pintura-em-tecido

A pintura em tecido é um trabalho que tem despertado o interesse de muitas mulheres que gostam de artesanato. A técnica consiste em, basicamente, transferir um desenho para uma peça de tecido, que pode ser um guardanapo, uma toalha de banho ou toalha de mesa.

A técnica de pintura em tecido é ensinada através de cursos específicos e oficinas de artesanato. No entanto, a internet também pode ser uma poderosa fonte de aprendizagem. Há muitos sites e blogs que oferecem vídeos explicativos que mostram o passo a passo para fazer pintura em tecido. Assim, as pessoas autodidatas conseguem aprender sozinha e confeccionam suas próprias peças em casa.

A pintura em tecido permite criar peças belíssimas. (Foto: Divulgação)
A pintura em tecido permite criar peças belíssimas. (Foto: Divulgação)

Pintura em tecido

Acompanhe a seguir o passo a passo de pintura em tecido para iniciantes:

1. Escolha um desenho fácil de ser elaborado. As flores representam uma ótima opção para confeccionar uma peça delicada.

2. Depois de marcar as flores sobre o tecido, usando lápis de 6B, inicie a pintura com tinta Eucatex. Escolha um pincel macio, mas não muito largo, para pintar os espaços mais amplos. Nessa etapa, você não precisa se preocupar com os detalhes das flores e folhas.

Pintura-em-Tecido-para-Iniciantes-1

3. Distribua as cores no desenho da forma que achar mais bonita e harmoniosa. Nesse trabalho, as flores são cor de rosa e azul, enquanto as folhas apostam em amarelo e verde escuro.

???????????????????????????????

4. Um dos maiores desafios na hora de fazer pinturas em tecidos consiste em misturar as tintas. Somente fazendo a mistura certa é possível criar efeitos e tornar o desenho realista. No caso da flor rosa, contorne as pétalas com um tom de rosa mais escuro. Use um pincel bem fino, pois estamos trabalhando com detalhes.

Pintura em Tecido para Iniciantes 3

5. Utilize a mesma técnica para pintar as flores azuis, fazendo o contorno das pétalas com tinta azul escuro.

???????????????????????????????

6. Ainda com o pincel fininho, desenhe os riscos das folhas.

???????????????????????????????

7. Os efeitos finais da pintura em tecido devem ser elaborados com tinta branca. Neste momento, é possível trabalhar com perspectiva, ou seja, lidar com profundidade, volume e realismo.

Pintura em tecido Passo a Passo

Os vídeos representam o melhor tipo de material didático para conhecer as técnicas de pintura em tecido. Os iniciantes podem acompanhar cada etapa, desde o momento de passar o risco para a peça até a hora de usar as cores certas e realizar os efeitos de pintura.



Aproveite as dicas e os tutoriais para fazer lindos trabalhos com as técnicas de pintura em tecido!

Curso de Pintura em Tecido Online

Se você não dispõe de tempo para fazer um curso de pintura em tecido (presencial), a nossa sugestão são os cursos de pintura em tecido online. Essa é uma super sugestão para quem está iniciando e gostaria de aprender tudo sobre pintura em tecido. O curso ensina diversos truques de desenhos e misturas de cores para fazer pinturas maravilhosas.

pintura-em-tecido

E sabe qual é a melhor notícia? O custo é super baixo, custa apenas R$39,90 e a vantagem é que você vai ter na sua casa um curso super completo de pintura em tecido e vai poder assistir sempre que tiver um tempo livre.

 

Fotos de Pintura em Tecido

Que tal um pouquinho mais de inspiração? Veja algumas pinturas lindíssimas que escolhemos para vocês! Tudo lindo gente!

pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecidopintura-em-tecido m_pintura-em-tecido-3 pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido pintura-em-tecido