Quando eu era pequena e comia na cantina do colégio as coisas eram bem diferentes. Não existiam opções saudáveis de nenhum tipo e o lanche mais popular era hambúrguer  ( que eu não curtia o gosto, aliás até hoje não como hambúrguer comum ) e refrigerante.

Minha mãe não mandava lanche e me deixava com uma conta aberta e um limite de gastos por lá. Para quem tinha pouco tempo era uma opção.  Mas, como toda criança, tinha dias que eu comia só doces e em alguns tomava dois refrigerantes e a pergunta é: Como acertar na lancheira das crianças?

Lancheira saudável para crianças: Dê o exemplo dentro de casa

Hoje em dia as opções saudáveis e práticas são infinitas. Com um pouco de tempo e vontade de acertar podemos conseguir muitas lancheiras saudáveis montadas de forma completa mesmo com pouco tempo. Mas temos que começar dando o exemplo dentro de casa.

Os filhos nos observam, acompanham a rotina da casa e inclusive nossos hábitos alimentares. Outra coisa que é fato: eles comem o que compramos. Se nossas compras de supermercado forem  biscoitos, sorvete, doces, guloseimas, vai ficar mesmo difícil evitar que eles comam, pois encontrarão facilmente no armário. Evite comprar biscoitos recheados e cheios de corante. Procure sempre os mais leves, com cereais, aveia, e os integrais, além daqueles indicados para dieta, que são gostosos, saudáveis e ricos em proteínas.

Lancheira saudável para crianças:  Decore os lanches

Não é nada fácil conseguir trocar o biscoito recheado por uma fruta mas vale investir em opções criativas e que sejam nutritivas. Assim como nós, adultos, as crianças também “comem com os olhos”! Nas redes sociais acompanhe o Instagram de mães que fazem verdadeiras obras de arte no prato dos filhos Serve de inspiração. Especialistas em nutrição infantil garantem que pratos decorativos e coloridos estimulam o apetite dos pequenos de uma forma divertida e saudável. Vale escolher o personagem preferido deles, fazer animais, desenhos engraçados. Com um pouco de arte eles comem de tudo, tente!

Lancheira saudável para crianças:  Dicas em vídeo para montar uma lancheira saudável

Lancheira saudável para crianças: Capriche nas frutas

As frutas são sempre a melhor opção em termos de nutrição, rica em vitaminas e minerais, porém nem sempre são vistas com bons olhos pelos pequenos. Portanto, cortar os formatos usando cortadores de biscoito é uma forma de chamar sua atenção e despertar o interesse para experimentar novos sabores. Ofereça junto castanhas que são ricas em gorduras boas, proteínas e algumas vitaminas e são uma boa aliada para o desenvolvimento infantil.

Lancheira saudável para crianças: Aposte no bolinho de cenoura

As verduras e legumes em geral normalmente não apetecem o paladar infantil. Tentar incorporar em um bolo é uma ótima opção para que eles aceitem numa boa. A cenoura e uma ótima fonte de vitamina C e A, licopeno entre outros minerais. O farelo de aveia que é rico em fibras substitui a farinha branca normal que é um alimento pobre nutricionalmente. Utilize o óleo de girassol que junto ao óleo de coco é a melhor alternativa aos óleos vegetais. O açúcar demerara substitui o açúcar branco que deve ser evitado em qualquer fase da vida. E o ovo que é um alimento completo, rico em proteínas. Peça ajuda dos pequenos no preparo e tenha certeza que eles vão adorar.

Lancheira saudável para crianças: Como criar a lancheira perfeita

Procure sempre preparar lanchinho que é nutritivo e tem variedade; crianças gostam de cores, novidade e opção. Você poder adicionar à lancheira combinações de frutas e vegetais que as crianças já estando acostumadas a comer. Adicione sempre uma quantidade que a crianças vai comer e se saciar, sem dsperdícios e gastos extras.

Lancheira saudável para crianças: Assista ao vídeo com dicas e ideias para lancheiras saudáveis

Lancheira saudável para crianças: Cardápio de nutricionista para ajudar nas compras dos lanches e na organização da lancheira

Como esse post tem que ter dicas práticas aqui vai um cardápio completíssimo de segunda à sexta com três opções diárias de lanches saudáveis e balanceados. Dê uma olhada nas dicas do final porque para algumas crianças é preciso adaptar. Lembrando que esse cardápio não foi feito para quem tem restrições alimentares ou alergias de nenhum tipo.

Segunda-feira

Opção 1: 1 caixinha de vitamina + 1 bisnaguinha com requeijão + 1 maçã

Opção 2:  Suco de manga + 4 bolachas cream cracker + Salada de frutas

Opção 3: 1 caixinha de achocolatado + 1 bisnaguinha com peito de peru + 1 ameixa vermelha

Terça-feira

Opção 1: 1 caixinha de suco concentrado + 1 sanduíche (2 fatias de pão de forma) com queijo branco + 1 pera

Opção 2: Limonada + 1 sanduíche (2 fatias de pão de forma com 1 fatia de presunto, 1 de queijo branco e alface picado) + Melancia picada

Opção 3: Suco de laranja + 3 bolachas sem recheio + 1 queijo processado + ½ maçã

Quarta-feira

Opção 1: 1 garrafinha de leite fermentado + 1 minibolo + 1 goiaba

Opção 2: Suco de caju + 1 bisnaguinha com requeijão + 1 cacho pequeno de uva

Opção 3: 1 caixinha de água de coco + 1 sanduíche (2 fatias de pão de forma com queijo branco e tomate picado) + 1 pera

Quinta-feira

Opção 1: 1 caixinha de suco concentrado + 3 bolachas sem recheio + 1 queijo processado

Opção 2: 1 garrafinha de leite fermentado + 1 minibolo + 1 goiaba

Opção 3: Suco de abacaxi + 1 sanduíche (2 fatias de pão de forma, 1 fatia de peito de peru, requeijão e alface picado) + Fatias de manga

Sexta-feira

Opção 1: 1 caixinha de achocolatado + 1 bisnaguinha com peito de peru + 1 ameixa vermelha

Opção 2: 1 caixinha de suco de soja + 1 fatia de bolo de chocolate + 1 maçã

Opção 3: 1 iogurte sabor morango + 3 torradas com geleia + 1 pêssego

Sobre o cardápio:

Estas sugestões não são individualizadas, variando muito conforme a idade, sexo, atividade da criança, horário, o tipo de refeição realizada anteriormente, doenças, etc. Para as crianças menores de 5 anos, na maioria dos casos, deve-se diminuir as quantidades de alimentos ingeridos ao longo do dia. Para as crianças que estudam no turno da manhã e que tomam um café da manhã completo antes da escola também se deve diminuir as quantidades.

Lancheira saudável para crianças: Dicas para montar lanchinhos saudáveis

Lancheira saudável para crianças: Lanches para crianças com restrições alimentares

Para qualquer criança que faz dieta especial, sofre com alergias ou que segue uma dieta opcional é muito difícil arrumar a lancheira saudável. Eles podem sofrer preconceitos, ficar com vergonha por causa do seu lanchinho, e ser motivo de piadas e zombaria.

Por isso é muito importante sempre os pais ensinar para seu filho sobre a importância da dieta que eles seguem e conversar com os profissionais da escola para ficar atento a qualquer situação, principalmente se seu filho for criancinha e não entende o que se passa ao redor dele. Bullying de qualquer tipo deve ser reportado e se seu filho sofrer qualquer tipo de agressão, tanto verbal, emocional, ou física, isso deve ser reportado imediatamente. Fique atento e converse sempre sobre o assunto!