Como fazer o bebê parar de chorar? Um dos maiores desafios é lidar com o choro do bebê, não é mesmo? É sempre muito tenso ver seu neném chorar e não entender do que ele precisa ou como aliviar o seu desconforto, sem contar que é um verdadeiro teste de paciência e controle emocional. Em geral, demora algum tempo até sermos capazes de entender a diferença entre um choro e outro.

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-001

Mas não se preocupe, obviamente você não é a primeira e nem será a última mãe a passar por isso. Trata-se de algo muito natural. E quando não for fome, nem hora de trocar a fralda, incômodo provocado por assaduras, frio, cólica, febre ou outro mal estar, ainda há maneiras de confortá-lo mesmo sem que haja motivo aparente para o choro.

Dicas para fazer o bebê parar de chorar:

Veja agora algumas dicas que podem servir para confortar o seu bebê:

Enrole o neném:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-002

Alguns recém nascidos não se sentem bem tendo tanta liberdade para se movimentar, então como ainda não tem o controle dos membros, podem se assustar. Então, pelo menos durante as primeiras semanas de vida pode ser uma boa ideia envolvê-lo suavemente com uma manta de tecido leve, deixando o rostinho livre, claro. Essa restrição suave de movimento e a pressão do tecido faz com que ele possa lembrar de quando ainda estava seguro no ambiente uterino.

Use ruído brancos:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-003

 Ruídos brancos são sons combinados em todas as frequências, como é o caso do chiado da TV, secador de cabelo ou barulho do aspirador de pó e até mesmo o típico “shhhhh” de quando pedimos silêncio. Mas atenção: em volume baixo para não assustar, ok? A ideia é tranquilizar e não fazer o contrário.

Embale e movimente-se:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-004

Alguns movimentos são tranquilizadores para o bebê parar de chorar. Cada um tem um gosto: pode ser o embalar do colo materno ou paterno, o vai e vem do carrinho, uma voltinha no carro.

Deixe-o chupar o dedo ou sugar:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-005

Para o bebê o ato de sugar é tranquilizador. Se ele mama no peito, oferecer o seio pode ser uma boa opção já que a chupeta pode atrapalhar a amamentação. Outra possibilidade é oferecer o dedo mindinho – limpo, é claro – para que ele possa brincar.

Como fazer o bebê parar de chorar fazendo massagem

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-006

Outra boa alternativa para acalmar o filhote! Utilizando óleos ou não, basta fazer movimentos delicados e constantes. Existem técnicas desenvolvidas especialmente para bebês, mas a princípio não é necessário. Caso você se sinta insegura a esse respeito, peça uma orientação ao pediatra.

Como fazer o bebê parar de chorar com banho morno

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-007

Não há quem não se acalme com um banho morno, e seu bebê provavelmente não será a exceção. Dê um bom banho usando água morninha e aproveite esse tempo para também falar com ele, usando um tom calmo e fazendo barulhinhos. Isso com certeza fisgará a atenção dele e o acalmará.

Cheque as roupinhas:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-008

Há casos em que o neném está desconfortável com as roupas ou sentindo calor, portanto dê uma boa olhada se as orelhinhas ou os pés estiverem quentes. Em caso positivo, dê um banho e o vista com roupinhas mais leves.

Mude o ambiente:

Como-fazer-o-bebê-parar-de-chorar-009

Levar o bebê para outros cômodos, ou levá-lo para um passeio no quintal ou na rua pode ajudar. Muitas vezes o ar fresco é o bastante para fazê-lo parar de chorar.

Dica de como fazer o bebê parar de chorar

 Antes de dormir você pode fazer os atos sempre na mesma sequência: dar de mamar, brincadeiras, troca de fraldas e bercinho. Desse modo, pelo menos algumas das crises tem melhores chances de serem resolvidas já que a existência dessa rotina transmite mais segurança ao bebê. Quer mais dicas sobre o mundo dos bebês? Dá uma espiadinha aqui.

Boa sorte!

Recomendados para você: