Hoje em dia não só os apartamentos estão menores, bem menores, como são comercializados móveis e estruturas de decoração para espaços pequenos. Isso faz com que sejam funcionais por valores menores do que precisar fazer tudo sob medida. Como sempre morei em apartamentos pequenos e já convivi com as dificuldades de adaptar o que se pode comprar pronto com o espacinho que temos em casa acabei  tendo algumas dicas pra dividir com vocês e também o interesse no assunto.

Dicas para decoração de quartos pequenos

No post de hoje teremos muitas dicas especiais para quartos que podem ser adaptadas para o espaço que você estiver querendo decorar e otimizar. É meio impossível querer colocar um escritório completo no quarto, um armário de duzentas portas com uma cama king size e tantos outros caprichos que a decoração nos permite, mas dá para ter um espaço organizado e além de tudo confortável.

O primeiro erro muito comum é querer colocar os móveis de uma mansão dentro de um apartamento. Conscientize-se de que não cabe, e mesmo que caiba, não adianta ter móveis grandes e pouco espaço em volta deles. Antes do que terá no quarto é importante destacar questões como iluminação e circulação de ar e tentar ao máximo que ambas sejam naturais.

Decoração correta e aproveitamento do ambiente

Seja por opção ou devido à condição financeira, morar em um apartamento pequeno pode gerar dúvidas no que diz respeito à decoração. Há quem pense que, pelo fato de o local não ser grande, a decoração de apartamentos pequenos acaba não sendo necessidade e, com isso, detalhes que poderiam dar uma dimensão maior ao ambiente acabam sendo deixados de lado. Existem algumas opções que tornam um ambiente menor muito mais acolhedor e “criam” a ilusão de que o espaço interior é maior do que realmente é.

Custo benefício de um apartamento já decorado

Outra ideia interessante é adquirir o seu apartamento pequeno decorado. Isso economia muito tempo de planejamento escolhendo a decoração correta para ambiente pequeno, e evita várias dores de cabeça na hora de escolher os móveis de seu ambiente.

A desvantagem disso, porém, é que nesses casos costuma ser mais caro comprar o apartamento já decorado do que decorar ele por conta própria – o que em muitos casos acaba compensando, por conta da comodidade.

Dicas para decorar quartos pequenos em vídeo

Decoração de quartos pequenos: Use cores que ampliam o ambiente do quarto

A tintura, porém, em tons claros, trará resultados melhores. Branco e bege refletem maior iluminação durante o dia e, mesmo no escuro, permitem a instalação de luzes LED, pontos de luz e pequenos lustres, sem aparentar sobriedade excessiva. Nada impede, porém, uma parede com textura em cor diferente, mais escura, ou ainda somente uma parte dela. Listras coloridas também podem ser utilizadas sem problema. O efeito fica jovial e bonito.

Usar cores neutras não significa que você precisa ficar preso em um ambiente monocromático e sem graça.  Para trazer cor e detalhes ao quarto, invista em tapetes e roupas de cama mais coloridas, harmonizando com o resto do cômodo;

Decoração de quartos pequenos:  Valorize a iluminação natural

Como mencionamos acima, a iluminação é muito importante em ambientes pequenos, um ambiente escuro dá a impressão de ser ainda menor. Invista nas aberturas, com grandes janelas o menor dos ambientes vai ficar aconchegante. Se a iluminação natural não for uma opção, capriche na iluminação artificial.

Pequenos abajures e escrivaninhas retráteis podem fazer de um canto pequeno um mini-escritório  Prateleiras de madeira (pré-fabricadas, encomendadas ou não) podem ser instaladas embutidas numa das paredes. Servem tanto para livros quanto objetos pessoais decorativos. Se forem claras e com fixação invisível, darão ainda mais leveza ao local.

Decoração de quartos pequenos: Aproveite as gavetas da cama

As vezes não conseguimos ter todos os ambientes que gostaríamos. Nessas horas vale a pena investir em móveis que mudam de uso conforme as suas necessidades. Sofás cama, mesa lateral que vira mesa de jantar, escada com gavetas… vale de tudo. Para o espaço do quarto render bem use e abuse das gavetas na cama, elas  ajudam muito na hora de organizar o quarto e poupar espaço. Alguns modelos box já até vêm com elas.

Decoração de quartos pequenos: A escolha dos móveis

Faça um planejamento de que móveis serão colocados em cada local, em cada espaço. Não dá chegar à loja e escolher os móveis a torto e a direito. É preciso se planejar. Faça uma lista do que você gostaria de ter no ambiente.

Decoração de quartos pequenos: Evite barreiras visuais

Para não se sentir enclausurado dentro do seu apartamento, evite barreiras visuais. Quanto mais abertos e integrados forem os ambientes maior a sua impressão do espaço. Tente usar móveis baixos ou vazados para separar os ambientes, dessa forma não formam barreiras.

Decoração de quartos pequenos: Se puder, verticalize

Uma ótima maneira de otimizar espaço é verticalizar. Se tiver altura suficiente, faça um mezanino. Se o pé direito no mezanino não ficar muito alto, a melhor opção é usar essa parte superior para o quarto. Como passamos menos tempo na cama, a não quando dormimos, o que não conta, a altura do teto não vai incomodar se for um pouco mais baixa do que o normal.

Decoração de quartos pequenos:  Como guardar tudo e aproveitar espaços inusitados

Um grande problema é encontrar espaço para armazenar todos os nossos pertences. E não estamos falando só de roupas não, uma casa exige muitas coisas que ocupam espaço como roupas de cama, lembranças e acessórios.

Para isso, a dica é, aproveite cada canto. Alguns espaços são pouco utilizados, coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até penduradores de bolsa e casacos ajudam na organização. Dica, prefira prateleiras a gavetas, as gavetas ocupam mais espaço.

Decoração de quartos pequenos: Luminárias perto da cama

Ao invés de uma luminária sobre o criado-mudo, use uma arandela. Assim você terá mais espaço para colocar pequenos itens de decoração e organizar seus livros ou outros objetos.

Decoração de quartos pequenos: TV no quarto pequeno

Curte assistir um filme até pegar no sono? Para economizar espaço, dispense o uso do painel para TV, e aproveite as vantagens do Home Suspenso!

Decoração de quartos pequenos: O uso dos beliches

Se o quarto acomodar mais de uma pessoa, não tenha medo de substituir a cama tradicional por um beliche. As crianças adoram e eu acho maravilhoso. Recentemente estive em um quarto decorado pela arquiteta carioca Alessandra Amaral onde dentro do projeto ela acomodou três crianças em uma temática espacial. Coisa mais linda do mundo!

Decoração de quartos pequenos: Aproveitando a cabeceira da cama

Tem muitos objetos que valem a pena na decoração? Usar a cabeceira de cama para organizá-los é uma ótima ideia!

Decoração de quartos pequenos: Onde colocar os espelhos

Que ter espelho em casa ajuda a dar efeito de ambiente maior todos já sabem, mas a maioria tem medo de usar. Realmente encher a casa de espelhos não é muito agradável no dia a dia, porém colocar espelho em alguns lugares fica charmoso. Aconselhamos a colocar espelhos em áreas em que você não vai ficar muito tempo, então se for fazer uma parede inteira de espelho, prefira a sala de jantar. No quarto ou sala de televisão vai acabar incomodando. Quer fazer seu quarto parecer maior? Use espelhos na frente do guarda-roupa ou na cabeceira de sua cama.

Curtiram as ideias? Espero ter ajudado a deixar seu cantinho pessoal ainda mais aconchegante. Abaixo algumas fotos pra te inspirar:

 

Recomendados para você: