Conheça os alimentos para controlar a variação hormonal, além de medicações específicas, do yoga e a prática de exercícios físicos, uma alimentação com ingredientes funcionais pode nos ajudar com o problema, amenizando os desconfortos e prevenindo até doenças, como o câncer de mama.

 Podemos reforçar o nosso cardápio com eles principalmente no início do ciclo menstrual, combatendo os radicais livres e outros males. Já os alimentos que devem ser evitados nessa fase são as frituras e doces. Confira abaixo quais são os principais alimentos para controlar a nossa variação hormonal:

Coma bastante soja.

a2

Elas podem ser servidas em saladas super frescas em dias de versão, e são ricas em uma substância chamada de isoflavona, que alivia os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual, protegendo contra o câncer de mama.

Encha o seu prato de peixes, vegetais e grãos!

a8

O brócolis, a couve, o repolho e o nabo são ótimos para o fígado, para o colesterol e para prevenir as chances de desenvolvermos o câncer de mama.O peixe é uma abundante fonte de ômega 3, e, assim como os vegetais, ajuda a controlar as variações hormonais por conta de seus efeitos oxidantes – que bloqueiam os radicais livres e retardam o envelhecimento, protegendo também a nossa memória, grãos integrais de todos os tipos costumam melhorar as nossas funções intestinais, melhorando o metabolismo e amenizando os sintomas da TPM.

Invista em frutas gostosas e fresquinhas!

a7

O consumo de frutas (especialmente da maçã, da pêra e do mamão, ricos em fibras e que fazem super bem ao intestino), assim como os vegetais e os legumes. O maracujá, por exemplo, possui uma substância chamada de crisina, que favorece a produção de estrogênio a partir das nossas células de gordura.

Beba café moderadamente e seja mais saudável!

a6

O café e o chá  são consideradas como os maiores antioxidantes naturais encontrados. O acido-clorogênico do café impede a oxidação do colesterol e reduz o risco do desenvolvimento da arteriosclerose. Ele ajuda a proteger contra o diabetes tipo 2.

Gostaram das dicas, meninas? Não deixem de comentar!

Recomendados para você: