Antes de começar a escrever qualquer coisa sobre pressão arterial saiba que NADA que estará escrito aqui substitui os remédios indicados pelo seu médico. Ele prescreveu baseado no seu histórico, nos seus exames e em anos de prática e exercício da profissão.

Estou falando isso porque essa semana estava no salão e passou uma matéria sobre médicos que “desprescrevem” medicamentos, ou seja, diminuem os remédios dos pacientes, e já pipocou uma conversa sobre substituir remédios por alimentos que ouviram que fazem bem.  Já sabem, né, nada de ir por conversa de salão, ouça o médico e não deixe de tomar os remédios ( todos ) na hora certinha. Os alimentos são um complemento!

O que é hipertensão

pressão alta, como é mais conhecida, é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças

Se você já sofre de hipertensão sabe que uma das coisas que tem que melhorar, adaptar, mudar é a alimentação. Amo falar de alimentação aqui no Muito chique, especialmente quando elas podem melhorar a qualidade de vida de alguém que convive com alguma doença.

Causas e alimentos que ajudam a regular a pressão arterial

A hipertensão arterial pode se dever a diferentes causas. Algumas podem ser orgânicas, funcionais e/ou emocionais. Mas seja qual for a origem, os hipertensos precisam levar adiante dietas especiais para controlar e manter a tensão normal. Vamos conhecer agora alimentos que melhoram a pressão arterial e algumas formas de consumi-los.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Beterraba

Conhecida pelo seu paladar adocicado, a beterraba é fonte de carboidratos e também de nitratos. Vários estudos têm mostrado que o consumo diário de suco de beterraba rico em nitratos contribui para a pressão arterial.

Como consumir a beterraba

A beterraba é um vegetal muito apreciado na gastronomia de muitos países graças ao seu agradável sabor e à sua bela cor. Você pode incorporá-las de diversas formas na sua dieta:

Crua ou cozida em saladas

Assada

Em ensopados de verdura

Em sopas

Em refogados

No suco
Suco de Beterraba para hipertensão

Como preparar o suco de beterraba

Você vai precisar de 2 beterrabas de tamanho mediano. Lave-as bem, seque-as e corte-as em pedaços pequenos.
Num copo de liquidificador coloque meio litro de água e a beterraba, processe tudo até que esta se triture totalmente. Coe se desejar e beba na hora.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Cacau

O cacau é rico em substâncias vasodilatadoras que ativam uma enzima que aumenta a produção de óxido nítrico pelo endotélio. O consumo do chocolate com quantidade mínima de 70% de cacau mostrou ter efeito a curto e longo prazo, pois o seu efeito hipotensor foi observado após 2 horas e manteve-se por até 2 semanas após o seu consumo. A quantidade mínima de consumo diário necessário para a redução da pressão arterial foi de 40 gramas de chocolate amargo.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Azeite de oliva

A inclusão de 30 ml de azeite de oliva extra virgem à dieta tem sido associada a maior produção de endotelina e óxido nítrico, ambos considerados importantes reguladores da pressão arterial.

Os mecanismos envolvidos parecem ser influenciados pelo conteúdo de ácido oleico e compostos fenólicos presentes no azeite. Importante destacar que o azeite de oliva comum e virgem possuem quantidades menores desses compostos, sendo sua ação controle  menor do que a promovida pelo azeite de oliva extra virgem.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Morangos

O morango e outras frutas vermelhas são responsáveis pela redução da pressão arterial. Isso é atribuído ao alto conteúdo de antocianinas, pigmento que dá a cor vermelha, dessa fruta e ajuda a combater o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (LDL), além de ter atividade anti-inflamatória.

Eles são fonte de fitoquímicos (ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequina) e vitaminas (vitamina C e ácido fólico); o consumo de morango tem apresentado relação inversa com a incidência de hipertensão. Entre outros potenciais mecanismos de ação está a ativação da enzima endotelial óxido nítrico sintetase, responsável pelo aumento da vasodilatação arterial.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Castanha do Brasil

Antigamente chamada de castanha do Pará, a castanha do Brasil é uma oleaginosa fonte de antioxidantes importantes como o selênio e também é fonte de magnésio.

O magnésio em associação com o cálcio melhora o controle pressórico e pode também melhorar a resistência periférica à insulina. Assim como a castanha do Brasil, outros frutos secos como pistache, amendoim, macadâmia, nozes e amêndoas também são fontes importantes de ácido linoleico e linolênico, que têm mostrado associação negativa com a pressão arterial.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Salmão grelhado

Tanto o salmão quanto alguns mariscos são ótimas fontes de potássio. Um pedaço de 100 g do peixe grelhado oferece 628 mg de potássio. É recomendável consumi-lo grelhado ou no forno para não elevar demais seu valor calórico. O alimento ainda é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando também doenças cardiovasculares.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Alho

Fonte de vitamina C, é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres, que é uma das causas de doenças do coração. Encontramos também no alho o magnésio, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Suco de uva integral

Fonte de resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que neutralizam os radicais livres e relaxam os vasos, o consumo do suco ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

Alimentos que regulam a pressão arterial: Semente de abóbora

Tamanho não é documento mesmo, pois essa pequena semente é farta em nutrientes. entre eles, está o potássio, mineral famoso por melhorar a elasticidade dos vasos. Segundo a nutricionista Maria Cristina Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vale exaltar também a presença das vitaminas a e e, fibras, magnésio e gorduras do bem. “tudo isso faz dessa semente uma grande aliada do sistema cardiovascular”, diz a especialista. essa riqueza nutricional, aliás, foi avaliada em um estudo com o óleo da semente administrado a animais na arábia Saudita. Conclusão: o preparo potencializou a ação de remédios anti-hipertensivos, facilitando bastante o ajuste da pressão arterial.

Sugestão de consumo
Leve ao forno 1 xícara de chá de sementes de abóbora e, após dourarem, sirva-as como aperitivo.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Semente de chia

A chia é fonte de ômega 3, vasodilatador suave que auxilia no controle da agregação plaquetária. Atua na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão arterial.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Romã

O consumo diário do suco da fruta auxilia na redução das taxas de LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos. Os antioxidantes existentes na fruta são protegem o organismo dos radicais livres.

Alimentos que regulam a pressão arterial : Gergelim

O óleo de gergelim auxilia na redução do colesterol total e do colesterol LDL, pois é fonte de ácidos graxos insaturados. O gergelim também é fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres, reduz o risco de aterosclerose e evita a oxidação do LDL, prevenindo infartos. Saboroso, pode ser usado em saladas, pratos frios e massas.

Alimentos proibidos para quem tem hipertensão arterial

Por outro lado, estes outros alimentos estão proibidos porque aumentam a tensão arterial. Tome nota:

Embutidos

Confeitaria comercial

Amanteigados

Bolachas com sal

Batatas fritas e salgadinhos em geral

Alimentos pré-cozidos

Verduras e frutas em conserva (se você tem que utilizá-los, lave a fruta ou verdura. Dessa forma estará tirando o sódio dos conservantes).

Sopas comerciais com verduras desidratadas.

Carnes enlatadas.

Queijos duros e fermentados.

Manteiga

Margarina

Água mineral (sobretudo aquelas que contêm muito sódio).

Bebidas alcoólicas.

Refrigerantes que contenham ciclamato de sódio.

Ciclamato de sódio.

Sais dietéticos, como por exemplo sal de aipo, alho, etc. Este tipo de sais está proibido em caso de hipertensos graves.

Temperos comerciais como ketchup, maionese, molho de soja, etc.

Levar em conta estes alimentos ajuda a reduzir a hipertensão. Mas lembre-se que além da dieta, o exercício físico e os exames periódicos com o médico são fundamentais para manter controlada a tensão arterial.


O Sódio  e a Pressão Arterial

O excesso de sódio é muito ruim pois favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial. Além do sal, outros alimentos ricos em sódio são temperos e salgadinhos industrializados, patês, manteiga, margarina e embutidos. Antes de adquirir um produto, leia atentamente os rótulos para verificar o teor da substância. Procure utilizar condimentos naturais como substitutos do sal. Tempere as receitas com orégano, tomilho, salsa, cebolinha, coentro, alecrim, manjericão ou louro. Eles são pobres em sódio, fontes de antioxidantes e conferem sabor especial aos demais alimentos .

Espero que tenham curtido as dicas do post de hoje e acompanhem sempre o que postamos sobre alimentação saudável por aqui. =**

Recomendados para você: