” O balão vai subindo, vem caindo a garoa, o céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João, acende a fogueira do meu coração. ”

Que nós aqui do Muito Chique adoramos Festa Junina você já sabe. A cada dia temos mais ideias do que postar sobe o assunto para deixar a sua festa mais linda, criativa e, claro, muito animada.  Esse clima de alegria e descontração marcam a chegada de junho, quando os quintais viram um verdadeiro arraiá e muita canjica, pipoca e pé-de-moleque ganham espaço.

O assunto de hoje são as lembrancinhas típicas dessa festa. Vamos mostrar muitos modelos de fácil execução,  mostrar como fazer,  colocamos alguns vídeos com o passo a passo e também algumas dicas que como fazer a sua festa junina bombar. Recomendamos ler o post ao som de Luiz Gonzaga pra criar o clima. Vamos lá?

Porque adoramos festas juninas?

Isso é uma realidade, o  mês de Junho é marcado por fogueiras, bandeirinhas coloridas, danças e comida típica de cada região. Antes eram conhecidas como as  festas dos santos populares, uma festividade que foi trazida para o Brasil pelos portugueses, como uma homenagem a São João.

Em Junho, comemoram-se os aniversários de três santos muito populares, o Santo Antônio (no dia 13), o São João (no dia 24) e o São Pedro (no dia 29). Juntaram os três e hoje comemoramos um mês inteiro e chamamos de Festa Junina.

Mas porque recebemos convites para festas juninas, duas, três, as vezes todos os finais de semana de Junho? Isso se responde deduzindo que as pessoas adoram organizar festas juninas, seja no trabalho, na escola ou por motivo de aniversário. O importante é que esta data do ano não passe despercebida e se junte a família e os amigos para comemorar.

Muitas pessoas que fazem aniversário no meio do ano aproveitam para comemorar a data em clima de São João. Está cada vez mais comum utilizar a decoração de festa junina em eventos que, com o passar do tempo, deixaram de lado um pouco da formalidade e deram espaço à descontração. Por isso, com certa frequência, o tema tem sido usado em datas como noivado, chá de panela e chá de fraldas.

Elementos decorativos para as lembrancinhas

Na decoração como um todo e, claro, nas lembrancinhas da festa junina você  pode apostar em todos os elementos ligados ao estilo caipira, a chita é um tecido bastante acessível com várias opções de cores e padrões e transforma o ambiente completamente.

Inspire-se nos noivinho e noivinha de quadrilha, nas mini pamonhas e mini bolos de milho, matutinhos, para criar lindos  enfeites e lembrancinhas em Eva ou em Feltro. Faça bandeirolas, abuse da palha de milho, balões de papel de seda, chapéu de palha, colher de pau e muita criatividade. São múltiplos os elementos que deixam a festa com esse delicioso clima da roça que a gente adorar recriar.

Lembrancinhas para festa junina

Se está decidido que esse será o tema da sua festa vamos pensar em como usar esse clima campeiro e fazer as lembrancinhas. Esse tema é  alegre, colorido e bastante criativo de ser trabalhado, e quando falamos das lembrancinhas saiba, que tem bastante coisa bacana para ser entregue aos seus convidados, alguns desses modelinhos são tão fáceis de serem feitos que você mesma pode está fazendo em casa, basta seguir alguns passo a passo não precisa ter muita habilidade é só inovar e botar a criatividade em ação.

Ideias de lembrancinhas de festa junina

Como lembrancinha de festa junina você pode entregar aos convidados:

– biribinhas (estalinhos);

– caixinha no formato de milho ou balão com confetes de chocolate;

– Comestíveis como pão de mel, maçã do amor ou cupcakes enrolados em pano xadrez;

– Medalinhas ou miniaturas de São João ou Santo Antônio e outros

Vídeos tutoriais de lembrancinhas para festa junina

Aqui abaixo selecionei alguns vídeos com elementos decorativos para sua festa. Se você não quiser usá-los como lembrancinhas pode fazer, com ajuda dos pequenos, porque são super simples, para decorar as mesas. Tenho certeza que vais gostar de algum deles.

Lembrancinha para festa junina

Mais um vídeo ensinando a fazer lembrancinhas para sua festa junina

Fogueirinha para festa junina

 

Agora vamos a um passo a passo muito simples com fotos e material reciclado. Pode ser usado por professoras do ensino fundamental e também pelas mamães que gostam de reciclar e envolver as crianças no processo produtivo da festa

Lembrancinhas para Festa Junina : Passo a passo de Mini Chapéus em EVA

Você vai precisar basicamente de EVA e tampinhas de garrafa PET para criar suas próprias lembrancinhas para sua festa junina. Vamos ao passo a passo ilustrado.

Materiais
Tampinhas de garrafa PET
EVA
Fita de tecido
Correntinha para chaveiro
Como fazer:


Marque primeiro o EVA com um pote de vidro ou algo circular para marcar.

Agora, com as tampinhas plásticas, você vai marcar o meio dos círculos que você cortou com as tampinhas para cortar novamente, sendo que agora no meio, deixando-as com buracos do mesmo tamanho das tampinhas ao meio de cada círculo de EVA.

Agora é só montar cada chapeuzinho com as rodelinhas que você tirou do meio, os círculos maiores e a tampinhas. Depois é hora de colar tudo e esperar secar.

Cole todos os chapeuzinhos e espere secar para continuar a fazer as lembrancinhas.

Corte uma tirinha de EVA ou então utilize uma fitinha de cetim para fazer o detalhe em cima do chapeuzinho. Por fim, fixe a correntinha de chaveiro colando com cola quente ou perfurando com uma agulha e envolvendo a correntinha no buraquinho que você fez.

Prontinho!

Agora que já mostramos algumas formas de criar suas lembrancinhas vamos ao que não pode faltar em uma boa festa junina: Cardápio, decoração, brincadeiras e claro, músicas!

Cardápio para festa junina

Festa junina tem quase como regra um cardápio bem típico, ligado a fazenda.  Esta é a parte mais gostosa de toda a festa. Pode fazer um cardápio variado e pedir aos seus convidados para levarem algum prato típico, assim todos colaborarão para a festa e terá um cardápio mais completinho.

Alguns pratos doces que não podem faltar numa festa junina são canjica, pé de moleque, arroz doce, pipoca doce, curau de milho, cocada e bolo de fubá. Quanto aos pratos salgados não se esqueça de cachorro quente, caldo verde, cuscuz, espetinho de churrasco, milho verde,  pinhão e todas as outras delícias que lembrem a roça. Para as bebidas certifique-se que tem quentão e vinho quente.

Brincadeiras para festa junina

Organize um espaço da  festa dedicado a brincadeiras típicas desta festividade. Algumas das brincadeiras típicas estão aqui abaixo explicadinhas.  Se for um aniversário temático junino pode também pode organizar outros jogos que não sejam típicos destas festas mas que você e os convidados gostem, como videogames.

·        Pescaria – Recorte peixes em um papelão e coloque números em cada um deles. Em cada boca dos peixinhos, é necessário colocar uma argola e enterrá-los em um recipiente com areia. Distribua varas para cada uma das crianças e veja quem pega mais peixes. Ganha quem fizer o maior número de pontos.

·        Derrubando latas – Coloque uma pilha de latas em cima de uma mesa. Ganha quem acertar o maior número de latas com uma bolinha de meias.

·        Corrida de saco – Com sacos grandes, os participantes devem pular até a linha de chegada.

·        Corrida do ovo na colher – Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa e os participantes devem terminar o circuito levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

Decoração para festa junina

A decoração da festa junina tem que estar apropriada para a ocasião. Os elementos indispensáveis numa festa junina estão aqui abaixo. Capriche na decoração!

·        Você pode abusar das cores. Quanto mais colorido, melhor!

·        Use flores do campo na decoração.

·        O xadrez não pode faltar! Seja na toalha das mesas ou nas bandeirinhas. Nos itens personalizados como latinhas, tubos de ensaio e garrafinhas, também é válido enfeitar com o tecido chita, por exemplo.

·        Chapéus de palha podem decorar as paredes, servirem de vaso para flores ou serem entregues como lembrancinhas.

·        As bandeirinhas podem aparecer no painel da mesa principal, no próprio bolo ou como enfeite da área da festa. Você que escolhe!

Música para festa junina

E festa que é festa tem de ter obrigatoriamente música, para alegrar todos os convidados. Faça uma lista de músicas com músicas tradicionais de quadrilha, sertanejo e forró.

Mais vídeos incríveis para deixar sua festa ainda mais bonita, completa e inesquecível!

Fotos de lembrancinhas muito lindas com elementos caipiras variados, curta muito a nossa galeria porque as fotos foram selecionadas com muito carinho!

Recomendados para você: