ultrassom-natural-fotos

 

Já ouviu falar em ultrassom natural? Arte gestacional? Vamos mostrar todos os detalhes desta técnica de pintura corporal em grávidas.

A pinturas corporal e facial têm uma variedade de linguagens artísticas, servem para muitas coisas  e são as preferidas das mulheres para registrar um dos períodos de maior singularidade e sensibilidade de suas vidas. Juntamente com a fotografia, a música  e mais antigamente os bordados, elas  conversam entre si para tentar traduzir o momento da maternidade. Podemos afirmar que as pinturas nas grávidas não são algo novo. o que é nova é a moda, e a oferta comercial do serviço.

ultrassom-natural

O que é  o ultrassom natural?

A parteira mexicana Naoli Vinaver criou a técnica do ultrassom natural que é um registro artístico do ultrassom tradicional, aquele que é feito pela máquina e verifica o posicionamento, o sexo e as condições de vida do feto. Isso ajuda bastante a mulher a entender o que está acontecendo dentro da sua barriga, saber exatamente o tamanho em que ele está, a posição, o que ele está fazendo lá dentro.

Esse registro é baseado na avaliação que mostra – por meio de exames naturais de toque, ausculta, conversa e intuições – como está o ambiente intra-uterino. Trata-se de um desenho feito na barriga da gestante representando o útero, a placenta, o líquido amniótico, o cordão umbilical e a posição do bebê no ventre. A combinação do artístico e do realístico é que dá o toque peculiar ao trabalho.


ultrassom-natural


Como é feito o ultrassom natural?

Após verificar a posição do bebê o desenho dele é feito com materiais atóxicos sobre a barriga como se ela fosse transparente. Com lápis e tintas, a pintura é feita simulando um ultrassom. O companheiro e a família podem participar auxiliando no desenho, escolhendo símbolos,  cores e interagindo com o artista e a mãe.

ultrassom-natural


Benefícios do ultrassom natural

Além do momento de integração da família com o bebê o ultrassom natural tem outros benefícios bem importantes. Um dele é saciar o desejo da grávida de refazer o ultrassom muitas vezes por vontade de ver e rever o bebê durante a gestação. O limite permitido são apenas três, um a cada trimestre, porém algumas mamães agendam mensalmente o ultrassom. O ultrassom natural, pelo seu impacto emocional, a deixa relaxada e cria um vínculo forte com o bebê ao retrará-lo em forma de desenho. Não tem nada de nocivo e não expõe a criança a radiações desnecessárias.

ultrassom-natural

Além de ser muito bacana pela proposta artística única ao fazer o ultrassom natural os irmãos mais velhos do bebê são apresentados a ele e, de forma didática, entendem o que está acontecendo dentro da barriga da mãe e visualizam também de onde vieram. É bastante enriquecedora a experiência para eles também, uma forma de se envolverem e não se sentirem preteridos pela nova criança que vai chegar. O pai também vivencia a gravidez de forma mais intensa ao ver o bebê retratado na barriga.

 

ultrassom-natural

Você também vai gostar de ler:


Diferença entre o Ultrassom natural e arte gestacional?

O que pode nos levar a confundir as duas é que ambas são pinturas feitas sobre a barriga. Mas para entendermos melhor o que é um e o que é o outro vamos por partes: O baby pump paiting ( conhecido também por Belly painting ou em português, arte gestacional ) é qualquer pintura feita naquela região. São feitas pinturas de animais, mandalas, objetos que tenham formato de círculo como mapa mundi, aquários e outros.

Arte Gestacional

Essa técnica pode ser entendida como uma maquiagem para a barriga. O processo artístico é diferente, a mãe escolhe o desenho, a localização dos elementos e o artista o faz. Geralmente são feitos para uma festa como os tradicionais chás de bebê, chá de bênção ou festa de despedida da barriga.

ultrassom-natural
Arte Gestacional. (Foto: Divulgação)

Ultrassom Natural

Já no ultrassom natural a experiência é mais intensa, a arte não precisa ser feita por artistas necessariamente ( embora seja na maior parte das vezes ) , quem começou a criar os desenhos na barriga foi uma parteira. Existe o compromisso com a localização, o formato certo do feto, o tamanho e o posicionamento do cordão e outros elementos. É como um retrato o mais verossímil possível do que acontece dentro do útero. Já no ultrassom natural a experiência é mais intensa, a arte não precisa ser feita por artistas necessariamente ( embora seja na maior parte das vezes ) , quem começou a criar os desenhos na barriga foi uma parteira. Existe o compromisso com a localização, o formato certo do feto, o tamanho e o posicionamento do cordão e outros elementos.

ultrassom-natural

O objetivo é transpor a barriga e vivenciar junto com a família aquele exato momento em que o bebê se encontra. Aumentar os vínculos da família com o bebê. Nada impede que a mãe exponha o desenho em uma sessão de fotos ou que vá a alguma festividade para o bebê após a sessão do ultrassom natural mas essa parte não é tão importante. A vivência da sessão é o protagonista e as emoções advindas dela.

ultrassom-natural


Quais os materiais utilizados no ultrassom natural?

Os materiais são os mesmos usados em pintura artística corporal e não prejudicam nem a mãe nem o bebê. São tintas e lápis atóxicos certificados pela anvisa. Também podem ser usadas algumas maquiagens.

ultrassom-natural

Qual a duração de uma sessão de ultrassom natural?

Não é um procedimento rápido. Ele envolve a apalpação e outras etapas que já colocamos ali acima. Em média umas duas horas entre a conversa inicial e a finalização do desenho do bebê na barriga. Geralmente é seguido de uma sessão de fotos mas não é essencial para a vivência.

Onde fazer ultrassom natural?

É necessário verificar na sua cidade quem oferece o serviço.  Procure o serviço de doulas para se informar sobre o ultrassom natural. Diferente do baby bump paiting, que pode ser feito por qualquer artista plástico que queira adaptar a técnica, o ultrassom natural precisa de experiência para saber aonde está o feto e reproduzir o desenho exato.

ultrassom-natural


Quanto custa uma sessão de ultrassom natural?

Em média custa R$ 200,00 a R$250,00. O valor médio é esse dependendo da cidade e do profissional que irá prestar esse serviço.

Presente inspirado no ultrassom natural

Aqui tem uma ideia de presente super lindo para as mamães inspirado no ultrassom natural, é a bonequinha de retalhos com a barriga desenhada. É único e especial. Aqui está o link para a artista que faz. (Clique aqui e veja)

ultrassom-natural


Vídeos sobre o ultrassom natural

Como o ultrassom natural ainda é uma novidade temos alguns vídeos recentes desse serviço na internet disponíveis para quem quiser ver como faz. Os vídeos sempre nos ajudam a entender os procedimentos melhor e diminuir a ansiedade na hora de fazer. Matéria que foi ao ar na Globo sobre o ultrassom natural: Clique para assistir. Aqui está um vídeo bem didático que está no canal da Secretaria Municipal de saúde do Rio de janeiro

Outro vídeo falando do Ultrassom natural:


Links sobre o ultrassom natural

Aqui abaixo alguns links com leituras complementares sobre o assunto. Vão desde relatos de vivências de ultrassom natural até debates sobre a polêmica do uso do ultrassom repetidamente na gravidez. Informação é poder, então empodere-se!


Fotos de Ultrassom Natural

ultrassom-natural

ultrassom-natural
ultrassom-natural

Espero que tenha gostado e que se decidirem fazer seja um momento muito abençoado e proveitoso em família. Beijo para todas as futuras mamães leitoras do Muito chique! =*