receita-de-petit_gateau

Se você quer uma receita que impressiona e agrada na hora de servir a  sobremesa de um jantar, aposte no Petit Gâteau.  É um doce com uma cara chic, um bolinho com casquinha por fora e molinho por dentro. Uma delícia que sempre agrada e ainda mais acompanhado de um bom sorvete de creme. Minha mãe que é louca por Petit Gâteau sempre faz quando viajo pro Rio então pra mim tem um sabor especial de férias, de casa, de docinho da mamãe.

petit-gateau


Origem do Petit Gateau

Uma coisa que eu adoro saber, além das receitas, claro, são as histórias das sobremesas acho que são sempre interessantes. A do Petit Gâteau por exemplo é  um pouco controversa, em alguns lugares  diz que foi criado pelo chef francês Jean-Georges Vongerichten que colocou farinha de menos no seu bolinho, e em outro diz que um aprendiz de chef deixou aquecer de mais o forno e uma terceira história conta  que a receita foi criada e produzida por um outro chef francês em um pequeno restaurante e trazido para o Brasil pelo chef Erick Jacquin ( tem a receita dele lá em vídeo no final do post ).

Petit Gateau

A verdade ninguém sabe, o que sabemos é que o Petit Gâteau é uma delícia e dificilmente um restaurante bom não tem um em seu cardápio. Vamos aprender a fazer?


Dica importante para fazer o Petit Gateau

Atenção ao tempo de cozimento para que o meio fique molinho e escorra bem cremoso quando a casquinha for rompida.  Relógio na mão!

Petit-Gateau


Receita de Petit Gâteau

INGREDIENTES:

  • 200g de chocolate amargo (use o 55% de cacau)
  • 200g de manteiga derretida
  • 200g de ovo
  • 100g de gema
  • 200g de açúcar de confeiteiro
  • 55g de farinha de trigo
  • 55g de cacau em pó

PREPARO:

Petit-Gateau

Derreta a manteiga, tomando cuidado para ela não estar muito quente quando você for misturá-la aos outros ingredientes a ponto de cozinhar os ovos. Aproveite também para derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Se usar o micro-ondas deixe alguns segundo, retire o potinho com o chocolate e mexa antes de colocar mais alguns segundos, pois às vezes o chocolate que está na parte de cima ainda não derreteu mas o que está embaixo está bem derretido podendo queimar se você não mexer.

Petit-Gateau

Peneire o açúcar, a farinha e o cacau em pó dentro de um recipiente para se livrar de qualquer carocinho. Coloque todos os ovos e as gemas em uma vasilha e mexa para misturar antes de adicionar ao recipiente com os secos, facilitando que eles se combinem. Após colocar os ovos juntos com o secos, adicione a manteiga derretida e mexa com um batedor de arame até que todos estejam bem misturados. Em seguida, acrescente o chocolate amargo derretido e misture.

Petit-Gateau

Se você quiser guardar para usar no dia seguinte, a melhor forma é colocar em um saco de confeiteiro amarrando para fechar e levar à geladeira. Isso é ótimo pois economiza espaço na geladeira. Se preferir, pode já colocar nos potinhos que vai assar lembrando de cobrir com plástico filme antes de guardar. No dia seguinte, tire da geladeira um pouco antes de assar ou pode também assar direto mas vai demorar um pouco mais já que a mistura estará bem gelada.

Petit-Gateau

Para quem for usar no mesmo dia, coloque a mistura dentro de forminhas que sejam fácil de desenformar. Outra alternativa é usar moldes parecidos com anéis largos, forrando sua lateral interior com papel manteiga. Neste caso é recomendável deixar na geladeira cerca de 30 minutos já nos moldes antes de assar para não ter perigo da misturar vazar.

Petit-Gateau

Leve ao forno preaquecido à 200°C. O tempo vai variar muito de acordo com o tamanho do seu bolinho, mas para um bolinho pequeno leva em torno de 6 minutos. De qualquer forma, fique de olho no bolinho e assim que o topo estiver mais assado com carinha de bolo e as laterais estiverem se soltando das forminhas está pronto. Mas o ponto varia muito do estilo que você mais gosta – eu gosto de bem líquido no meio e assado só nas laterais.

Petit-Gateau

Retire do forno e espere um minutinho para desenformar – se estiver usando as forminhas- e coloque uma bola de sorvete de creme e sirva imediatamente.


Receita de Petit Gateau da  chef Waldete Lütz

(da Pâtisserie e proprietária da empresa gaúcha Petites Délices)

Petit-Gateau

INGREDIENTES:

  • 600 gr de manteiga sem sal
  • 1 kg de chocolate meio amargo
  • 250 gr de chocolate ao leite
  • 25 unidade(s) de ovo
  • 400 gr de açúcar
  • 350 gr de farinha de trigo

PREPARO:

Coloque o chocolate para derreter em banho maria, quando ele estiver derretido, adicione a manteiga e mexa. Aos poucos, adicione os ovos, mexendo bem. Acrescente o açúcar e em seguida a farinha de trigo, assim que a mistura estiver homogênea, disponha em um recipiente e deixe na geladeira por pelo menos doze horas.

Passado o período refrigerando, Unte 50 forminhas com manteiga e farinha, coloque a massa em cada uma delas e leve ao forno a 250 graus. Asse por aproximadamente 12 minutos. Pronto! Sirva com uma bola de sorvete de creme ou baunilha.


Receita de Petit Gâteau com biscoito wafer

Petit-Gateau

INGREDIENTES

  • 20 unidade(s) de biscoito tipo wafer coberto com chocolate picada(s)
  • 170 gr de chocolate meio amargo
  • 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 2 unidade(s) de gema de ovo
  • 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
  • 170 gr de margarina

PREPARO:

Em uma vasilha apropriada, leve 170g de chocolate meio amargo e a manteiga ao microondas, por aproximadamente 40 segundos. Mexa e repita o procedimento, se julgar necessário.

Na batedeira, bata lentamente os ovos e as gemas com o açúcar até ficarem cremosos. Com a batedeira desligada acrescente o chocolate meio amargo derretido com a margarina, a farinha de trigo e o biscoito wafer picado, misturando delicadamente. Utilize formas pequenas de sua preferência e unte-as com manteiga e farinha de trigo. Coloque a massa um pouco acima da metade das formas e leve ao freezer por aproximadamente 15 minutos. Pré-aqueça o forno, temperatura média 200 a 220ºC e leve para assar em forno alto, de 6 a 8 minutos.

Dica: Para desenformar, utilize uma faca sem serra, passando-a em volta de toda a forma. Sirva o Petit Gâteau quente, acompanhado de uma bola de sorvete de creme.


Receita para quem está de dieta

Estás lendo essas receitas e pensando em quantas calorias a mais vai ingerir? Sabe que aqui no Muito chique a gente sempre pensa em quem está de dieta ou tem restrições alimentares. Vamos colocar aqui uma receita de Petit Gâteau fitness que dá pra comer sem comprometer a dieta.

Petit-Gateau

Petit Gâteau Fitness

Esse Petit Gâteau Fitness é zero glúten, não vai leite e demora apenas poucos segundos no microondas para ficar pronto.

INGREDIENTES

  • 1 scoop de whey protein isolado sabor baunilha (ou duas colheres de sopa)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100%, solúvel
  • 1 ovo cru

PREPARO:

Em uma caneca/pote/pires misture todos os ingredientes até ter uma mistura homogênea, coloque nas forminhas untadas com cacau em pó, deixando o espaço de um dedo para a borda e leve ao microondas em potência alta 30 segundos. Verifique se criou casquinha, caso não vá colocando de 10 em 10 segundos até ficar da forma que você goste, tire da forma e saboreie.

Dicas:

  • O whey protein isolado não possui glúten nem lactose e você encontra em lojas de artigos fitness, farmácias e lojas de produtos naturais;
  • O cacau em pó 100%, solúvel é da marca Garoto;
  • Caso você não goste de mel, pode usar açúcar, na mesma proporção ou duplicar a quantidade, basta provar;
  • Não se preocupe com o ovo cru, pois você vai cozinhá-lo no microondas;
  • Fique ligado na consistência do seu Petit Gâteau na hora de levar no microondas;
  • A quantidade de calorias aproximada dessa receita é de 188 calorias.

Vídeos com receitas de Petit Gâteau

Nessas receitas você vê direitinho como e quê fazer. Elas variam muito pouco mas são de fácil entendimento. Espero que gostem e que a sobremesa seja um sucesso!

Esse é o vídeo de um dos chefs que citei lá em cima:

E como não poderia deixar de ser, pra finalizar o post tem o Petit Gâteau desafio: O de queijo!


Receita de Petit Gâteau de queijo

PETIT-GATEAU-DE-QUEIJO

INGREDIENTES:

– 100 g de requeijão (+- 3 colheres de sopa bem cheias)
– 75 g cream cheese (1/2 potinho)
– 3 colheres de queijo parmesão ralado
– 3 colheres (sopa) cheias de manteiga ou margarina
– 2 ovos
– 2 gemas
– 1/4 xícara de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de sal ou à gosto

PREPARO:

Em banho-maria, misture os três tipos de queijo, os ovos e as gemas. Mexa sempre até derreter. Acrescente a farinha (esqueci dela no video), o sal e a manteiga. Continue mexendo até formar um creme homogêneo.
Despeje numa tigela e leve à geladeira por 2 h.
Preaqueça o forno e unte forminhas de empada ou cupcake com margarina. Coloque a massa preenchendo 2/3 da forma. Leve ao forno médio preaquecido por 10 minutos, desenforme e pronto! Sirva em seguida!

Dica: o segredo para ficar com o queijo molinho por dentro é não deixar assar muito. 10 minutos é suficiente.

Veja outra receitinha super bem explicada de Petit Gateau clicando aqui.

Recomendados para você: