

Decoração-de-quartos-de-bebê-036

Decoração-de-quartos-de-bebê-017

[provençal]-Decoração-de-quartos-de-bebê

[Ursinho]-Decoração-de-quartos-de-bebê

[Nuvens]-Decoração-de-quartos-de-bebê

Recomendados para você: