Tem dúvidas de como lavar as primeiras roupinhas do bebê? Aprenda como lavar as roupas do bebê, veja como é fácil neste post!

A maternidade é uma verdadeira benção, mas traz consigo grandes responsabilidades e preocupações. Aquele ser indefeso e pequeno é totalmente dependente de você e as vezes não sabemos o que fazer para dar o melhor pra ele.

A pele dos bebês precisam de cuidados especiais por serem muito sensíveis e uma das preocupações das mamães dos recém-nascidos é sobre como lavar as roupinhas para que eles não tenham alergias nem irritações. Outra preocupação são as dermatites de contato que são inflamações na pele causada pelo contato direto com uma substância química ou causadora de alergia. Ou seja, além de saber como e quando lavar é preciso estar atento aos produtos que iremos usar. Nesse post iremos descobrir como lavar enxoval de criança e qual o tipo mais indicado de sabão para lavar roupas de bebê.

lavar-as-primeiras-roupas-do-bebe


Quando lavar as roupas do bebê?

Não adianta deixar essa tarefa para a última hora, quando a barriga estiver muito pesada e você estiver inchada e com pouca mobilidade – torcemos para que isso não aconteça – então o mais recomendado é  fazer a lavagem das roupas do bebê lá pelo sétimo mês de gravidez, enquanto você ainda está disposta para limpar e organizar todo enxoval. Entre a semana 30 e a 32 já pode agendar a lavagem.

como-lavar-as-roupas-do-bebe

Mas precisa lavar realmente tudo?

Viu como não é bom deixar para a última hora?  Acaba sendo um trabalhão mas que é primordial para a saúde do seu pequeno. É unânime entre dermatologistas, pediatras e outras mães que lidam com esse assunto: tem que lavar tudo SIM!

Não se deixe levar pela aparência de limpinhas que as roupinhas tão pequenininhas têm. Algumas parecem estar impecáveis até passadinhas e cheirosas. Seus olhos não veem, mas aqueles paninhos fofos e pequenos percorreram um longo caminho até chegarem no armário da sua casa. Depósitos, estoques, caminhões e muitos outros lugares  com tanta poeira e ácaro que é melhor nem ficar pensando. Apenas lave tudo que ficará em contato com a pele da criança incluindo cobertores, lençóis, touquinhas, luvinhas,  babadores.


Posso lavar junto com as roupas da família?

Uma coisa é certa, não tem como lavar as roupinhas do bebê junto com a dos adultos pois por mais que nos achemos limpinhos e sem problemas na pele existe o risco de contaminação por bactérias. A gente não vê, mas elas estão lá. Outro detalhe é no que diz respeito aos recipientes como balde e bacia. Prefira ter um para uso exclusivo das roupinhas do bebê e o motivo é o mesmo: resíduos de produtos de limpeza que podem ter ficado de outras lavagens.

como-lavar-as-primeiras-roupas-do-bebe

Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. Mesmo que esteja certa de usar a máquina existem muitas peças que irão precisar ficar de molho. É um cuidado barato que fará diferença quando você olhar para a pele bem lisinha do seu bebê.


Lavar as roupas do bebê na máquina ou na mão?

Por mais que você possa se dedicar ao seu bebê em tempo integral e realmente se preocupe com os resíduos que podem ficar da lavagem feita na máquina vamos combinar que a lavagem à mão não é nada prática. Vamos pensar também que é um tempo de qualidade que você poderia estar com o seu bebê e você perderá lavando e lavando roupinhas. A máquina oferece muitos benefícios e conforto, não é para ser ignorada. Dentro das mil funções de uma mãe de recém-nascido a máquina de lavar será uma grande aliada. Para usá-la sem danos para a pele do bebê e para as roupas é importante observar algumas recomendações e tudo ficará bem. E limpo!

Lavar-as-primeiras-roupinhas-do-bebe

A imensa maioria das máquinas de lavar possuem ciclos específicos para roupas delicadas e tem a opção de múltiplos enxágües – algumas possuem três, use então o de três para garantir, com isso as roupinhas do bebê não serão danificadas nem ficarão com resíduos. É importante utilizar os sacos protetores para preservar as peças mais frágeis como casacos, gorrinhos, sapatinhos e luvinhas de tricô. São fáceis de achar em lojas de produtos para casa e serão úteis durante as várias fases da criança.

Quais os cuidados antes da lavagem das peças?

Comece lendo as instruções nas etiquetas de cada peça. São elas que vão te informar sobre as restrições de temperatura da água, lavagem manual, secagem à sombra e outras particularidades dos diferentes tecidos, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.

cuidados-com-as-roupinhas-do-bebe

E, como fazemos com as nossas, não esqueça de separar roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas. Imagine, o bebê ainda nem nasceu e as roupinhas já mancharam? Não queremos que isso aconteça!


Como usar os produtos disponíveis no mercado ? No balde é diferente da máquina?

Sim, tem que diluir o produto escolhido em água no balde e deixar as roupinhas um tempo de molho, enxaguá-las, torcê-las e então pendurá-las no varal para secarem ao sol. Para lavar as roupinhas na máquina, com o produto escolhido (leia no rótulo as instruções de dosagem – claro, vai variar de produto para produto) escolhendo o ciclo para roupas delicadas, centrifugar e pendurá-las no varal para secarem ao sol. Ou secá-las também na máquina ou secadora.

Quais são os produtos no mercado que têm bom custo benefício ?

Desde muito tempo ouço falar do Coquel, que é sabão de coco líquido mas sem aquele cheiro terrível do sabão de coco em barra. De lá pra cá muitas outras marcas lançaram seus produtos para lavagem específica de roupa infantil e para roupas delicadas. Além dele outros dois têm um custo benefício bom: Vida Macia e o Mon Bijou Baby. Vá até o supermercado e escolha o cheirinho que te agradar mais, vai do gosto pessoal de cada mamãe.

como-lavar-as-roupinhas-de-bebe-

Outro produto que pode ser utilizado é o OMO para Roupas Delicadas, não é específico para crianças mas segundo o fabricante não agride a pele do bebê e ajuda a tirar manchas. Apenas descarte a possibilidade do uso de  sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Para clarear e tirar manchas deixe de molho naquele baldinho exclusivo que conversamos lá no começo do post.


Vou realmente precisar de uma secadora de roupas?

O bom e velho Sol é sempre melhor. As roupas que secam no varal ficam macias e cheirosas. O Sol ajuda a clarear as roupas e a exposição pode matar bactérias que tenham ficado no tecido. É uma infinidade de benefícios. Deixe a secadora como opção para dias de chuva ou se você realmente não tem varal para secá-las. Alguns apartamentos realmente exigem que a pessoa tenha a lavadora e secadora juntas pela falta de espaço. Coisas da vida moderna. O importante mesmo é guardar as roupas na gaveta depois de estarem totalmente secas.

como-lavar-as-roupas-do-bebe

E na hora de passar?

As roupas já saem da secadora praticamente passadas. Quem usa secadora dificilmente pega no ferro depois. Ponto para essa máquina agora!  As roupas feitas de tecido que precisam passar podem ser passadas sem problema algum, passe forma normal tendo atenção as etiquetas. Falando nisso aproveite para cortar as que irão incomodar o seu bebê. Quem já teve mais de um filho diz que, acondicionar em sacos plásticos as roupinhas para não pegarem poeira desde a lavagem até o nascimento, é uma boa ideia então estou repetindo a dica.

Espero ter ajudado as futuras mamães que passaram por aqui. Toda a equipe do Muito chique te deseja uma boa hora!

Recomendados para você: