Essa técnica maravilhosa de trançar fios que conhecemos por crochê é  passada de geração para geração. Além de peças de vestuário muitas outras são confeccionadas, para casa e decoração e até brinquedos infantis em crochê fazer muito sucesso. Com uma agulha especial e linhas, faz-se um trançado bonito até formar uma peça.

Várias ilustrações podem ganhar forma no crochê, basta executar os pontos certos e se orientar por um molde. No post de hoje vamos ver muitas ideias de uma peça incrível que são ótimos aliados na hora de decorar um ambiente: os tapetes de crochê.

Tapete de crochê na decoração

Eles podem ter um papel de coadjuvante ou até mesmo extravagante, sempre em conexão com o estilo de decoração do ambiente. Os tapetes de crochê  são perfeitos para decorar a casa com um clima mais aconchegante e charmoso. Pequenos, grandes, redondos, retangulares, coloridos – há uma infinidade de modelos que podem inovar a decoração da casa.

Tipos e modelos de tapetes de crochê

Pense sempre em qual cômodo pretende colocar o tapete para escolher o modelo, altura e tipo do fio.  Mas na hora da confecção mesmo não fique presa apenas aquilo que é considerado padrão. Normalmente, as peças são feitas com barbante branco, mas é possível inovar com novas cores de linhas e conquistar um efeito bonito.
Tapetes de crochê feitos com barbantes


Um sucesso em todas as casas que vejo são os tapetes de barbantes com formatos diferentes e ilustrados e também fazem grande sucesso na decoração. Eles são capazes de adicionar um toque artesanal em ambientes como quartos, banheiros e salas. É possível trabalhar com o colorido, mas deve-se tomar muito cuidado para não cometer exageros ou combinar as cores de forma errada.

Tutorial em vídeo de tapete oval

Como começar a fazer um tapete de crochê

O que irei falar agora pode parecer bem óbvio, mas antes de encarar o desafio de fazer uma peça de crochê mais trabalhada, é necessário aprender a técnica e adquirir certa agilidade com as agulhas. Nas primeiras lições, o aprendizado consiste em entender os principais pontos e como conseguir fazer o trançado perfeito de acordo com as necessidades da peça.

Uma boa dica para fazer e montar o tapete de crochê de duas cores é apostar em tonalidades que se destacam quando colocadas juntas. Rosa pink e azul turquesa são exemplos disso. Assim como amarelo e laranja ou verde e vermelho.

Onde colocar tapetes de crochê : cômodos da casa

Se você se pergunta ” aonde colocar o tapete de crochê ? ” saiba que, seja ele retangular, de duas cores ou redondo pode ser colocado em cômodos como sala de estar, banheiro, cozinha, área de serviço, quarto etc. Para o uso da peça na cozinha, invista em conjuntos que podem ser colocados próximos a pia do cômodo e no corredor que leva a esse ambiente. Na área de serviço, os tapetes de crochê são importantes aliados para deixar o cômodo organizado e com toque mais estiloso.

O espaço próximo a máquina de lavar roupa, assim como a parte do chão em frente à porta de entrada no cômodo são bons espaços para se colocar os tapetes de crochê.

O banheiro também pode receber a peça. Em frente ao vaso sanitário e próximo ao box do banheiro, o uso do tapete de crochê contribui para dar maior organização, destaque e beleza ao ambiente. Já no quarto, colocar um tapete de crochê ao lado da cama é uma alternativa para deixar o ambiente mais confortável, cômodo e aconchegante.

Passo a passo de um tapete de crochê coruja

Tapetes de crochê: redondos ou quadrados?

Tapetes de crochê redondos

Esse tipo de tapete  tem um uso específico na decoração. É possível utiliza-lo em qualquer ambiente, desde que com harmonia. É muito comum o seu uso embaixo de móveis como poltronas, camas, sofás, mesas de jantar, cadeiras e outros.

Apesar disso, o tapete pode ser utilizado em amplos espaços, de maneira isolada. Neste caso sua função é delimitar o espaço ou ainda trazer uma cor diferenciada para ambientes mais neutros.

Além de delicados, estes tapetes decorativos possuem apreciadores por todas as partes do globo.  Lindos, proporcionam aconchego aos locais onde são utilizados e, ainda favorecem a manutenção da temperatura de ambientes revestidos com pisos frios – embora não sejam exclusivos para este tipo de revestimento -, protegendo-os quanto à poeira ou outras prováveis intempéries trazidas pelos pés para dentro do conforto dos lares.

Os tons crus, para este modelo são em geral os ideais. As sujeiras que acumulam nos tapetes de certos ambientes como este, por causa da batatinha palha que caiu, ou do molho de tomate que espirrou, são mais  do que fáceis de serem retiradas. Sem contar que um modelo redondo de 1,0 metro por 1,80 pode ser feito – ou comprado em lojas ou feiras especializadas em artesanato, por um preço muito significativo. Para adquiri-lo, o valor não passa de R$180,00.

Tapete de crochê retangular


O tapete de crochê retangular é uma peça perfeita para complementar a decoração dos mais diferentes espaços do lar. Por isso, investir e buscar aprender como confeccionar o tapete de crochê retangular e todo seu passo a passo está entre as boas práticas de como compor o visual da própria casa.

Como fazer um tapete de crochê retangular

Para te ajudar e guiar nesse processo de aprendizagem de como confeccionar o tapete de crochê retangular e seu passo a passo, confira as dicas que selecionamos a seguir:

Materiais para fazer o Tapete de Crochê Retangular
– Barbante 6 na cor que desejar

– 1 agulha de crochê  4,00 mm

– 1 agulha de tapaceiro

– 1 tesoura

O passo a passo
O passo a passo de como fazer o tapete retangular de crochê começa com círculos, pequenos pedacinhos de crochê que, juntos, darão origem ao tapete de crochê quadrado.

Primeiro Passo
Para começar, faça um anel mágico, suba três correntes e dê doze pontos altos dentro do círculo.

Segundo Passo
Em seguida, arremate essa e todas as carreiras com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto da carreira. As primeiras correntes feitas anteriormente servem para dar melhor acabamento, deixando o visual da peça mais bem fechado.

Terceiro Passo
Em seguida, faça dois pontos altos em cada ponto de base e arrematar. Procedimento esse que deverá somar no final um total de 24 pontos.

Quarto Passo
Após isso, suba as duas correntes e faça dois pontos altos. Depois, siga o seguinte passo: 1 ponto alto, 2 pontos altos e mais 1 ponto alto. Repita esse procedimento até o final.

Quinto Passo
Para o quinto passo, arremate um total de 36 pontos. Feito isso, arremate os fios que sobraram, escondendo-os dentro dos pontos. Faça a quantidade de círculos que desejar para formar cada um dos tapetes de crochê que imagina para sua casa.

Sexto Passo
Comece a unir cada um dos círculos com a agulha de tapeceiro e desencontre os círculos em cada carreira para que os tapetes de crochê não fiquem com muito espaço entre eles.

Sucesso com seus tapetes de crochê

Pronto, com a união dos pontos você poderá dar origem as mais variadas formas de tapetes de crochê que desejar. Com o passo a passo que apresentamos acima, é possível unir as peças de crochê até formar o tapete no formato que desejar.

E agora deixo uma galeria no capricho com muitos espaços decorados com tapetes de crochê, espero que gostem !

Recomendados para você: