Um banheiro bem projetado, decorado e organizado não vai apenas valorizar a sua casa, mas também vai ajudar a melhorar o seu estado de espírito. No entanto, se o seu banheiro não é tão grande assim, alguns desafios podem aparecer. O banheiro é a divisão mais intimista e reservada da casa.

Ele precisa oferecer conforto, tranquilidade e praticidade para que os moradores possam utilizá-lo sem problemas. Na hora de construir ou reformar, uma das grandes dúvidas está em decorar um banheiro gastando pouco. É difícil pensar como podemos mudar a cara desse ambiente sem ter de fazer uma reforma, não é mesmo?

Se você está projetando um banheiro novinho e o espaço é restrito, terá a liberdade de customizar todo o ambiente, mas pode ficar perdido com um mar de possibilidades; se o banheiro já existe e você vai reformá-lo, o leque de opções é menor, mas você fica um pouco preso. Em ambos os casos, nada melhor do que buscar inspirações em ambientes prontos, que já deram certo. Por isso, separei muitas ideias de banheiros femininos super legais para você. Há estilos de decoração para todos os gostos, do minimalista até o mais ousado, e soluções variadas, de chuveiros sobre a banheira até lavanderia dentro do banheiro.

Banheiros femininos : Decore o seu banheiro do seu jeito

O banheiro é um ambiente que deve estar sempre limpo trazendo a sensação de frescor. Se você mora sozinha, ou na sua casa só tem mulheres e você quer dar uma reformada em seu banheiro, que tal ficar por dentro dos toques femininos e deixar o ambiente do jeito que sempre quis.

Banheiros femininos : Criando a área do lavabo

A área do lavabo geralmente é reduzida e um grande espelho pode ajuda a ampliar esse espaço. Atrás dele, uma lâmpada fluorescente embutida, pode emitir uma luz sutil e funcional que se espalhará pelo ambiente, dispensando o uso de mais complementos.Esses truques de luz são sensacionais para dar um clima aconchegante e ampliar os espaços. Use no seu banheiro.

Banheiros femininos : Reaproveitando móveis antigos

Reaproveitamento deveria ser uma palavra que vem junto com reforma. Vai reformar? Vamos ver o que dá pra reaproveitar? E convenhamos, ideia é o que não falta nessa internet, não é verdade? E é com esse intuito  podemos aproveitar aquela cômoda da nossa avó, ou aquele armário baixinho, antigo, lindo de morrer, mas que não cabe mais em lugar nenhum. Isso mesmo, lá no banheiro! Fácil de executar e seu banheiro ganha uma cara completamente nova sem muito esforço.

O reaproveitamento exige alguns cuidados. É inegável que esse tipo de aproveitamento confere não só modernidade ao seu ambiente, mas muita personalidade também. E dependendo se você já tem a cômoda, podemos garantir que sai um preço bem mais em conta que qualquer bancada de granito ou mármore. No entanto, cabe lembrar que madeira é um material muito mais frágil quando o assunto é água, por isso, devemos redobrar nossos cuidados. Mas uma demão de verniz marítimo pode ajudar bastante nisso.

Banheiros femininos : Aprenda como valorizar os espaços

Uma das formas de transformar um banheiro pequeno num ambiente prático, elegante e confortável é optando por portas de correr. Elas são excelentes, já que são bem modernas e, ainda, economizam espaço. Isso vale para a porta convencional e para o Box.
Aliás, procure escolher um Box mais simples, de forma que não sobrecarregue o ambiente. Atentar-se ao tamanho da cuba também é essencial: modelos maiores devem ser evitados.

Cores para banheiros femininos

Por mais que você seja apaixonado por cores fortes, controle-se! Banheiros pequenos pedem tons neutros e claros. Aliás, eles serão os grandes responsáveis em provocar a sensação de aumentar o espaço. A cor branca é sempre bem-vinda, mas os tons pastel também dão um belo efeito.

Já as cores mais vibrantes poderão dar o ar da graça nos detalhes, através de pastilhas de vidro, por exemplo. Faixas estreitas, ou ainda, um efeito suave e disforme ficam perfeitos. Sutileza é o segredo. E para aqueles que só querem ter aquele todo delicadinho, sem se preocupar em fazer aquele disfarce ao tamanho, tudo bem!

Organização do banheiro feminino

Banheiros são cômodos pequenos e  precisam de atenção na organização, por isso, mantenha sempre tudo no seu devido lugar, e evite deixar muitas peças expostas. Aposte em prateleiras para guardar objetos de uso mais freqüentes, e ainda, em cestos ou em caixas organizadoras.

Para dar um toque, invista num vaso de flor e em pequenas velas decorativas. Já, para deixar o ambiente ainda mais sofisticado e criar a impressão de ampliar o banheiro, abuse de espelhos, sem dó.

Banheiro feminino: Melhores pisos para banheiros

Agora uma lista de dicas de profissional super bacanas para te ajudar no comecinho da sua obra. Qual o melhor piso para o seu banheiro feminino? Como combinar o piso com o restante dos materiais e acabamentos? Do que você precisa afinal? Tenha essas perguntas todas respondidas nessa listinha abaixo:

• O piso precisa combinar com o restante da decoração, ou seja, com os móveis, o revestimento das paredes, os acessórios e até mesmo as louças.

• O porcelanato se destaca como um dos melhores materiais para revestir o banheiro. Ele tem alta resistência à abrasão e apresenta durabilidade.

• Se o chão for revestido com pisos claros, o banheiro será beneficiado com uma sensação de amplitude.

• Os pisos para banheiro não devem ser escolhido com base apenas na estética. Também é fundamental considerar a segurança que ele confere ao ambiente.

• Ao usar porcelanato no banheiro, é importante evitar as versões lisas, pois em contato com a umidade elas deixam o ambiente escorregadio.

• Pisos antiderrapantes previnem acidentes no banheiro, mas costumam dificultar (e muito) a limpeza.

• Os pisos claros, neutros e com texturas discretas são os melhores para revestir qualquer tipo de banheiro. Dificilmente eles precisarão ser trocados.

• O piso cerâmico é ótimo para revestir o banheiro porque lida muito bem com as áreas molhadas. O mesmo vale quando se trata de pastilhas de vidro.

• Jamais o morador deve revestir o seu banheiro com madeira, pois o material não tem preparo para enfrentar a umidade diariamente.

Banheiro feminino: Use o porcelanato

A cerâmica e a pastilha até podem ser usadas no revestimento do banheiro, mas a melhor opção de piso ainda continua sendo o porcelanato. As placas podem ser encontradas à venda em diversos tamanhos e cores. Elas são impermeáveis e podem ser instaladas com facilidade.

Boa sorte na sua obra, te desejo um banheiro lindo e do jeitinho que você sempre sonhou para sua casa.