poros-dilatados-007

O sonho de muitas mulheres é um rosto liso de pele impecável, não é mesmo? Porém, para muitas esse sonho parece longe: acne e marcas de expressão são os problemas mais comuns. E a busca para acabar com os poros dilatados também é bastante comum na vida de muitas meninas.

E aí, sofrendo com algum deste problemas? Calma! Eles têm solução, mas claro que não é algo milagroso, pelo contrário: são cuidados que devem ser parte da rotina diária pois não representam uma cura do problema, mas sim formas eficientes para amenizar o incômodo. Aliás, há “casos” e “casos”, portanto confira agora algumas dicas que podem ajudar você nessa missão para acabar com os poros dilatados!

Poros Dilatados? Limpeza de Pele!

Os poros dilatados tendem a afetar com mais frequência quem tem a pele mista ou oleosa, portanto a limpeza de pele é um dos principais cuidados a serem tomados. É preciso lavar o rosto no máximo três vezes por dia utilizando água morna ou fria e sabonete específico para o seu tipo de pele ou um salicílico. (Veja uma receita caseira para fechar os poros)

Cuidado com excessos também: lavar o rosto excessivamente pode acabar retirando a proteção natural da pele e estimulando-o a produzir mais oleosidade.

poros-dilatados-004

Hidrate a sua pele

Não basta lavar o rosto: também é preciso usar hidratante, mas não qualquer um. O produto escolhido deve ser específico para pele mista e oleosa, o que chamamos de “oil free”, em gel ou sérum. Aliás, essa dica vale para qualquer cosmético facial e até para o protetor solar já que a formulação deles é própria para evitar o acúmulo da oleosidade no rosto.

poros-dilatados-001

Esfoliação Caseira

Para eliminar o resíduos dos poros, uma dica boa é apelar para a esfoliação, que pode ser feita em casa. Nesse caso, ela pode ser feita duas vezes por semana, mas lembre-se: nada de aplicar força ou o efeito será praticamente o mesmo de lavar o rosto excessivamente.

Vale lembrar que temos várias receitas caseiras de máscara esfoliante que podem te ajudar a cuidar da beleza e ao mesmo tempo da praticidade.

poros-dilatados-002

Cuidado com a maquiagem

Do mesmo modo como falamos a respeito do hidratante facial, é preciso que os produtos de maquiagem usados sejam do tipo oil free ou líquida ao invés de produtos com consistência em pó. Produtos em pó podem penetrar mais facilmente na pele, entupindo os poros, propiciando formação de espinhas e cravos na pele.

E já que estamos falando em maquiagem, lembre-se que os cuidados para retirar a maquiagem são fundamentais. Não se esqueça de fazer a retirada com o uso do demaquilante, para em seguida fazer a limpeza correta da pele. (Veja os malefícios de dormir com maquiagem na pele.)

poros-dilatados-003

Consulte o dermatologista

Alguns casos de poros dilatados são piores que outros, portanto pode ser o caso de consultar um dermatologista para responder as suas dúvidas, indicar melhores produtos e cuidar de possíveis tratamentos que possam amenizar ou resolver o problema, tudo isso de acordo com o seu caso. Afinal, pele é algo muito sério para ficar se arriscando em receitas caseiras. Lembre-se: procure um profissional adequado por qualidade e não por preço. Isso faz toda a diferença.