Há muitos anos atrás nasceu uma menina que era muito apaixonada por coisas de papelaria, o tempo passou e nada mudou, ela continua amando tudo que tem a ver com esse universo com a diferença que cada vez ela quer mais e mais coisas.

Alguém se identificou com essa história? Eu me sentia meio solitária dentro desse universo até a chegada da Rede social Orkut onde descobri outras apaixonadas e começamos a trocar figurinhas nesse sentido. Esse post é dedicado à todas aquelas meninas. Lojas, materiais, endereços, cartas, cadernos, canetas e tudo que você possa imaginar a gente trocava. Mas como eu quero sempre mais cheguei nas Washi tapes e é o que eu quero mostrar para vocês hoje.

Afinal,  Washi tape é o que?

Ela não é uma fita durex decorada, é mais do que isso. É uma fita adesiva feita de papel de arroz, de elevada qualidade, que é produzida em várias cores, padrões e tamanhos, usada para fins decorativos ou para projetos artísticos. A sua popularidade advém da variedade de cores e padrões bem legais e da facilidade com que pode ser aplicada em vários lugares e materiais, dando cor, estilo e outra vida a quase tudo. Não há limites para a criatividade usando essas fitinhas.

Qual a origem da Washi tape

Como tudo bacana no universo da papelaria, a washi tape teve origem no Japão, em 2006, quando vários artistas abordaram Kamoi Kakoshi, um produtor japonês de fita adesiva, pedindo que fosse  produzida em várias cores, para poder ser usada em produções artísticas. O nome advém do fato desta fita de ser feita com papel de arroz japonês (ou washi). Daí vem o nome washi tape. Explicado, não?

No início, apenas cerca de 20 cores diferentes de washi tape foram produzidas, mas com o sucesso no Japão e no resto do mundo, rapidamente mais cores, tamanhos e padrões foram fabricados.  Hoje em dia tem washi tapes de todas as cores, estampas, rendadas e até as que brilham no escuro.

Quanto custa uma washi tape?

O preço é bem mais elevado do que das deco tapes que são apenas durex estampadas. As washi são feitas de material bem diferenciado e tem outras aplicações além de um durex.  Nas papelarias de shopping existe uma oferta de washi coloridas, lisas na maioria das vezes e o preço fica em torno de R$ 15,00. Se quiser pegar firme ( arrá, claro que vai querer depois de ler o post todo! ) eu recomendo o Mercado livre alé das lojas aqui abaixo:

Faça as contas: cada rolo possui entre 05 e 10 metros.

Academia Craft:

Veio na Mala

Loja no Elo7

Vantagens da washi tape

O legal das washi tapes é que elas são simples de usar, podem ser reposicionadas sem deixar resíduo de cola. E por serem de papel, pode-se ainda escrever sobre elas, usando-as como etiquetas. Outro ponto forte da washi tape é que por ser facilmente removível, tornando a vida mais fácil para os indecisos na decoração ou para quem vive em casa alugada.  Se você como eu tem certo pânico de colorir as paredes vai adorar brincar com elas.

Além das paredes você pode decorar objetos e móveis e ter uma diferença enorme no resultado final do seu cômodo.É só deixar a imaginação rolar solta. Não existe regra para decorar e criar com as fitas. Podem ser feitos degradês, contrastes, misturar estampas, fazer recortes e qualquer coisa que se imaginar.

E para quem é  mamãe a notícia é melhor ainda, pois as fitas não danificam as paredes, então você pode experimentar sem medo! Pode ser retirado sem deixar marcas.

Começando a usar as washi tapes

Vamos começar a mexer nas washi com um projetinho de decoração de interruptor bem fácil.

Para esse projeto você vai precisar dos seguintes materiais:

1 kit de Washi Tape

Chave de fenda

Espelho do interruptor

Tesoura e estilete

Pinça para depilar vinil

Para começar, com a chave de fenda, retire o espelho do interruptor da parede e deixe-o bem limpo e seco. Inicie a colagem pela borda, deixando sempre um pedaço para fazer a dobra, e siga colando, sempre deixando a “dobra”. Neste caso foram intercaladas as duas Washi Tape que vieram no kit.


Com o estilete faça o acabamento do verso e retire os pedaços com a ajuda da pinça. Também fure aonde será encaixado o parafuso e faça a  dobra do encaixe do interruptor.

Prontinho!É só colocar de volta na parede. Que tal?

Vamos a outra dica útil e linda:

Customizar cadernos com washi tape

Para essa tarefa vamos aos  materiais usados:

– Caderno
– Washi tape
– Tesoura
– Papel contact

Esse vídeo ensina a criar uma agenda personalizada maravilhosa

Como usar a washi tape para enfeitar a Cúpula

 

Qualquer objeto consegue ares mais charmosos depois de receberem a intervenção de uma washi tape. Por exemplo, um abajur que apresente uma pequena cúpula, ganha mais colorido e se torna mais interessante se receber apenas uma ou outra faixa de fita.

Esse é o jeito simples de renovar aquela peça que você não aguenta mais olhar. É possível que com o passar do tempo as fitas acabem se soltando, especialmente no calor, mas a ideia delas é a efemeridade.

Cinco dicas para usar o washi tape

Como usar a washi tape para transformar  Carregadores e Fios

Somos reféns da tecnologia, por isso, se torna quase impossível conseguir tocar normalmente a vida sem que se tenha por perto um carregador, ou conseguir trabalhar no escritório que ficar olhando para fios e mais fios, ainda que esteja em alta o uso do Wi-fi.

Se somos obrigados a trabalhar com esses vários apetrechos eletrônicos e inúmeros fios e cabos, com certeza ficariam mais legais e bonitos se ganhasse um disfarce com estampas e cores alegres, que tenham a ver com o restante da decoração. Desta forma a fiação para de ser um problema na decoração e se torna parte dela.

Como decorar a mesinha ao lado da cama com washi tape

A washi tape é uma opção divertida para reformar uma mesinha ou um criado mudo. As aplicações da fita podem ser feitas nos pés da peça, como se fossem realmente pintados, ou até mesmo no tampo, escondendo toda a superfície anterior, sem que fiquem relevos. E se quiser garantir que a fita fique intacta por mais tempo, basta passar por cima um papel Contact transparente.

Improvise molduras com washi tape

Parede e Washi formam uma combinação  tão interessante e diferente, contando com uma enorme variedade. Já pensou em usar as fitas para emoldurar as fotografias em não somente fixá-las. Nesse quesito você poderá brincar com as estampas, com as cores, e diferentes formas. Infelizmente não será possível montar molduras ovais e redondas, mas as demais são possíveis.

Veja um tutorial bem fácil para fazer molduras com washi tape

Que Tal Um Porta-joias feito com washi tape

Outra dica diferente e original para enfeitar as paredes é a de montar desenhos e imagens com as quais possa interagir. Por exemplo: usar as washi tapes para montar uma arvore, na qual os galhos terminem num cabideiro de parede onde se coloca casacos e bolsas, ou ainda uma mini versão ganchinhos para bijuteria, e muito mais. Só dependerá de seu bom gosto e imaginação.

Washi Tapes nas Lanternas japonesas

As lanternas japonesas são itens baratos de decoração e através delas é possível se conseguir uma iluminação mais agradável e suave. Para não ter uma lanterna básica, igual a de todo o mundo, as fitas podem causar um efeito bastante bonito. Mas você precisará de um pouco de paciência. As fitas devem ser coladas de pedaço em pedaço, aos poucos, senão as lâmpadas ficarão grudadas e feias.

Dicas para aproveitar melhor seu washi tape

Washi tape dando cara nova ao mural

Sabe aquele mural de cortiça que todo mundo tem em casa, ele pode se tornar uma peça bem mais atraente do que pode parecer. Se você usar nele as washi tapes, perceberá um imediato upgrade . Pode ser feita qualquer decoração, desde que sem complicação, do tipo losango em listras, por exemplo, que cria uma divertida ilusão de ótica. Depois você pode expor neles suas fotos mais bonitas, deixar os lembretes do dia a dia e muito mais.

Cabeceira da Cama de washi tape

Você foi à loja e comprou uma cama Box, mas gastou nela todo o seu dinheiro e faltou para comprar uma cabeceira mais bonita. As fitas coloridas podem ser usadas sem medo, na criação de desenhos e padrões, na escrita de frases e até mesmo para emoldurar uma estilosa cabeceira.

Claro que a decoração será temporária, já que a cola dessas fitas não adere totalmente às paredes, mas de qualquer forma sua cabeceira ficará legal por algum tempo, depois você renova ou compra uma mais legal.

Washi tape na decoração da casa

Já que estamos falando sobre móveis do quarto, que tal aproveitar as washi tapes para dar um novo visual aos móveis das crianças? Sabe aquele beliche sem graça e já velho, por exemplo, pode ficar mais colorido e alegre usando faixas bem estampadinhas diretamente na madeira.

E use sua criatividade levando também para a lavanderia.

Washi tape nas portas

Reforço sem tinta na sua decoração.Você chega em casa e se depara com aquela porta desgastada, a pintura já está até fosca de tão velha, então, nela também se pode usar as washi tapes. Você pode por um pedaço de fita ali, outro aqui, e até mesmo vários, formando molduras, linhas desencontradas e até alguns padrões. Certamente sua porta será única e, logo de cara, fará a alegria de seus convidados.

Os próximos usos de washi tape você é que irá me contar. Me diga o que você criou com essas fitinhas mágicas?

????????????????????????????????????

Recomendados para você: