Hoje já começo o post com confissão, cheguem perto que vou contar uma coisa que vocês ainda não sabem: Eu fui uma adolescente super espinhuda! Eu, superbranquinha, sempre contrastando com as enormes espinhas vermelhas. Dessa época lembro da dor que sentia com as espinhas, um verdadeiro pesadelo que teve fim graças a tratamento correto e eficiente. Se você se sente assim ou tem um filho ou algum jovem próximo que esteja sofrendo de acne saiba que tem solução. Como tudo começa com os cravos, vamos aprende hoje tudo sobre ele, desde o que são até como remover da pele sem deixar marcas.

remover-cravos-5

Aprenda a Remover Cravos

Primeiro de tudo é bom saber o que são eles, de onde vieram e do que se alimentam sem ter que assistir a um Globo repórter inteiro, não acham? Vou resumir tudo sobre o assunto para vocês ficarem por dentro.

140892150

Antes de aprender a Remover Cravos

O que são os cravos? Tem certeza que sabe o que é? Eu vou te dizer mas não se assuste, promete?  Cravos são pequenos pontinhos pretos presentes na pele, principalmente no rosto.

Eles são muito comuns e podem aparecer em pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns durante a puberdade, adolescência e vida adulta. Os cravos são assintomáticos e requerem alguns cuidados para evitar complicações – alguns deles podem virar acnes, que são visíveis e, ocasionalmente, podem causar dor e sensibilidade na região.

remover-cravos-2

Como Remover Cravos da Pele

Cravos são um dos problemas dermatológicos mais comuns que existem. Se você tem a pele oleosa e tem notado o surgimento de muitos cravos recentemente, procure um especialista para saber que tipo de medidas você pode tomar para tratar esse problema. Os cravos, geralmente, são mais uma questão estética do que médica em si, pois não costuma causar complicações graves de saúde e tampouco indicam a ocorrência de um problema sério

remover-cravos-1

Remover Cravos: Como se formam os cravos – Passo a passo

1. O processo de formação de um cravo começa dentro do folículo sebáceo, uma estrutura dentro da pele onde ficam a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas, que produzem a gordura natural que protege a pele do ressecamento. O pelo pode ser fino e curto, por isso nem sempre é visível

2. A abertura desse folículo é um poro na pele que, quando entope, faz a gordura se acumular no local. Quando o poro entupido é bem largo, a gordura armazenada tem maior contato com o ar e oxida, formando uma “tampinha” preta. Esse é um cravo que geralmente não vira espinha

3. Num poro mais estreito, há menos contato da gordura com o ar, por isso não aparece o ponto preto criado pela oxidação. Por outro lado, proliferam bactérias no local que se alimentam de gordura e não gostam muito do ar. Nesse tipo de cravo é formado o chamado ponto branco, que, quando espremido, parece uma pasta de dente saindo do tubo. Geralmente, é nesse cravo que se desenvolve a espinha

Aprenda tudo sobre Remover Cravos

4. Dependendo da quantidade de bactérias que proliferam no cravo de ponto branco, o corpo pode reagir às intrusas desencadeando uma inflamação. Quando isso acontece, forma-se o que os dermatologistas chamam de pápula: os tecidos em volta do cravo ficam inchados e vermelhos, criando uma pequena saliência dolorida no local

5. Se a inflamação for muito forte, pode ter início um acúmulo de pus, levando a espinha ao seu estágio final: a pústula. O pus forma uma bolha acima do nível da pele, parecendo um vulcão prestes a explodir. Apesar da tentação, espremer a espinha só piora a infecção. Para evitar que isso ocorra e para diminuir o risco de ganhar uma indesejável cicatriz, o melhor a fazer é esperar o pus secar e a espinha sumir naturalmente.

remover-cravos-8

Remover Cravos: Tipos de cravos

Como se já não bastasse todo esse ciclo de formação do cravo a gente ainda tem que lidar com dois tipos. Saiba que existem dois tipos de cravos: brancos e pretos. De acordo com profissionais, o cravo branco é também chamado de fechado. Como ele fica elevado na pele, sua remoção é mais fácil. Ainda bem!

No entanto, especialistas alertam para uma variação dos cravos brancos. Caso você tente removê-lo e perceber que está endurecido, ao invés de um cravo trata-se de um millium. Neste caso, apenas um esteticista está apto a fazer essa remoção devido a cuidados específicos.  Os esteticistas chamam de ” milho ” e eu já tirei uns três na dermato. Ela dá um furo com agulha e tira. Não dói mas dá nervoso, porque é um furo mesmo. Esse tipo não adianta espremer.

Já o cravo preto é considerado aberto. Tem esse nome porque surge em um poro dilatado da pele, que sofre oxidação após o contato com a poluição, a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando coloração mais escura. Esses são famosos e quase todo mundo tem.

remover-cravos-10

Tratamento para remover Cravos da pele

Os cravos podem ser tratados de diversas formas. O uso de sabonetes específicos para pele oleosa associados a retinoides tópicos (como o ácido retinoico e o adapaleno), combinados com sessões periódicas de limpeza de pele para remoção mecânica, costuma gerar resultados satisfatórios. É necessária a avaliação do dermatologista para a indicação do tratamento adequado.

Para remover Cravos da pele : Lave a pele suavemente e sem exagero

Ainda que ajude a remover impurezas como o pó e a oleosidade dos poros, lavar o rosto em excesso pode levar à secura e irritação, ocasionando mais erupções. É aconselhável que você evite esfregar a pele do seu rosto, pois isso pode irritar a pele. Como regra geral, lavar o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e exercícios na água em um movimento circular e enxugue quando você está feito.

remover-cravos-9

Remover Cravos: Evite tocar sua pele

Espremer um cravo pode aparentar que tenha desaparecido temporariamente, no entanto, removê-lo pode fazê-lo ficar por mais tempo. Quando você aperta e tenta extrair um cravo, pode estar empurrando ainda mais profundamente as bactérias para dentro da pele, causando inchaço e irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons.

Remover Cravos : Faça a barba com cuidado

Se você usa lâmina, certifique-se de que é afiada e não está enferrujada. Lave o rosto com água e sabão antes de colocar o creme de barbear, isso vai ajudar a amaciar a barba. Raspe suavemente e somente quando necessário.

Remover Cravos: Evite ficar no sol

Muitas medicações para cravos podem causar queimaduras em algumas pessoas. Estar ao sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele. Embora um bronzeado possa, temporariamente, mascarar os cravos, o sol pode causar ressecamento e irritação da pele resultando em sucessivos surtos de cravos e acnes no futuro.

Remover Cravos: Lave o cabelo regularmente

Se você tem cabelos oleosos, deve lavá-los todos os dias.

remover-cravos-1

Métodos naturais para remover cravos da pele

Como remover cravos  com gelatina

Uma ótima forma para remover cravos da pele consiste em lavar o rosto com água morna, secar muito bem e depois aplicar uma máscara caseira à base de gelatina e leite, pois, com a sua retirada, os cravos serão removidos completamente.

Ingredientes

1 colher (sopa) de gelatina sem sabor

1 colher (sopa) de leite

Modo de preparo

Colocar os ingredientes num pequeno recipiente, misturar bem e levar ao micro-ondas por cerca de 10 segundos ou até ficar morno. Com a ajuda de um pincel, deve-se aplicar o produto em todo o rosto, fazendo uma camada mais grossa nas regiões do nariz e do queixo pois são as áreas que costumam ter mais pontos negros.

Deixar a máscara atuar por 15 minutos e depois retirar, puxando a máscara pelas bordas com muito cuidado.

remover-cravos-10

Como remover cravos  com esfoliante

O esfoliante é uma das formas mais simples e eficazes de remover e evitar o surgimento de novos cravos, pois é capaz de retirar as células mortas da pele, limpando os poros. Além disso, o esfoliante ajuda a tornar os poros mais pequenos e fechados, evitando o surgimento de novos pontos negros.

Para retirar os cravos com esfoliante deve-se lavar o rosto com água morna e sabão neutro e depois passar o esfoliante no rosto utilizando movimentos circulares durante cerca de 5 minutos. Aqui abaixo uma receita muito fácil com ingredientes que você deve ter aí na sua casa e já pode fazer agora mesmo:

remover-cravos-7

Máscara de hidratação caseira para remoção de cravos
– Duas colheres (sopa ) de aveia triturada
– Uma colher e ½ (chá) de fubá fino
– Uma colher (sopa) de mel
– 1/2 maçã média, descascada e cortada em pedaços

Como fazer

Coloque a farinha de aveia, o fubá e o mel no liquidificador ou processador e bata até fazer uma pasta, adicione a maçã e torne a bater até homogeneizar.

Aplique a mistura generosamente no rosto esfregando com movimentos circulares suaves. Enxágüe bem com água morna, em tapinhas leves.

remover-cravos-6

Como remover cravos  com clara de ovo

A máscara de clara de ovo é outra boa forma de retirar alguns cravos da pele, pois o ovo contém nutrientes que ajudam a manter a pele hidratas e limpa, ao mesmo tempo que fecham os poros, evitando o desenvolvimento de novos pontos negros.

Ingredientes

1 ovo

Modo de preparo

Separar a clara da gema e espalhar um pouco de clara em toda a pele do rosto, depois deixar secar e voltar a repetir o processo 3 a 5 vezes até obter uma camada espessa de clara de ovo. Finalmente, deve-se retirar a máscara estiver completamente seca e depois lavar o rosto com água morna e sabão neutro.

Espero que tenha curtido o post e aprendido a remover essas coisinhas pretas feias do nosso rosto. Até o próximo post!

Recomendados para você: