Árvores secas, entrelaçadas, carregadas de frutos , são muitos os tipos de tatuagens que chamaremos hoje de botânicas e tentaremos entender o seu significado. As árvores podem representar a vida, como as árvores genealógicas, que mostram a origem do indivíduo, explicitando a ligação familiar com irmãos, primos, pais, tios e avos ou podem estar relacionadas a significados espirituais e psicológicos.

Se você está sem ideias e procura um símbolo com muito significado, é uma ótima escolha. Portanto, antes de tatuar uma árvore é importante decidir se o significado da tattoo tem importância ou não e, se tiver, é imprescindível pesquisar muito antes de escolher o desenho. Veremos agora, antes mesmo dos desenhos que é o maior motivo pela chegada das leitoras ao post, os muitos significados desse desenho.

Tatuagens de árvore e seus significados

A árvore desde os tempos da bíblia traz em si o significado da sabedoria, talvez por ligadas a algo antigo e enraizado e o tempo traz sabedoria. Mas a conexão de forças, explicitada pela harmonia entre céu e terra ou estabilidade e segurança, representada pelas grandes e firmes raízes também são simbologias atreladas às arvores. Nada melhor do que unir força e sabedoria em um mesmo símbolo não é? Talvez seja por isso que as árvores estejam se tornando uma opção tão popular para tatuagens.

A busca pelo significado antigo não para por aí. Em todas as culturas e religiões, a imagem da árvore sempre fora reverenciada e associada a uma energia ímpar e especial. Sagrada. Desde os primórdios, os homens sempre estiverem conectados à elas por meio de um laço divino. Embora a sua simbologia sofra variações, é inegável relacioná-la ao seu mais puro sentido: o poder da vida.

Tatuagem de árvore: evolução

Outra explicação interessante atrelada à simbologia da árvore é o fato da evolução: a centralidade (representada pelo tronco) junto a capacidade de lidar com desafios e mudar sempre, como são os galhos finos, que caem, florescem, ficam secos… é o ciclo da vida mais puro e sensível.

Tatuagem de árvore: princípios

Mas podemos ir ainda mais longe e dizer que segundo a psicanálise, a árvore com troncos grossos estão em pessoas centradas e fortes e que, galhos finos e com nós, estão em pessoas espontâneas, inseguras e sutis. Também com Manfred Lurker, o simbolismo das árvores são divididas em três princípios:

Árvore Cósmica é a invertida e representa a fonte abundante da fertilidade e o ciclo da evolução: vida, morte e renovação.

Já a Árvore da Vida é a manifestação da existência e portadora da imortalidade, uma vez que, há plantas que vivem mais de mil anos diferentemente do curto período de vida dos humanos. A árvore da vida é o símbolo mais popular e clássico quando se trata desse estilo. Com o tronco frondoso e destacado e copa bonita, sempre em modelo circular, lembra a árvore genealógica, mostrando exatamente o ciclo da vida. É uma total representação de sabedoria, conhecimento, perdão e eternidade.

E por fim, a Árvore do Conhecimento simboliza a intuição, o canal de inspiração bem com a dualidade da natureza.

Tatuagem de árvore: significado pessoal

Quando penso em árvore pelo logo em proteção, em algo que me conforta, que se preocupa e abriga. Ela oferece sombra e é fonte de sustento com seus frutos. A mesma sensação que temos em nosso lar. Por ser um ser que cresce continuamente através da multiplicação de seus troncos, folhas e frutos, podem representar a ramificação e/ou conexões familiares.

Dificilmente alguém faz uma tatuagem de árvore apenas por estética. Grande parte das pessoas buscam um significado ideal desse desenho que combine com sua personalidade Por isso que muitos escolhem esse desenho para homenagear a família.

Aonde fazer a tatuagem de árvore

Esse modelo também é indicado para qualquer parte do corpo, seja mais destacada nas costas ou minimalista no braço. Um exemplo perfeito de representação da natureza e da vida, essa tattoo vai além de estilo e de uma simples moda.

Tipos de desenhos e seus significados

Tipo de árvore:  Árvore seca

Árvore seca pode ter um tom macabro para algumas pessoas, mas que também mostra todo esse poder de regeneração e resistência contra desafios. A árvore seca representa renovação e transformação. Os galhos finos são parte da fragilidade tanto natural quanto humana que consegue passar e suportar uma série de tragédias e mesmo assim continua firme.

Tipo de árvore:  Cerejeira
Muito comum entre as mulheres por sua coloração. A cerejeira, popular no Japão e conhecida como cherry blossom em muitos lugares no exterior, possui a copa rosa, retratando a feminilidade, beleza e graça. Não é à toa que as mulheres amam e se identificam com esse modelo de tatuagem de árvore.

Tipo de árvore: Pinheiro


O pinheiro é uma árvore tradicional e que demonstra o poder, a resistência, união e conversão. Você pode fazer desde vários pinheiros juntos até uma tatuagem minimalista. Esse também é um modelo ideal de tatuagem de árvore nas costas.

Tipo de árvore:  Ipê
Já o ipê representa um modelo vivo e atraente, uma escolha bacana de tatuagem aquarela nas folhas com cores quentes: amarelo, rosa ou branco.

Tatuagens de árvore para cover up

Como são tatuagens grandes e com coloração escura elas são muito procuradas para fazer o cover-up. Sabemos que as tatuagens devem ser permanentes, embora haja momentos em que a pessoa se arrepende de as ter feito. Existem duas maneiras de lidar com a tatuagem indesejada: o cover-up ou a remoção. Se optar pelo cover up esse tipo de tatuagem cai super bem.

Algumas vantagens do cover-up é que  são mais baratas do que as remoções e podem ocultar completamente antigas tatuagens indesejadas, com desenhos novos e melhores. Escolha o seu desenho para cover-up sabendo que um tatuador só pode encobrir uma tatuagem com a mesma tinta ou uma mais escura. Esta é a principal razão pela qual eles podem usar uma tinta branca para aliviar a tatuagem inicial, antes de cobri-la.

A área da tatuagem nova deve ser 20% maior do que a tatuagem velha, isso facilitará a cobertura da tatuagem antiga com o uso de um fundo ou elementos secundários, em vez de usar as peças de novos projetos que devem permanecer limpos e perfeitos. Quem precisa de um grande encobrimento, deve conversar com o seu tatuador e permitir-lhe colocar o design mais eficaz, dando-lhe liberdade para escolher. Na hora de escolher sua tatuagem botânica para cover-up saiba que Em relação às cores, os tons mais frios como o verde ou o azul são a solução para a maioria das tatuagens.

As cores quentes como o vermelho, o laranja e o amarelo, não possuem pigmentação escura suficiente para cobrir uma tatuagem preta ou muito colorida.

Definindo o desenho da tatuagem botânica

Agora vamos ver muitos desenhos dos vários tipo de árvores e elementos da natureza que podem te agradar e muito na hora de escolher uma tatuagem para te acompanhar para sempre. Caso esteja procurando um desenho para cover-up não esqueça das informações que passamos aqui acima pois elas são fundamentais para o processo.

As tatuagens botânicas em aquarela têm resultados maravilhosos em homens e mulheres. Escolha um com o significado bem bonito e forte para você e procure sempre um bom profissional. Lembre-se que nem sempre o tatuador mais caro da sua cidade é o melhor mas dificilmente o mais barato será o mais experiente. Converse bastante antes de decidir, tatuagem não pode ser feita por impulso.