Aprenda a fazer lindos modelos de tapete de barbante passo a passo aqui! O crochê é uma técnica artesanal que fez muito sucesso nos anos 90 e que agora está de volta com força total. Ele aparece nas tendências de moda e também é retomado na decoração de ambientes, através de tapetes e cortinas.

Os tapetes de barbante são delicados, versáteis e conseguem deixar a casa com um ar mais aconchegante. As pessoas normalmente compram as peças prontas, mas nada impede de aprender a técnica de crochê e confeccionar lindos modelos por conta própria. Esse tipo de artesanato, em muitos casos, é uma forma de aumentar a renda da família.

Tapete de Barbante

Tapete de Barbante
Deixe a casa mais bonita e aconchegante com tapetes de barbante. (Foto: Divulgação)

Há uma variedade de modelos de tapetes de crochê, que podem ser feitos à mão com muita criatividade e bom gosto. Encontradas em diferentes tamanhos, cores e formatos, essas peças decoram salas, cozinhas, banheiros e quartos de forma delicada e encantadora.


Decoração com tapete de barbante

Quem gosta de decoração moderna normalmente sente um preconceito com relação ao tapete de barbante. Há um julgamento injusto de que a peça é ultrapassada ou coisa “de casa de vó”. Ledo engano. O tapetinho pode tornar cada espaço da casa mais confortável e intimista.Veja dicas para decorar algum cantinho da casa com tapete de barbante:

Versatilidade

O tapete de crochê é uma espécie de complemento da decoração, que precisa se harmonizar com os móveis, piso, têxteis e acessórios. Os modelos são bem democráticos, ou seja, uma mesma peça pode funcionar bem em diferentes cômodos.

Tapete de Barbante


Piso protegido

Além de agregar personalidade à decoração da casa, o tapete de barbante também serve para proteger o piso e aumenta a sensação de aconchego. Ele não aquece tanto a casa como o moderno tapete felpudo, por isso é uma ótima alternativa para o verão.

Tamanho do tapete de barbante

As pessoas podem se sentir à vontade para escolher o modelo de tapete ideal para cada ambiente. No entanto, é preciso tomar cuidado com o tamanho e avaliar sempre as proporções. Uma peça grande, por exemplo, não funciona bem em um ambiente pequeno e vice-versa. Portanto, tome cuidado!

Tapete de Barbante


Cores para tapete de barbante

Com relação às cores, é sempre mais interessante apostar em um barbante cru do que colorido. Dessa forma, fica mais fácil combinar com os outros elementos decorativos e o ambiente não fica visualmente pesado (cafona).

Tapete de barbante quadrado

O tapete de barbante para cozinha normalmente é retangular, sendo posicionado sobre o piso próximo à pia. Também é possível incluir um modelo oval na porta de entrada.

Tapete de Barbante


Tapete de barbante para sala

O tapete felpudo que decora a sala de estar pode ser substituído por um modelo de crochê nos meses de verão. O ideal é escolher uma peça grande, redonda e confeccionada com um tipo de barbante mais grossinho.

Tapete de Barbante


 

Tapete de barbante para o quarto

O tapete de barbante consegue tornar o quarto mais aconchegante e agrega personalidade ao layout. No quarto de casal vale à pena usar um modelo com cor neutra e desenhos românticos, como flores ou coração. Já no quarto infantil, aposte em um tapete lúdico, que combine diferentes cores de barbante e valorize algum personagem.

Tapete de Barbante


Tapete de barbante para o banheiro

O tapetinho do banheiro normalmente faz parte de um jogo, que também tem capa para o vaso sanitário e porta papel higiênico. Os modelos são discretos, pequenos e fáceis de fazer.

Tapete de Barbante


Tapete de Barbante passo a passo

Para fazer tapete de barbante, antes de mais nada é preciso entender os princípios do crochê, isto é, os principais tipos de pontos e como realizá-los. Essa técnica artesanal existe desde a pré-história, mas com o passar o tempo foi aprimorada para possibilitar a confecção de peças incríveis.

Tapete de Barbante

Entendendo os princípios básicos do crochê, você terá condições de interpretar os gráficos. Esse tipo de material mostra como os pontos devem ser realizados e o sentido correto. Ele garante mais segurança ao longo do trabalho artesanal e evita confusão com as idas e vindas da agulha. Antigamente, as pessoas aprendiam crochê através de aulas particulares e revistas de artesanato. Hoje, é possível aprender a técnica completa através de tutoriais na internet. Veja a seguir 5 vídeos que mostram como fazer tapete de barbante passo a passo:


Tapete de crochê com barbante oval

Para fazer essa peça, você vai precisar de uma agulha 3,5 mm e um cone de barbante número 6 na cor lilás. Confira o vídeo:


 

Tapete de barbante infantil do filme Carros

O personagem Relâmpago MacQueen, do filme “Carros”, pode servir de inspiração para confeccionar um tapete infantil de barbante. Pata fazer esse trabalho, você vai precisar de barbante número 6 nas cores vermelho, amarelo, azul e branco.


Tapete de barbante redondo para sala

A sala de estar merece um tapete grande e redondo. Para confeccioná-lo, você vai precisar de 4 cones de barbante na cor crua número 8 e uma agulha 4,5 mm. Assista ao vídeo:


Tapete de barbante meia lua

O tapete meia lua tem um formato diferenciado, que combina com a porta de qualquer cômodo. Você vai precisar de barbante branco e laranja para realizar o trabalho. Veja o passo-a-passo:


Tapetinho de banheiro

Esse tapete é pequeno, fácil de fazer e tem um encaixe perfeito para o vaso sanitário. Você vai precisar de um cone de barbante número 6 e uma agulha 3,5. Assista ao vídeo tutorial:

Se você quer aprender a fazer outras peças com barbante para decorar a casa, então acesse o canal Aprendendo Crochê. Mais de 177 mil pessoas seguem a página e acompanham as novidades.


Gráficos de tapete de barbante

Tapete de Barbante

Os tapetes de crochê podem ser redondos, quadrados ou retangulares. Os modelos mais elaborados apresentam desenhos em suas tramas vazadas, como flores, bonecos, estrelas, corações, entre outras figuras. Em todo caso, para conseguir realizar os pontos corretamente, é preciso contar com um gráfico. Veja a seguir uma seleção de gráficos para fazer tapetes de barbante em casa:

Tapete de Barbante Tapete de Barbante Tapete de Barbante

E aí? Já começou a fazer um tapete de barbante? Comente! Coloque a técnica de crochê em prática e crie lindas peças para decorar a casa.

Recomendados para você: