O crochê vem ganhando destaque tanto nas ruas e nas passarelas e isso é muito maravilhoso porque é algo difícil de acontecer e parece que estamos na contramão.

Eu explico, quando algo aparece nas passarelas internacionais, essa distância até as ruas das nossas cidades é tão grande que quando a moda aparece por aqui ela já está desgastada. Você também tem essa impressão? Não é à toa que o crochê faz isso parecer diferente, afinal, como é uma peça manufaturada, handmade se você preferir, ele sai de baixo pra cima, então é normal que esteja nas ruas e faça o percurso inverso até as passarelas. E, vamos combinar, ele é demais!

Looks de crochê para o dia a dia

Longe de estar restrito às produções praianas de verão ele está nos looks básicos e nos improváveis também.  Pode encontrar crochê em todas as peças, algumas mais funcionais e outras apenas dando um charme no detalhe, ele aparece em macaquinhos, vestidos, saias, blusas, shorts e muito mais. O grande destaque do crochê está em suas formas e desenhos. Uma peça de crochê pode ser simples, como um top cropped que você aprende a fazer em alguns vídeos aqui mesmo desse post, ou em casacos hipertrabalhados.

Looks de crochê a qualquer hora

A versatilidade do crochê também é outro fator que chama a atenção, independente do tipo de programação ou evento, usar crochê é garantia de sucesso afinal, além de confortáveis as versões vem cada vez mais charmosas, elegantes e femininas. Existem inclusive vestidos de noiva em crochê.

Looks de crochê no inverno e no verão

Para tirar o crochê da praia e do verão algumas coisas aconteceram com ele. Os fios se tornaram mais encorpados para dar uma carinha mais social e foram usados aviamentos e acessórios poderosos. Um banho de loja no crochê e ele agora vai a qualquer lugar sem distinção. Sua produção artesanal possibilita a existência de vários modelos e de peças personalizadas que prometem ser o destaque da produção, além de facilitar na hora de encontrar o que mais agrada gostos diferentes.

Looks de crochê e a moda handmade

O crochê surgiu na década de 70, fazendo sucesso no corpo da tribo hippie. Ficou afastado durante duas décadas seguintes, mas retornou ao auge há cerca de quatro anos.Hoje, as peças em crochê viraram queridinhas da mulher contemporânea, que passou a usá-la como item de feminilidade, por que as peças de crochê têm essa pegada sensual mesmo as mais fechadas, e originalidade, afinal elas são essencialmente handmade e isso não tem como negar, a autenticidade passa em cada peça.

Looks de crochê: como usar

Como outros tipos de tecido como rendas e tricô, existem diversas formas de combinar e usar o crochê, criando looks despojados e elegantes, dependendo apenas da sua composição e das peças com as quais você decidirá combinar. Uma grande tendência é combiná-los com jeans e alfaiataria. Os saltos dão uma valor à peça e podem e devem ser usados em ocasiões especiais.

No post de hoje vamos entender algumas composições para que a peça em crochê seja valorizada no look e não seja ofuscada por outros tipos de peça. Vamos aprender a levantar o crochê em nossas composições e tirar o maior proveitos dessas peças tão bonitas.

Looks de crochê: Várias ocasiões

Não é algo tão simples como usar um jeans e camiseta, a produção das peças exige muita habilidade mas o resultado é sensacional e com certeza dá um destaque para os looks. Essa aparência de handmade é o que da o diferencial. Todo mundo já viu essas técnicas sendo usadas em roupas para climas frios, mas ao contrário do que muita gente pensa as peças também podem combinar com verão e calor.

Tudo depende do material que é utilizado. O crochê pode se utilizar a “lã fria”, que é uma linha de tecer bem mais fresca, ao invés da lã tradicional, e criar roupas mais fresquinhas e mais adequadas aos climas mais quentes.

Looks de crochê: Peças e looks

No post de  hoje vamos mostrar algumas peças básicas e mostrar muitas composições de outros tipos de peças em crochê. Com essas ou sem elas. Estive procurando informações e referências em sites de moda e no Pinterest e algumas me chamaram à atenção. Elas estão aqui abaixo.

Looks de crochê:  Colete de Crochê


É realmente lindo e autêntico um  colete de crochê. Basta  jogar por cima de várias combinações diferentes que ele dá um charme imediato até a uma roupa usada mil vezes.

As combinações com ele são infinitas e como eu já tive um colete em crochê super colorido posso dizer que faz toda diferença na hora de colocar em uma mala de viagem e transformar o básico em um look mais arrumadinho sem envolver muitas peças.

Você pode optar por uma única cor e ela ser chamativa ou sóbria. Ou então um super colorido. Nas três opções o número de looks montados com eles é bem grande. Casando bem com um look total black por exemplo. O colete de crochê pode ser visto como um multiplicador de looks no seu armário e se fosse você não abriria mão dele. A peça é leve e pode ser facilmente carregada na bolsa para sair do trabalho e dar um up na produção para um happy hour, por exemplo. Entenderam?

Looks de crochê: Calça Flare de Crochê


A calça flare é toda de crochê com um pequeno forro apenas na parte de cima e o fato de ter a trama mais aberta na parte sem forro deixa a calça mais fresca e ótima para usar no verão, principalmente pela cor. A calça flare está super em alta e em todas as produções de it girl e revistas ela está lá, aliás eu mesmo só saio de flare ultimamente. Mas flare de crochê é algo muito inovador e você irá arrasar em uma festa ou até mesmo evento diurno se combinado com uma T-shirt. Se você faz a linha autêntica a calça flare de crochê é pra você.

Looks de crochê:  Top cropped em crochê

Com uma grande variedade de modelagens e confeccionados em uma boa gama de materiais, é possível encontrar peças que agradem diferentes estilos e personalidades. Além disso, essa diversidade permite que os tops transitem entre ocasiões e condições de clima. Com um blazer por cima nesse inverno ficar chiques e sedutores. Sou fã dessa peça.

Os tops de crochê podem ser usados por qualquer biotipo: a escolha do modelo tem tudo a ver com o que mais te valoriza e te deixa confortável. O melhor modelo é aquele que valoriza seu tipo de corpo. Os modelos frente única valorizam quem tem bastante volume de busto. Quem tem menos volume pode abusar dos mais trabalhados. Quem não consegue usar sem sutiã tem modelos com bojo que dão maior sustentação.

Apostar no top cropped de crochê para ir à praia é uma ótima alternativa para dar um charme a mais ao look. A melhor pedida é combinar com peças de cintura alta: shorts e saias jeans ou de tecido. Para complementar a produção abuse de acessórios, como colares e pulseiras. Rasteirinhas mais trabalhadas (com pedrarias ou metalizadas) dão toque especial ao look.

Como fazer peças de roupa de crochê

Quem tem habilidade com crochê e um pouquinho de paciência pode fazer sua peça de crochê em casa em casa. Claro que o ideal é começar com uma peça simples. Faça uma tiara, um cinto e depois parta para um top estilo biquíni e depois arrisque um top cropped. A economia é enorme, afinal, os materiais necessários para fazer a peça são bastante acessíveis, baratos e fáceis de encontrar. Além disso, você tem a vantagem de poder personalizar o modelo como quiser.

Confira nos vídeos alguns modos de fazer suas peças de crochê em casa:

Top Cropped de crochê com bojo

Vídeo tutorial blusas de crochê: Top cropped simples de fazer

 

Vídeo tutorial blusas de crochê: Crochê gráfico

 

Vídeo tutorial blusas de crochê: Blusa com manga

 

Top cropped em crochê com detalhes

Top cropped em crochê com franjas