Buscando ideias de decoração de natal? Veja ideias de árvores de natal, enfeites, guirlandas e dicas para a mesa de natal! O  fim do ano é uma das melhores épocas para quem gosta de decoração. Afinal, decorar a casa para festejar o natal e o reveillon é uma verdadeira tradição que a maioria das pessoas segue à risca para entrar no clima das festas. E para quem gosta de variar, nada como procurar inspiração e novas ideias para deixar a casa ainda mais bonita e prontinha para as comemorações. Vai decorar e quer dicas e ideias para se inspirar? Então você está no lugar certo. Ideias são o que não faltam por aqui!

Decoração de natal

Criar uma decoração de natal pode parecer algo difícil e complicado, especialmente com tantas opções disponíveis por aí, mas a verdade é que não se trata de um bicho de sete cabeças. Na prática, tudo fica mais fácil quando você pensa no assunto com planejamento prévio. Desse modo é possível ficar sabendo com antecedência do que será necessário para deixar tudo do jeitinho que quer, e o melhor: economizando tempo e dinheiro, evitando dores de cabeça e problemas em cima da hora. Vamos começar com algumas dicas que podem facilitar sua vida na hora de planejar e  escolher o que pretende fazer:


Combinação de cores

De preferência as cores devem ser o primeiro elemento a ser decidido antes de lidar com a composição em si. Isso porque a escolha dos tons será capaz de proporcionar a atmosfera desejada para o restante da decoração: seja ela tradicional, moderna, rústica, aconchegante, ou outras possibilidades, tudo isso pode ser conseguido pelo bom uso das cores no planejamento.

Decoração-de-natal-[cores]-001

A combinação tradicional do natal costuma ser vermelho e verde, mas nada diz que isso deve ser uma regra. Branco e dourado, branco e prata, prata e dourado, branco e verde, branco e vermelho, verde e dourado, verde e roxo, vermelho e prata, roxo e prata são também muito interessantes para quem deseja inovar na hora de decorar e ao mesmo tempo manter o estilo.

Com relação ao tipo de decoração que você quer fazer, a combinação de cores pode variar de acordo com a sensação que deseja despertar. Vermelho e verde é uma combinação tradicional e que evoca aconchego de uma forma rústica. Branco e vermelho unem tradição e sofisticação. Combinações entre branco e dourado ou branco e prata remetem a algo moderno e contemporâneo. Enfim, não faltam possibilidades para avaliar a paleta de cores.

Decoração-de-natal-[cores]-002 Decoração-de-natal-[cores]-003 Decoração-de-natal-[cores]-004

Decoração-de-natal-[cores]-005

Decoração-de-natal-[cores]-006

Decoração-de-natal-[cores]-007

Decoração-de-natal-[cores]-008


Árvore de natal

A árvore de natal costuma ser o centro da decoração já que ela está em destaque em um cômodo social, então compensa caprichar. Claro que existe diferença entre caprichar e exagerar, mas tudo vai depender do seu gosto e também da sua disposição em seguir algumas dicas que podem facilitar sua missão. E a primeira dica é justamente seguir a recomendação das cores da qual falamos logo acima.

Decoração-de-natal-[árvore]-004

Vale a pena aplicar a ideia da combinação dos tons na hora de pensar na sua árvore. Afinal não faltam opções de enfeites e recursos para dar o visual desejado. Grande, pequena, tradicional, artesanal ou inusitada, estamos falando do ícone principal da festa, então sempre vale planejar um pouco para garantir um bom resultado.

Outra dica importante é a ordem da montagem e da decoração: caso esteja para enfeitar uma árvore tradicional a dica para não errar é, após a montagem, enfeitar começando pelo pisca-pisca – (caso houver) indo da base para o topo, do centro para fora. De preferência com o pisca-pisca já em funcionamento, acrescente os itens maiores e em seguida passe para os enfeites menores. Ordenando enfeites por tamanho e cor – e já com o pisca-pisca funcionando – você garante que todos fiquem devidamente distribuídos e sem espaços vazios, e também garante uma decoração harmoniosa economizando tempo.


Árvore de Natal criativas

Caso não pretenda ter uma árvore de natal tradicional vale olhar com carinho para opções criativas, como as artesanais ou aquelas feitas com itens inusitados. Não faltam possibilidades capazes de agradar a todos os gostos e personalidades, então não deixe de conferir e explorar!

Decoração-de-natal-[árvore]-001Decoração-de-natal-[árvore]-002

Decoração-de-natal-[árvore]-003

Decoração-de-natal-[árvore]-005

Decoração-de-natal-[árvore]-006

Decoração-de-natal-[árvore]-006-2

Decoração-de-natal-[árvore]-006-3

Decoração-de-natal-[árvore]-007

Decoração-de-natal-[árvore]-008

Decoração-de-natal-[árvore]-009

Decoração-de-natal-[árvore]-010

Decoração-de-natal-[árvore]-011

Decoração-de-natal-[árvore]-012

Decoração-de-natal-[árvore]-013

Decoração-de-natal-[árvore]-014

Decoração-de-natal-[árvore]-015

Decoração-de-natal-[árvore]-016

Decoração-de-natal-[árvore]-017


Guirlandas de Natal

As guirlandas são indispensáveis para a decoração natalina assim como as próprias árvores de natal. E assim como elas, também podem ser encontradas nos mais diferentes formatos e materiais. Tem para todos os gostos e estilos, desde tradicionais e coloridas até modernas e minimalistas.

Decoração-de-natal-[guirlanda]-001

Também existem guirlandas artesanais bem criativas que podem ser compradas prontas e também alternativas para fazer seu próprio enfeite em casa, seja ele dos mais simples até os mais elaborados.



Decoração-de-natal-[guirlanda]-002

Decoração-de-natal-[guirlanda]-003

Decoração-de-natal-[guirlanda]-004

Decoração-de-natal-[guirlanda]-005

Decoração-de-natal-[guirlanda]-006

Decoração-de-natal-[guirlanda]-007

Decoração-de-natal-[guirlanda]-008

Decoração-de-natal-[guirlanda]-009

Decoração-de-natal-[guirlanda]-010

Decoração-de-natal-[guirlanda]-011

Decoração-de-natal-[guirlanda]-012

Decoração-de-natal-[guirlanda]-013

Decoração-de-natal-[guirlanda]-014

Decoração-de-natal-[guirlanda]-015


Velas

Embora pareçam desnecessárias, as velas são ótimas peças de decoração para o natal não somente para a mesa da ceia, mas também nos cômodos sociais como um todo. O melhor: são fáceis de encontrar, custam barato e são super versáteis nessas ocasiões.

Decoração-de-natal-[velas]-002

Você pode tanto comprar velas em diferentes tamanhos, formatos e cores já decoradas e prontas para uso, como pode produzir os próprios enfeites, como porta-velas com pau de canela e ramos de alecrim, por exemplo. Ficam lindas e você ainda pode usá-las para dar um toque especial no estilo de decoração que pretende fazer. Importante lembrar: nada de deixar velas acesas caso não haja ninguém em casa, certo?


Decoração-de-natal-[velas]-001

Decoração-de-natal-[velas]-003

Decoração-de-natal-[velas]-004

Decoração-de-natal-[velas]-005

Decoração-de-natal-[velas]-006

Decoração-de-natal-[velas]-007

Decoração-de-natal-[velas]-008

Decoração-de-natal-[velas]-009

Decoração-de-natal-[velas]-010

Decoração-de-natal-[velas]-011

Decoração-de-natal-[velas]-012

Decoração-de-natal-[velas]-013

Decoração-de-natal-[velas]-014

Decoração-de-natal-[velas]-015


Potes e taças

Potes e taças não são exclusividade da ceia, também podendo ser utilizados para arranjos na decoração natalina. Todo mundo tem potes em casa, os arranjos são super fáceis e rápidos de fazer e o sucesso para incrementar a decoração é garantido. Ou seja, são práticos e bem baratinhos.

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-001

Adicionar pinhas, bolas de natal ou lâmpadas coloridas dentro de potes e taças já são ótimas opções para quem gosta de decorar mas precisa economizar tempo e dinheiro. Mas outra possibilidade é utilizá-las como base para arranjos decorados com velas. Do simples ao chique, sempre dá para acertar com arranjos desse tipo!


Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-002

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-003

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-004

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-005

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-006

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-007

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-008

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-009

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-010

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-011

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-012

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-013

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-014

Decoração-de-natal-[potes-taças-garrafas]-015


Luzes de Natal

Não apenas de árvore de natal vive o pisca-pisca, mas também de decoração externa, paredes, garrafas e potinhos. Tudo vai depender do seu tempo, habilidade e criatividade. Não precisa nem ser nada exagerado ou elaborado. Lembre-se que essas luzinhas já são chamativas por si só, então você pode utilizá-las em algo mais simples.

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-001

Apenas fique de olho na segurança dessas mini-lâmpadas para evitar problemas: não as deixe ligadas por muito tempo e também caso não haja ninguém em casa para ficar de olho.


Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-002

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-003

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-004

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-005

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-006

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-007

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-008

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-009

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-010

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-011

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-012

Decoração-de-natal-[luzes-pisca-pisca]-013


Mesa de natal

Por mais que seja algo a ser decorado somente na última hora, é sempre legal pensar em como arranjar a mesa de natal com alguma antecedência. Afinal ninguém merece ficar esquentando a cabeça na hora em que deveria estar festejando. Sendo assim temos três dicas importantes e que devem fazer a diferença na sua ceia de natal:

Decoração-de-mesa-de-natal-006


Siga o mesmo estilo de decoração: Do mesmo modo mencionamos no  caso da árvore de natal ou da guirlanda, é interessante que a combinação de cores seja a mesma ou esteja em sintonia com o restante dos cômodos para que ela seja visualmente harmoniosa. Nesse caso, além dos enfeites você ainda poderá usar a louça como elemento decorativo, em especial com relação às cores. Nesse caso, escolha um tom e dê preferência a ele para evitar misturas inconvenientes e que possam tirar a harmonia do resultado final. (Veja ideias para o cardápio de natal e sobremesas.)

Escolha a toalha com cuidado: Além do material da toalha (porque não basta ser bonito, também tem que ser fácil pra limpar), também é preciso pensar nas cores. Se ela for lisa e de uma cor neutra, mais fácil será para acertar com o resto da decoração se concentrando nos detalhes de arranjos e louças, por exemplo. No caso das toalhas estampadas, é preciso tomar mais cuidado na arrumação da mesa para que a aparência não fique sobrecarregada.

Não exagere: Procure não exagerar na decoração da mesa de natal. Isso porque é preciso que o espaço esteja confortável e funcional para sua família e seus convidados, afinal nada mais chato que esbarrar em peças da decoração a todo momento na hora da ceia. Unir beleza e praticidade é o melhor truque nesse caso.


Decoração-de-mesa-de-natal-002

Decoração-de-mesa-de-natal-004

Decoração-de-mesa-de-natal-007

Decoração-de-mesa-de-natal-011

Decoração-de-mesa-de-natal-016

Decoração-de-mesa-de-natal-022

Decoração-de-mesa-de-natal-033

Decoração-de-mesa-de-natal-034

Decoração-de-mesa-de-natal-038

Decoração-de-mesa-de-natal-047

Decoração-de-mesa-de-natal-056

Decoração-de-mesa-de-natal-060


Dicas para decorar com segurança

Fazer a decoração para as festas de fim de ano é tudo de bom, mas também é preciso pensar na segurança. Isso porque temos objetos que quebram, miudezas e lâmpadas acesas com a sua fiação mais exposta. Portanto, vale tomar algumas precauções para curtir as festas com mais tranquilidade:

  • Compre somente os pisca-piscas certificados pelo Inmetro e que estejam em boas condições.
  • Nunca deixe velas acesas se não houver ninguém em casa.
  • Não deixe os pisca-piscas ligados sem que haja alguém em casa para vigiar.
  • Não faça gambiarras com a fiação do pisca-pisca, nem deixe fios desencapados para trás. Isso compromete e muito a segurança do funcionamento das luzinhas e pode causar acidentes.
  • Não deixe a fiação das lâmpadas ou pisca-piscas muito exposta. É um risco para tropeções de crianças ou ainda de ‘artes’ dos seus bichinhos de estimação.
  • Não use lâmpadas que esquentam na decoração, principalmente se estiverem próximas a papel e outros objetos que possam queimar ou incendiar com facilidade.

Deixar a casa bonita para o natal é importante, mas lembre-se de que segurança é prioridade, ok? Evite acidentes e curta a festa com tudo que tem direito!

Recomendados para você: