batata-doce (1)

Conheça tudo sobre a batata doce e veja como pode ser benéfico incluí-la em sua alimentação!

Embora ela seja suave e cremosa para ser usada em tortas e sobremesas, a batata doce também é uma surpreendente fonte vegetal nutritiva. A batata doce é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes. Além disso, ela é livre de gordura, relativamente baixa em sódio e têm menos calorias do que as batatas brancas, embora tenha mais açúcar. Este texto abordará sobre este tubérculo, citando algumas propriedades e benefícios da batata doce.


Benefícios da batata doce

Não se esqueça de adicionar estes vegetais naturalmente doces em suas refeições ao longo do ano! Elas são um dos mais nutritivos que existem. A batata doce pode ser encontrada em seu mercado local durante todo o ano. Enquanto muitas pessoas fixam todas as batatas em uma categoria, as batatas podem realmente ser completamente diferente em termos de sabor, aroma, textura e nutrientes. A batata doce não é exceção. Ela pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum.

batata-doce

Dependendo da variedade (cerca de 400 tipos diferentes!) a pele e carne da batata doce podem ser quase branca, creme, amarela, laranja, rosa ou roxa profunda, embora branco/creme e amarelo-laranja sejam as mais comuns. As vezes, esse vegetal de raiz terá o formato de uma batata, sendo curto e com extremidades arredondadas, enquanto outras vezes será mais longo com extremidades afiladas.


Valor Nutricional da Batata Doce

A batata doce contém vitamina A, vitamina C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e até mesmo ferro. Na verdade, a batata doce pode ser considerada um dos vegetais mais saudáveis que existem. A batata doce de tamanho médio contém mais do que sua necessidade diária de vitamina A, quase um terço da vitamina C que você precisa, quase 15% de sua ingestão diária de fibras alimentares e 10% do potássio necessário. A batata doce pode até proteger fumantes e aqueles que vivem com enfisema em virtude de sua vitamina A, visto que a fumaça de cigarro cria uma deficiência desta vitamina.

sweet potato


Contém vários nutrientes antioxidantes

A batata doce contém uma riqueza de pigmentos carotenoides em tons laranja. Nos países de toda a África, na Índia e no Caribe, a batata doce tem se mostrado uma forma altamente eficaz de fornecer a crianças em idade escolar quantidades consideráveis de vitamina A. Em alguns estudos, a batata doce foi apontada por ser uma melhor fonte de betacaroteno biodisponível do que os vegetais de folhas verdes. Como a batata está disponível em muitos países, a sua capacidade de fornecer um importante antioxidante como o betacaroteno, torna-a um alimento de destaque. Isto é, batatas doces têm genes que são especializados na produção de pigmentos de antocianina na parte carnuda do tubérculo.

Ordinariamente, é necessário contar com as peles/cascas de alimentos para este mesmo nível de antioxidantes antocianina. Mas não no caso da batata doce. Extratos da pele da batata doce de polpa roxa e púrpura foram apontados em estudos de investigação pelo aumento da atividade de duas enzimas antioxidantes chave: superóxido dismutase de cobre/zinco (Cu / Zn-SOD) e catalase (CAT).


Batata Doce faz bem para a pele

Há muitos benefícios da batata doce para a saúde de sua pele, devido ao alto teor de betacaroteno, que ajuda a converter a vitamina A em seu corpo que desencadeia o DNA responsável por produzir novas células da pele. Você já se perguntou por que a maioria dos produtos para a pele têm ácido retinóico e retinol neles? Na mesma intensidade em que nossas células renovam-se, a pele velha por sua vez, é descartada, e a pele nova torna-se mais resistente a produtos químicos e danos. Além disso, alguns especialistas afirmam que o betacaroteno ajuda a reverter os danos dos radicais livres, o que leva à rugas. Se você deseja uma pele saudável e brilhante, considere o uso de produtos de batata doce para ajudar a manter a pele bonita.

batata-doce-faz-bem-para-a-pele


Batata Doce na Dieta

Os benefícios da batata doce também também abrangem a perder peso pelas seguintes características:

  • São baixas em calorias;
  • Têm índices glicêmicos médios (mas as fibras presentes diminuem a taxa de absorção de glicose, conforme citado na seção anterior, beneficiando o controle do açúcar no sangue);
  • São ricas em fibras;
  • São ricas em potássio.

Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, eles ficam em seu aparelho digestivo mais tempo. É por isso que esses alimentos são às vezes chamados de carboidratos lentos. Estes alimentos podem ajudar a controlar o apetite e atrasar sinais de fome, que podem ajudar a controlar o peso. Açúcar equilibrado no sangue também pode ajudar a reduzir o risco de resistência à insulina.

Qual-é-a-melhor-dieta-fitness


Beneficiam a saúde do coração

As batatas doces são uma grande fonte de vitaminas B6, que são boas em quebrar a homocisteína, uma substância que contribui para o endurecimento dos vasos sanguíneos e artérias. Há benefícios da batata doce também para o seu coração, pois o teor de potássio reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos. O potássio também é um eletrólito importante que ajuda a regular o batimento cardíaco.

Prevenção do câncer

Propriedades anticancerígenas têm apontado novos benefícios da batata doce para a sua saúde. Alguns estudos têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa. No entanto, a batata doce roxa pode ser ainda mais eficaz em protelar o câncer, com um efeito positivo sobre o crescimento de células de câncer. Isto está relacionado, pelo menos parcialmente, ao potencial antioxidante apontado para elas, em seção anterior.


Batata Doce e musculação

A batata doce está presente em muitas dietas de fisiculturistas. Juntamente com arroz, batata, aveia e massas, batatas doces são uma grande fonte de carboidratos, o que significa mais um dos benefícios da batata doce para a boa forma. Além do teor de carboidratos, a batata doce tem inúmeros outros benefícios para fisiculturistas, muitos dos quais citados nas seções anteriores.

batata-doce-musculacao-capa

As batatas doces são carregadas com fibras, conforme afirmado anteriormente. A fibra, como é de conhecimento geral, é essencial para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e construir músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e função nervosa. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.