Esse foi um post difícil de escrever porque estou de dieta e camafeu de nozes é meu doce preferido de todos os doces de festa que existem. Ver as fotos e escolher as melhores receitas foi um suplício então espero de coração que todas as leitoras aproveitem e façam muito camafeu aí na casa de vocês pensando em mim. Combinado assim?

Camafeu de nozes: Porque o doce tem esse nome?

Esse doce delícia e super fino tem esse nome por lembrar o formato dos camafeus usados pelos nobres entre os séculos XV e XIX. Vou colocar uma foto de um camafeu aqui pra vocês verem um se ainda não conhecem.

Camafeu de nozes: Quando surgiu o camafeu?

O camafeu mesmo é bem mais antigo, surgiu lá pelo ano 300 a.C e era um enfeite de roupas como é hoje e sempre foi sinônimo de classe e refinamento. Napoleão se amarrava em camafeus e chegou a fundar em Paris uma escola de fazer camafeus. O material era variado mas sempre nobre e é por isso que os camafeus de nozes tem esse jeitinho elitizado, sofisticado e delicia que a gente adora.

Camafeu de nozes: um doce Muito chique

Toda mesa da casamento ou quinze anos tem camafeu de nozes e as formas de fazer as vezes desanimam quem quer fazer apenas poucos para uma reunião pequena. Mas quem adora esse docinho vai encontrar aqui no post dicas para fazer em casa mesmo e ir se habituando a usar o foudant, a parte branquinha que encapa o doce.

Camafeu de nozes:  Aprenda a fazer

Receita oficial de Camafeu de nozes da Nestlé – para quem gosta de receitas com as marcas dos produtos, facilitando a compra

Nessa receita o foudant é o comprado pronto. Apenas ensina como usar para encapar os doces. Na outra receita ensina a fazer em casa, porém é um produto barato que pode ter um custo/benefício que valha a pena. Faça as contas!

INGREDIENTES
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)

2 gemas

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®

1 xícara (chá) de noz moída

300 g de foudant

manteiga para untar

nozes picadas para decorar

MODO DE PREPARO
Em uma panela, misture o LEITE MOÇA® com as gemas, o açúcar e o Chocolate em Pó DOIS FRADES® e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender da panela (cerca de 10 minutos). Acrescente as nozes, misture bem e retire do fogo. Despeje a massa em um prato untado e deixe esfriar.

Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e reserve. Derreta o foudant em banho-maria, até ficar com consistência cremosa. Pingue água, se necessário. Coloque os docinhos no foudant, retire com o auxílio de um garfo e escorra o excesso. Decore-os com um pedacinho de noz e coloque o docinho sobre uma superfície para secar.

Congelamento:

Se desejar, congele os docinhos antes de banhá-los. Para isso, disponha-os em camadas, em uma embalagem de plástico rígido, separados por filme plástico. Cubra com filme plástico e feche bem a embalagem. Etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire-os da embalagem e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de 4 horas. A seguir, banhe-os na calda de caramelo ou foudant.

Camafeu de nozes: Receitas dos programas de TV

Camafeu de nozes da Palmirinha

Ingredientes

·         1 lata de leite condensado

·         200 gramas de nozes moídas

·         Foundant:

·         500 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado

·         ½ xícara (chá) de Nozes para decorar

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado e as nozes moídas. Leve ao fogo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (cerca de 3 minutos e meio). A seguir, coloque em um refratário e deixe esfriar (de preferência de um dia para o outro)

Unte as mãos com manteiga, pegue uma porção da massa e modele uma bolinha. Pressione para achatá-la. Faça o mesmo com o restante da massa. Reserve.

Como fazer o foundant ?

Prepare o foundant. Em um recipiente, coloque o açúcar de confeiteiro peneirado, acrescente o leite aos poucos e misture até obter uma pasta.

Leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, para derreter. Banhe as bolinhas no foundant, coloque uma noz sobre o foundant e deixe secar.

Dica: caso a cobertura endureça, coloque leite aos poucos e misture até voltar ao ponto.

Receita do Camafeu de Nozes da Ana Maria Braga

Ingredientes
·         1 colher (sopa) de margarina

·         1 lata de leite condensado

·         1 e ½ xícara (chá) de nozes trituradas

·         4 gemas

·         500 g de foudant para banhar

·         Nozes para decorar

Modo de preparo
·         Em panela de fundo grosso, leve os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre, até desprender do fundo (ponto de enrolar).

·         Transfira para um prato untado e deixe esfriar completamente.

·         Com as mãos untadas em margarina, modele croquetes com pequenas porções da massa e disponha em superfície untada.

·         Derreta o foudant em banho-maria, banhe os croquetes um a um e deixe escorrer o excesso. Disponha sobre papel-manteiga, aplique as nozes para decorar e deixe secar. Sirva em forminhas apropriadas.

Se você quer servir no aniversário de criança um doce delicioso mas sem ter muito trabalho opte pela receita de copinho aqui abaixo. Fará a alegria das crianças e adultos mas sem ter todo aquele trabalho de passar no foudant um por um. Os copinhos deixam tudo mais eficiente e as crianças amam.

Camafeu de nozes no copinho

Ingredientes do Camafeu no copinho

2 latas de leite condensado
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata + 3 colheres (sopa) de creme de leite
3/4 de xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
Nozes picadas para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, as nozes, a manteiga e cozinhe por 5 minutos ou até começar a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e misture com 1 lata do creme de leite. Derreta o chocolate em banho maria, misture com o creme de leite restante e reserve. Distribua o creme de nozes em copinhos transparentes, cubra com o creme de chocolate e decore com nozes. Leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

Doces com receitas originais

Existem versões com chocolate tanto misturada na massa do doce e também  com a cobertura de chocolate como se fosse um bombom ou trufa. Essas adaptações descaracterizam o doce porque muda o gosto totalmente. O camafeu original é esse das fotos com as nozes na massa e sem chocolate.  Vi versões de morango ( ? ) , nem combina o gosto e de pistache.

Com pistache eu acho desperdício porque as duas tem gosto forte e dá pra fazer doces com elas em separado e ser um sucesso total na mesa. Tem alguns buffets que querem tanto inovar para oferecer doces diferentes que fazer umas misturas sem noção e fica tudo sobrando mordido na mesa, não fica? Vá de camafeu fondado, branquinho e com recheio caprichado apenas de nozes!