inveja-no-ambiente-de-trabalho

Profissionais qualificados, que conseguem ganhar destaque entre outros colegas de trabalho, podem ser tornar alvos de um sentimento muito perigoso: a inveja. Ser promovido rapidamente, ganhar uma promoção ou estar entre um dos preferidos do chefe, são motivos que despertam sentimento de pessoas invejosas.

No caso, o desejo de ser ou de ter o mesmo que o outro tem, é mais comum em empresas e em ambientes de trabalho do que nós imaginamos. Normalmente, as mulheres ainda são mais afetadas pela competição do que os homens. Além disso, a alta competitividade do mercado faz com que disputas de quem é o melhor sejam cada vez mais estimuladas, consideradas como hábitos “normais”. Quanto maior a concorrência, mais o profissional deve se preocupar em evoluir para se destacar perante seus colegas e chefe, não importa como ele consiga isso.

Inveja no trabalho

Infelizmente, muitos desses trabalhadores não conseguem êxito na tarefa de se sobressair aos outros e acabam criando ressentimentos por colegas que decidiriam ir aos poucos conquistando o seu espaço. Se tratarmos o tema pelo olhar da psicologia, a insegurança pessoal é um dos fatores que desencadeia o sentimento de inveja, diminuindo o foco da pessoa, de sua produção diária e a falta de motivação ao trabalhar.

a-inveja-no-trabalho

Dependendo do tamanho da inveja, ela precisa procurar ajuda de um psiquiatra ou psicólogo para saber quais são seus conflitos internos e como tratá-los da melhor maneira possível. Com certeza, exercícios de autoconhecimento e maior segurança com relação as próprias qualidades, são ótimas armas para mudar comportamentos autodestrutivos e que comprometam terceiros.

Pessoas invejosas no trabalho

O principal é a busca ao aprimorar as atividades que já exercemos dentro da empresa, sem se preocupar com o trabalho dos outros e  com o que eles irão pensar de nós. O sucesso pode acontecer para qualquer um, inclusive para as pessoas que um dia já tiveram inveja de alguém.

inveja-no-trabalho

Já o alvo da inveja deve ignorar pensamentos negativos e se entreter em seu trabalho, fazendo de toda a situação um desafio e mais uma motivação para melhorar suas habilidades e características pessoais. Ninguém está livre da inveja. E quanto mais exposto estamos ou mais nos destacamos, maior é a probabilidade de despertar esse tipo de sentimento. Quanto mais brilhamos no trabalho, mais vulnerável o profissional se torna. Portanto, precisamos estar preparados sempre.

Gostaram das dicas, meninas? Vocês já passaram por esse tipo de situação enquanto trabalhavam? Não deixem de compartilhar suas experiências nos comentários!