Melhores livros infanto juvenis

Procurando dicas dos melhores livros infanto juvenis para uma boa leitura? Nós montamos uma lista bem interessante de livros que tem tudo a ver com este público!  Nunca foi tão fácil incentivar crianças e adolescentes a criarem gosto pela leitura. Isso porque o atual mercado de livros infanto-juvenis está em alta e não faltam opções de obras adoradas não somente pelo público jovem, mas também por adultos. E tem livro para todos os gostos: romance, fantasia, distopias e várias outras dicas capazes de conquistar até mesmo os menos empolgados com a ideia de se distrair com livros.

Em um outro post já falamos também sobre os melhores livros de romance e esta lista foi um verdadeiro sucesso!

Livros infanto juvenis 2015

Está procurando por dicas de livros infanto-juvenis? Então veja só o que separamos para dar uma ajudinha com a sua lista de leitura!


Harry Potter – J.K. Rowling

Melhores livros infanto juvenis

Definitivamente o mundo mágico de Harry Potter não poderia ficar de fora de nenhuma lista de leitura dedicado ao público infanti-juvenil (aliás, até adultos adoram os livros). A série composta por sete livros, conta a história do jovem bruxo Harry Potter – que era um garoto comum que vivia em um armário debaixo da escada da casa de seus tios e tem sua vida mudada quando é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. E daí para frente não falta história para contar. E claro, ainda podemos contar com os filmes para estender a diversão!


A Culpa é das Estrelas – John Green

Melhores livros infanto juvenis

Um dos bestsellers infanto-juvenis atuais, “A Culpa é das Estrelas” conta a história de dois adolescentes que se conhecem e se apaixonam em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel e Gus tem grande senso de humor e brincam frequentemente com os clichês do mundo do câncer, o que é a principal arma do casal para lidar com a doença. Vale a pena, o livro é excelente! E tem filme também para quem gosta de estender a leitura para uma sessão pipoca.


Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Melhores livros infanto juvenis

“Jogos Vorazes” é uma trilogia distópica que vem fazendo muito sucesso, tanto nos livros quanto no cinema. A historia se passa em Panen, nação surgida após o fim da América do Norte, na qual Katniss é uma das participantes dos Jogos Vorazes, uma competição anual que reune participantes de 12 distritos na qual dois jovens são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Nascida no empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil, mas a até que ponto ela estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Divergente – Veronica Roth

Divergente

Outra trilogia distópica que agrada o público, “Divergente” se passa em uma Chicago futurista na qual a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma delas é como ser invisível. A protagonista Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão pelo qual passam todos os jovens aos 16 mostram que ela e na verdade uma Divergente, não respondendo as simulações conforme o previsto. E agora ela deve decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é, sendo que essa decisão se refletirá até mesmo na sociedade na qual ela vive. Os livros da trilogia Divergente também ganharam adaptações para o cinema, portanto vale a pena investir se você gosta de filmes.


Por que Indiana, João? – Danilo Leonardi

Por-que-indiana,-joão

O livro trata de algo bem conhecido dos jovens: o bullying. O personagem principal, João, é um típico adolescente de quinze anos deslocado e tímido, que é o alvo perfeito para os valentões. Porém sua vida muda completamente quando finalmente reage a um ataque de seu maior algoz e o vídeo do golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. Com a reviravolta, João finalmente se sente seguro, respeitado e admirado, mas tudo tem seu preço, e suas escolhas terão peso não somente sobre a sua vida, mas também sobre a vida daqueles ao seu redor.


Como treinar o seu dragão – Cressida Cowell

Como-treinar-o-seu-dragão

Esse é o primeiro livro de uma série literária super famosa capaz de conquistar também os adultos. Conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III, um grande herói viking conhecido como “o encantador de dragões”, porém nem sempre foi assim. Houve uma época na qual Soluço foi apenas um garoto normal e nem um pouco heróico que precisava capturar e treinar um dragão, tendo esse que ser o mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi um dragão pequeno, banguela e muito longe de ser ameaçador. E assim seu destino de heroi começou a ser traçado.


Percy Jackson – Rick Riordan

Percy-Jackson

Os livros da série “Percy Jackson” é super interessante para jovens que gostam de mitologia. Neles, os deuses do Olimpo continuam vivos e em plena atividade no século XXI: se apaixonando por mortais e tendo filhos que podem se tornar grandes herois ou encontrando destinos terríveis. Percy é um desses jovens semideuses que descobrem sua identidade e um dos poucos que conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, dedicado ao treinamento desses jovens e acaba em uma busca para ajudar seu verdadeiro pai a evitar uma guerra no Olimpo. Os livros estão sendo adaptados para o cinema, portando já dá pra incluir os filmes também na sua lista de desejados.


O Hobbit – J.R.R. Tolkien

O-Hobbit

Esse aqui é um clássico da literatura fantástica infanto-juvenil também adorado por adultos. Nele, Bilbo Bolseiro – um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado – mas a tranquilidade que ele tanto gosta acaba quando recebe a visita de 13 anões e Gandalf, que acabam por arrastá-lo em uma jornada enfrentando trolls, orcs, wargs e elfos para regatar um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Também adaptado para o cinema, é uma ótima pedida esticar a leitura e também assistir o filme.


As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis

As-crônicas-de-narnia

Outro clássico da literatura infanto-juvenil, “As Crônicas de Nárnia” é uma série de sete livros de fantasia que mostram as aventuras de quatro crianças que descobriram o reino mágico de Nárnia. Embora sejam sete livros, é possível encontrar as histórias em volume único e ordem cronológica, o que facilita bastante a vida do leitor. Também foi adaptado para as telonas e oferece muitos momentos de diversão.


Diário de um Banana – Jeff Kiney

(Reprodução: Sou Notícia)
(Reprodução: Sou Notícia)

“O Diário de um Banana” também é uma série de livros, e conta o dia-a-dia de Greg Heffley que, cursando o ensino fundamental, sabe que ser criança não é nada fácil. Isso porque o lugar significa que ‘fracotes subdesenvolvidos’ dividem espaço com garotos mais fortes, mais malvados e até que já se barbeiam. Parece infantil? Não mesmo! Os adultos adoram e se divertem com esse herói improvável.


O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

O-pequeno-principe

Clássico da literatura universal, trata-se de uma das obras infanto-juvenis mais lembradas de todos os tempos. Nele, um piloto cai com seu avião no deserto e encontra uma criança loura e frágil que diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E convivendo com o piloto perdido, ambos repensam seus valores e encontram o sentido da vida. Não faltam adaptações cinematográficas para “O Pequeno Príncipe”, portanto divirta-se!


O Livro das Princesas

O-livro-das-princesas

O livro é uma coletânea de releituras contemporâneas de contos de fada clássicos. As adaptações foram escritas pelas autoras Meg Cabot ("Diário Da Princesa" e "A Mediadora") e Lauren Kate ("Fallen"), Paula Pimenta ("Fazendo Meu Filme") e Patricia Barboza ("As Mais").


Fazendo meu filme – Paula Pimenta

Fazendo-meu-filme

“Fazendo meu Filme” é uma série de livros que conquistou muitos leitores e nos apresenta o universo de Fani, uma garota tímida e cheia de expectativas que está prestes a passar por grandes mudanças em sua vida com a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. A dúvida: ela deve continuar com sua rotina com sua família, seus amigos e um inesperado novo amor, ou mergulhar em um mundo cheio de possibilidades? As possibilidades são imensas de ambos os lados…


Minha Vida fora de serie – Paula Pimenta

Minha-vida-fora-de-série

Também de autoria de Paula Pimenta, “Minha vida fora de série” é outra coleção de livros que vem fazendo muito sucesso entre o público infanto-juvenil. Dessa vez acompanhamos Priscila, que precisa passar pelas dificuldade de mudar de cidade justamente na adolescência: afinal todos sabemos que começar de novo em um lugar onde os grupos e turmas já estão formados é sempre algo complicado (pode não ser o fim do mundo, mas é um porre). E embora não goste da ideia de recomeçar, ela encara como uma oportunidade de ser alguém diferente. Mas aos poucos vai descobrindo que o que importa não é o lugar, mas sim as pessoas que vivem nele. Acima de tudo, deverá conhecer a si mesma.


Estrelas Tortas – Walcyr Carrasco

Estrelas-tortas

O livro conta a trajetória de Marcella, uma jovem bonita e atletica que sofre um acidente de automóvel com a mãe ao volante e torna-se paraplégica. Devido a nova condição sua rotina muda completamente e precisa se adaptar a nova realidade com a perda de movimentos. Tudo parece difícil, mas ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida e dar a volta por cima por pior que sejam os obstáculos.


E então, gostou da nossa seleção? Conhece algum livro que você gosta e que não está na lista? Então comente e indique o seu livro preferido! Veja mais sugestões aqui!

Recomendados para você: