aromaterapia

 

Conheça os benefícios sobre aromaterapia na gravidez,estava pensando em como somos ligados nos cheiros das coisas e como eles nos remetem aos diferentes momentos da nossa vida. Acredita que mesmo depois de uns vinte anos todas as vezes que abro um sabonete Dove lembro da casa onde eu morava quando ele foi lançado? Isso lá pelos anos 90. Essas informações do olfato ficam realmente gravadas na nossa memória e eu realmente gosto quando elas voltam e me relembram momentos importantes da minha história.

aromaterapia na gravidez

 

Dentro de uma relação de mãe e bebê tenho certeza que isso acontece ainda de forma mais intensa. Os registros olfativos que vão ficando desde a primeira roupinha, o cheiro da madeira do quartinho novo, do shampoozinho. E outros menos perceptíveis a quem está fora da experiência como o cheiro do álcool da ecografia, cheiro do creme para assaduras … essa memória é poderosíssima e faz parte desse vínculo eterno da maternidade.

 

aromaterapia na gravidez

Aromaterapia na Gravidez

A futura mãe já pratica aromaterapia desde sempre e se beneficia dessas sensações sempre que se remete a elas, imagine como é interessante guiar esses aromas para os benefícios da saúde e dos sintomas incômodos que  são tão comuns na gravidez.  A aromaterapia pode ajudar e muito a aliviar, a conter e a prevenir tais problemas. Nesse post vamos conhecer um pouco mais das formas de ação dessa terapia específica no caso das grávidas mas nada impede de aprender um pouco mais mesmo sem estar esperando bebê. Vamos lá?

 

Quais são os óleos essenciais?

 

 

Alguns óleos essenciais disponíveis no mercado são: laranja, lavanda, sândalo, limão siciliano, Grapefruit, Camomila Romana, Hortelã Pimenta, Tangerina, cipreste, jojoba, rosa mosqueta, gerânio, alecrim, Lang Lang e outros. Podem ser usados sozinhos ( só um a cada terapia ) ou combinados. Veja mais sobre isso a seguir.

 

aromaterapia na gravidez

Como escolher um óleo essencial?

 

 

Os óleos essenciais para começo de conversa não são baratos. Se você encontrar um por cinco reais na farmácia fique sabendo que ele está diluído e bem diluído. Procure em lojas de confiança, sites e farmácias de manipulação. Dito isso sabemos que a gravidez deixa o olfato da mulher muito sensível aos cheiros, a todo instante algum cheiro mais forte ( até bons perfumes ) podem deixá-la enjoada, então temos que ter cuidado com a intensidade e a seleção deles.

 

Não é qualquer óleo que funciona para a terapia, somente os óleos essenciais e vegetais 100% puros trarão os resultados desejados com total segurança.

 

Alguns exemplos de óleos essenciais

 

Alguns óleos essenciais disponíveis no mercado são: laranja, lavanda, sândalo, limão siciliano, Grapefruit, Camomila Romana, Hortelã Pimenta, Tangerina, cipreste, jojoba, rosa mosqueta, gerânio, alecrim, Lang Lang

 

Como aplicar um óleo ?

aromaterapia na gravidez

 

Os óleos essenciais, na fase de gestação, podem ser usados em massagens, banhos e na aromatização de ambientes para aliviar e amenizar problemas típicos desta fase da vida. Podem ser usados tanto na gestante, quanto na mamãe e no bebê desde que sejam tomados alguns cuidados básicos. Como em qualquer terapia existem algumas regras de utilização de materiais por isso existem profissionais que se dedicam a essa área para tornar tudo mais fácil.

 

Caso você não possa utilizar os serviços de um aromaterapeuta ou não conheça um em sua cidade, vamos falar um pouco do que funciona e como fazer. O primeiro passo é escolher, com critério, quais são os óleos essenciais e vegetais corretos para o uso durante gestação.

Lembrando que eles são muito fortes e não devem ser utilizados puros. Uma boa alternativa é utilizar o aromatizador de ambientes, ele é lançado ao ar em baixíssima quantidade e pode penetrar sua pele atingindo as veias sanguíneas.

Confesso que ao escrever o post já comecei a fazer algumas buscas de aromatizador de ambientes para mim e logo terei um bem bonito. Já usei antes do richaud, aquele vasinho que usamos o óleo em cima com água e uma vela embaixo. Conhecem? Achei o aromatizador mais prático e bonito também.

aromaterapia na gravidez

Que tipos de desconfortos da gravidez eu posso tratar com aromaterapia?

 

A lista é grande, mas a maternidade compensa senão não existiria tanta gente no mundo, não é verdade? Ela pode ajudar a prevenir e também a amenizar sintomas como náuseas, enjoos e dores de cabeça. Também ajuda em casos de edemas, varizes e hemorroidas. Os óleos essenciais e vegetais colaboram, ainda, para manter a beleza, pois evitam o surgimento de estrias. Os aromas são deliciosos e podem ajudar a acalmar em casos de grávidas irritadiças.

 

Aqui abaixo traremos uma lista das aplicações dos óleos. Elas foram preparadas pela aromaterapeuta Samia, da Samia Aromaterapia, maior especialista do assunto no Brasil.

 

 Óleos para os sintomas de náuseas, enjôos matinais, dor de cabeça e vômitos

aromaterapia na gravidez

Para aliviar os enjôos matinais:

 

Use 01 gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta em um lenço de papel e inale. Poderá também ser usado o óleo essencial de Gengibre.

aromatDocelimao

Para  as náuseas:

É possível controlá-las colocando uma compressa fria de óleo essencial de Camomila Romana na testa.

 

Para dor de cabeça:

 

Ao primeiro sinal do incômodo, coloque uma gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta,  não diluído na têmpora ou, deitada num ambiente de iluminação amena, coloque uma compressa de óleo essencial de Camomila Romana na testa.

inovaronline

Para controlar os vômitos:

 

Adicione sete gotas de óleo essencial de limão (Citrus limonun) ou lavanda – com duas colheres de sopa de óleo carreador – que vai diluir o essencial sem afetar seus benefícios (Semente de Uva, por exemplo é bastante usado nesse sentido) e faça massagens no abdômen. Se preferir, simplesmente inale os óleos essenciais.

aromatnegocioestetica2

Para a tradicional retenção de líquidos na gravidez

 

Nos tornozelos e pernas, os óleos essenciais de Grapefruit, Camomila Romana, Hortelã Pimenta e Tangerina são estimulantes para o sistema linfático, ideais para drenar o excesso de líquidos do corpo. Faça uma massagem suave com a mistura desses óleos nos pés e tornozelos.

 

Para preparar: Em 20 ml de Óleo Vegetal de Semente de Uva adicione duas gotas de cada óleo essencial acima citados. Faça uma automassagem nos pés e pernas, em sentido ascendente, em direção ao coração. E descanse colocando as pernas em local elevado.

 

Se seus pés estão quentes, cansados ou inchados, experimente fazer um escalda-pés com água de morna a fria, acrescentando à água três gotas de óleo essencial de Eucalipto Glóbulos e 03 gotas do óleo essencial de Limão  Siciliano. Procure dormir com um travesseiro embaixo das pernas e tire cochilos à tarde com as pernas elevadas acima do nível do coração.

 

Banhos com Grapefruit, tangerina ou outros óleos cítricos que contenham vitamina C favorecerão uma ação diurética benigna.  Lembre-se de esperar no mínimo 6 horas para se expor ao sol, pois os óleos cítricos são fotossensíveis.

 

Em um recipiente, coloque um litro de água e adicione seis gotas de um dos óleos citados acima. Ao final do banho, jogue esta água no último enxágue.

bushidobrasil

Já para as varizes e hemorroidas, o que podemos fazer?

 

Varizes respondem bem às propriedades tonificante e adstringente dos óleos essenciais de cipreste, limão e lavanda. Use três gotas de óleo essencial de cipreste mais três gotas de óleo essencial de limão, misturadas a duas colheres de sopa de óleo carreador (Semente de Uva, por exemplo) e massageie suavemente as pernas, partindo dos pés. Seja cuidadosa para não pressionar com força as varizes.Use sempre à noite.

 

Quem sofre com hemorroidas, pode obter alívio fazendo um banho de assento frio com sete gotas de óleo essencial de limão. Massagens utilizando sete gotas de óleo essencial de cipreste, três gotas de óleo de limão e uma colher de sopa de óleo carreador também ajuda muito e diminui as dores e o incômodo.

Coloque o óleo vegetal e os óleos essenciais na água e faça um banho de assento.

 

Há também uma pomada para usar continuamente, segue a receita:

 

– 8 gramas de Cera de Abelha;

– 10 gramas de Manteiga de Cacau;

– 40 ml de Óleo Vegetal de Copaíba;

– 41 ml de Água Destilada;

– 15 gotas de óleo essencial de Limão Siciliano;

– 20 gotas de óleo essencial de Cipreste;

– 5 gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta.

 

 

E os problemas de pele como estrias, manchas  e acne?

 

 

Para prevenir estrias e manter sua pele macia e flexível, use aplicações tópicas de óleos vegetais. Para manter a elasticidade, são indicadas as vitaminas C e E, presentes, por exemplo, Jojoba e Rosa Mosqueta e semente de uva. Combine uma colher de sopa de óleo de jojoba uma colher de sopa de rosa mosqueta, 06 gotas de óleo essencial de Palmarosa. Pela manhã e à noitinha, massageie com essa mistura as coxas, quadris, seios e barriga.

 

Para as manchas na pele aplique a noite: 01 de óleo essencial de lavanda e uma colher de sopa de óleo carreador de Rosa Mosqueta, que contém vitamina C.

 

Além desses que a Samia Maluf indicou acho que essas aplicações abaixo vão ajudar quem sofre de outros problemas na gravidez ( ou fora dela também ). Problemas emocionais, já que não é só o olfato das grávidas que está sensível, é todo corpo e a mente também.

aromatTelephoneSkills

Aplicação para ansiedade e nervosismo:

 

Em 15 ml de óleo vegetal de semente de uva ou de amêndoas doces dilua:

 

– 3 gotas de lavanda e

– 1 gota de gerânio.

Aplique com massagem nas têmporas e na nuca.

 

Aplicação para o conforto emocional na aromaterapia na gravidez

 

Em 15 ml de óleo vegetal de semente de uva ou de amêndoas doces dilua:

 

– 1 gota olíbano,

– 1 gota petitgrain,

– 1 gota de camomila.

Aplique com massagem no contorno do abdome e na raiz dos cabelos com movimentos circulares e suaves

?????????????????????????????????????????????????????????

Aplicação para  elevar a confiança e promover conforto emocional:

 

Em 15 ml de óleo vegetal de semente de uva ou de amêndoas doces dilua:

 

– 1 gota de pau-rosa ou óleo essencial de rosas,

– 2 gotas de lavanda e

– 1 gota de ylang-ylang

Aplique com massagem na região lombar e na sola dos pés.