Quando a pessoa está atacada da azia ela mal pensa direito, não é? As vezes eu  como algo que sei que vai me deixar mal e já vou sofrendo antes mesmo de começar. Uma fritura comprada na rua ( larga isso, mulher! ) ou até mesmo um refrigerante podem desencadear uma crise de azia que parece não ir embora nunca.

Mas você sabe o que acontece dentro do nosso corpo para que os sintomas terríveis da azia aconteçam? Vem comigo que eu vou te explicar e também te mostrar alguns métodos para driblar a reação do nosso corpo de forma caseira e eficiente.

O que é a azia?

Aquela sensação de estar pegando fogo por dentro não é à toa que acontece. Há quem confunda a queimação da azia até mesmo com infarto e vá parar no pronto socorro achando que está morrendo. A azia acontece quando o ácido que temos no nosso estômago vaza para dentro do esôfago e, como lá não é o lugar dele, a dor é intensa. O ácido de que estamos falando é tão forte quanto um ácido de bateria e por isso que quando alguém reclama de azia é porque está sofrendo mesmo.

Como melhorar da azia?

Nosso post de hoje está começando assim pesado, mas saiba que está cheio de boas notícias para quem sofre ou conhece alguém que tem azia. Os sintomas da azia são tão comuns que o mercado farmacêutico, que não é bobo, encheu corredores e mais corredores de farmácias com medicamentos, então não faltam opções para amenizar o sofrimento. A parte mais difícil é chegar ao medicamento certo para você entre tantas opções.

Como é difícil achar o que realmente funcione para você vamos falar um pouco sobre como prevenir as crises com algumas mudanças de hábitos. Aqui abaixo uma listinha do que costuma desencadear a azia e que podemos tomar algumas das seguintes atitudes: Passar longe, evitar, comer uma vez na vida outra na morte, esquecer que existe.

Como evitar a azia

1. Controle o consumo de fritos e alimentos muito gordurosos, este é um passo muito importante para acabar com a queimação no estômago.

2. Evite as frutas muito ácidas e alguns legumes com PH ácido, como por exemplo, repolho, couve-flor, nabo, pepino e tomate.

3. Exclua os condimentos e molhos e enlatados ácidos, como por exemplo, picles. como curar azia

4. Não pratique exercício físico após a refeição, pois devido à digestão vai fazer com que os ácido gástrico no estômago retornem ao esôfago, causando assim a queimação. Faça o seu exercício após duas horas de digestão!

Depois dessa listinha do que evitar nada mais justo do que descobrirmos o que nos deixa longe da azia. E entenda definitivamente, se você sofre com esse mal não pode ter o mesmo comportamento das pessoas que não têm. Precisa estar sempre se cuidando para evitar as crises de azia que prejudicam demais o seu estômago. Combinado?

Remédios caseiros para azia

Beber muita água

Beber água constantemente é um hábito importante para diversas funções no organismo, sendo uma das principais a hidratação do mesmo. Por muitas vezes, vômitos e náuseas podem surgir devido a falta de uma hidratação adequada, e se intensificam ao fazer exercícios físicos por longos períodos e não há uma reposição adequada de água.

Portanto, antes de realizar exercícios, beba bastante água. E obviamente, mesmo que não faça atividades de acordo, mantenha um bom ritmo com o líquido. Em casos de vômitos e diarreia, a reposição é ainda mais necessária, por conta da perda mais expressiva de líquido.

Use e abuse do vinagre de maçã


vinagre de maçã possui propriedades que auxiliam o corpo de várias maneiras, como já vimos por aqui ao longo das várias listas. E adivinhe, ele também pode ser muito bem utilizado para acabar com náuseas e vômitos, graças a suas propriedades antimicrobianas que acabam com quaisquer infecções que estejam afetando o sistema digestório.

Veja como aplicá-la.

Ingredientes

·         1 Colher de Sopa de Vinagre de Maçã

·         1 Colher de Sopa de Mel

·         1 Copo de Água

Modo de Preparo

1.   Misture o Vinagre de Maçã e o mel no copo com água até ficar homogêneo

2.   Beba em doses pequenas até a náusea passar, ou cessar os vômitos.

3.   Uma versão alternativa, sem o mel e com 1 colher de chá de vinagre, pode ser usada para um bochecho e eliminar o gosto de vômito da boca, e assim trazer mais alívio.

Vá de acelga


A acelga não possui propriedades que combatam diretamente o vômito, mas ela é capaz de relaxar os músculos ao ponto de oferecer o alívio que o estômago precisa para acabar com os mesmos. Para conseguir este efeito específico, confira a receita a seguir.

Ingredientes

·         ½ de folhas Acelga

·         ½ xícara de Água

Modo de Preparo

1.   Pique as folhas de acelga, e coloque em um liquidificador junto com a água.

2.   Bata até misturar bem os ingredientes.

3.   Tome duas colheres por dia, com um espaço de 8 horas entre elas.

Mais uma vez o gengibre


O gengibre é um estimulante natural para a digestão, e por conta disso é um dos grandes aliados no controle de vômitos e a presença de náuseas. Um bom chá de gengibre é o suficiente para aliviar os sintomas. Veja como prepará-lo.

Ingredientes

·         1 Xícara de Chá Água

·         1 Colher de Sopa de Raiz de Gengibre

Modo de Preparo

1.   Deixe a água atingir o ponto de fervura no fogo. Adicione a raiz de gengibre, e mantenha o fogo ainda acesso por 5 minutos.

2.   Desligue o fogão, e abafe a mistura por 10 minutos.

3.   Deixe amornar, coe, e beba em pequenos goles durante o dia.

4.   E não adicione açúcar, pois do contrário os efeitos podem ser reversos.

Abasteça a despensa com sementes de cominho


Um dos melhores remédios caseiros para se usar contra náuseas e vômitos, o Cominho ganha ainda mais preferência quando é utilizado em casos de infecções no estômago ou intestino, já que suas propriedades estimulam as enzimas pancreáticas, que combatem os organismos invasores do sistema digestório.

Para fazer um bom remédio com o Cominho, veja a receita a seguir.

Ingredientes

·         ½ Colher de Chá de Sementes de Cominho

·         1 Litro de Água

Modo de Preparo

1.   Esquente a água (mas não ferva).

2.   Adicione as sementes de Cominho, e beba em goles pequenos ao longo do dia.

Não torça o nariz para o suco de cebola


A cebola é um antibiótico natural, capaz de trazer muitos benefícios para quem a consome com frequência. E por conta disso, pode ser usada facilmente para combater vômitos e náuseas, se consumida na forma de suco. Para tanto, siga a receita a seguir.

Ingredientes

·         3 Cebolas

·         1 Colher de Chá de Gengibre Ralado

Modo de Preparo

1.   Faça o suco de cebola (pique-as e bata em um triturador, ou corte as cebolas em pedaços e rale em um ralador de queijo. Coe com um pano limpo a fim de filtrar melhor que uma peneira).

2.   Após o suco ficar pronto, adicione o gengibre ralado, e beba em goles ao longo do dia, para acabar com a náusea e vômitos.

Água de arroz ajuda bastante


A água de arroz é essencial para cuidar dos vômitos em casos de gastrite, pois ajuda a aliviar o estômago contra os sintomas. O que chega a ser curioso, pois muitas vezes ou ela é descartada, ou naturalmente evaporada no cozimento tradicional do arroz. Para conseguir fazer bom uso dela, utilize a seguinte técnica.

Ingredientes

·         1 Xícara de Arroz Branco

·         1 ½ Xícara de Água

Modo de Preparo

1.   Ferva o arroz junto com a água.

2.   Coe a solução em um recipiente de acordo, e com cuidado.

3.   Beba a solução inteira, para aliviar os sintomas.

Experimente limão com mel


O Limão é outro remédio natural contra as dores de estômago, sobretudo aquelas causadas por azia, gases, e indigestão. Além de quebrar os nutrientes com mais facilidade, diminuindo o esforço do estômago, ele ajuda a nivelar o PH do corpo.

Para aplicar a mistura com mel e curar seus vômitos, veja a receita a seguir.

Ingredientes

½ Suco de Limão
2 colheres de sopa de Mel

Modo de Preparo

1.   Misture o suco do limão ao mel em um recipiente.

2.   Coma a mistura aos poucos, até passar a náusea.

Vídeo sobre chá para azia

Esse chá promete ser poderoso contra os sintomas da azia. Veja o vídeo: